Viver a melhor parte

Lucas 10:38 a 42

Somos formados por três partes, somos um ser tripartido, somos espírito, alma e corpo. Temos necessidades em cada uma delas desde a nossa concepção. Viemos de Deus e sem Ele perdemos a essência da vida, Ele nos gerou e dEle vem as respostas as nossas necessidades espirituais, emocionais e física. Estas três áreas influenciam positivamente ou negativamente todas as demais áreas; como a fé, a vida sentimental, o casamento, a família, as amizades, os relacionamentos, a vida profissional e financeira.

Por isso precisamos valorizar e priorizar a nossa fé em Jesus, o nosso relacionamento com Deus, a nossa busca por Ele e pela Sua boa, perfeita e agradável vontade para as nossas vidas. Para isso precisamos fazer com Maria, que parou tudo (priorizando aquele momento, ela deu foco), e sentou-se aos pés de Jesus para ouvi-lo.  (Sinalizando rendimento e busca).

Você saberia dizer qual é a melhor parte? Qual é a melhor coisa para vivermos sem tanta perturbação, confusão, ansiedade, sem essa palavra que todo mundo conhece e, infelizmente, também já faz parte do nosso vocabulário desde criança, o stress?

Jesus argumentou para Marta, irmã de Lazaro e Maria: “…Marta! Marta! Andas inquieta e se preocupas com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10:41,42).

É comum ouvirmos alguém dizer: Estou muito estressado hoje! Não é verdade? Nossos pais, professores, discipuladores e até nós mesmos. Essa não é a melhor parte. O corre-corre do nosso dia a dia nos rouba o desfrutar de algo muito especial: PAZ. Não essa paz que depende de circunstâncias externas, mas uma paz que existirá sempre. Que emana de dentro para fora, pois é fruto do Espírito Santo em nós.

Em João 14:27 Jesus diz que nos deixaria a Sua paz. Que não deixará o nosso coração perturbado. Essa paz é o seu SHALOM, a paz que excede todo entendimento.

Esta Célula na casa desta família, tiveram o privilégio de ter Jesus em pessoa, fisicamente, visitando e participando ativamente, Ele mesmo ministrou a Palavra. Havia muitas pessoas ali e estas duas irmãs como anfitriãs, tiveram um comportamento diferente diante de Jesus.

Atitude de Marta. Ela corria de um lado para o outro, fazendo as coisas dentro de casa, talvez preparando um lanche que por causa da presença de Jesus, fazia algo especial, buscando fazê-lo ficar mais confortável, e não ouvia e nem participava do que Ele ministrava (Lc. 10:40). (Isso é distração, as vezes o Senhor está falando, mas estamos distraídos com tantas coisas. Precisamos aproveitar as oportunidades dos cultos, células, discipulados etc., para parar um pouco para ouvir e receber).

Atitude de Maria. Ela sentou-se aos pés de Jesus e O escutava. Marta, chateada porque estava fazendo tudo sozinha, enquanto a irmã estava sendo profundamente ensinada por Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, Tu não te importas que minha irmã me deixe servir sozinha? Manda que me ajude!” (v.40b).

E Jesus lhe respondeu “Marta, Marta, porque tu estás assim tão perturbada. Queres fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas apenas uma é necessária e Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada” (v.41,42).

Qual é a parte que nós queremos? A correria, o cansaço da sua alma, a confusão da mente com os conselhos do mundo, sendo tentado diariamente pelas mesmas coisas que aos poucos vão nos afastando de Deus (como foi ministrado pelo Apóstolo domingo), ou a presença doce e amável do Senhor nos conduzindo por um caminho seguro e feliz?

Essa é a melhor parte: podermos nos sentar com Jesus, conversar com Ele e ouvir a Sua voz, pois Ele fala pela Sua Palavra. Quando nós ouvimos, nossa alma encontra paz, calma, tranquilidade e alegria. Sabe por quê? Porque é impossível alguém estar perto do Senhor e não ser abençoado e tocado por Ele. Ele conhece o nosso coração e as nossas necessidades. Em Isaías 49:16 Deus disse: “Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei”.

Hoje o Senhor lhe convida a viver a melhor parte! Sente-se aos pés dEle e ouça a Sua voz. Garanto que você não vai se arrepender. 

 Prática: Levar todos a orarem junto com você, por um momento de intimidade com Deus, onde possam sentir a doce presença de Jesus. Depois orem em favor de todos.

Convide todos, sejam discípulos ou não, para virem nos cultos de domingo junto com você, (já fale em qual culto você vai e combine), para juntos se sentarem aos pés do Senhor Jesus para adorá-lo e para ouvi-lo, pois nEle está a resposta para este momento da vida, nesta pandemia e para todos os conflitos e desafios da vida!

 Amamos vocês,

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário