Vencendo as Provações

Apocalipse 2:1-7

Este texto de Apocalipse traz o relato de um povo sendo provado na sua fé, no seu relacionamento com Deus e com a sua integração na igreja como corpo, daí a constante repetição nestas sete cartas do Apocalipse, do termo, ao que vencer ou ao vencedor! Sendo assim, vamos falar “aos vencedores”, a você que está conosco e crê na palavra de Deus, pois é esta fé que te levará a vencer todas as provações.

1. Somos provados em nosso amor – Apocalipse 2:4

Os cristãos da cidade de Éfeso receberam uma carta de Jesus, entregue ao “Anjo da Igreja”, uma linguagem simbólica para se referir ao pastor da igreja. Essa Carta denunciava que os cristãos estavam debaixo de uma provação e que eles precisavam vencer. Os cristãos em Éfeso tinham abandonado o seu primeiro amor e precisavam se arrepender e voltar as primeiras obras enquanto era tempo. Nessa Pandemia, todos nós estamos sendo provados em nosso amor a Deus, à família, ao ministério e a Igreja. Muitos têm abandonado a Jesus, a Sua igreja e precisam voltar com urgência.

O chamado de Jesus hoje é para nos lembrar de onde caímos, nos arrepender e voltar. Existem pessoas que  precisam voltar para Jesus, outros voltar para a Igreja, para os cultos e células, outros voltar para o chamado e para o ministério. Precisamos estar integrados funcionando no Corpo de Cristo, a igreja, pois é a única forma de vencermos as provações que ainda há de vir sobre o mundo.

2. Somos provados em nossas obras – Apocalipse 2:5

Acho muito interessante quando Jesus diz: “Conheço as tuas obras” (Apocalipse 2:2). Tudo o que fazemos para Jesus Ele reconhece e nos recompensa. Nenhuma das nossas obras, ações, realizações, esforços em favor do Reino de Deus e da Igreja de Jesus passa despercebido por Ele (Marcos 10:28-30). As nossas obras são provadas para depois serem aprovadas! Por isso, precisamos “praticar boas obras” para que glorifiquemos a Deus. O que temos feito por Jesus ou para Jesus? Sabemos que as nossas boas obras são resultados da nossa fé!

Ser cristão é muito mais do que dizer sim para Jesus, mas é viver uma vida atrelada ao propósito de Deus nesta terra e na eternidade, é viver em novidade de vida! Você aceita o desafio ser um cristão?

3. Somos provados em nossa fidelidade – Apocalipse 2:6

A Igreja em Éfeso odiava as obras dos nicolaítas, assim como também Jesus as odiava. O que será que esses nicolaítas faziam ou quem eram eles? Eles ensinavam uma doutrina falsa, contrária à Palavra de Deus, que corrompia a genuína fé cristã (Apocalipse 2:15). Esse Nicolau era um líder infiel que se rebelou contra a Igreja e que agora provocava divisão no corpo de Cristo. Aqueles cristãos estavam sendo provados na sua fidelidade a Jesus, à Igreja, aos seus líderes e precisavam vencer aquela provação para não serem roubados nas suas conquistas e prejudicados na salvação.

Sabemos que Satanás quer ver a igreja na pobreza, vazia e fechada! Ele nos odeia, pois somos feituras de Deus, segundo a Sua imagem e semelhança, como filhos, somos Herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, o maligno, nosso inimigo, fará de tudo para contaminar a nossa fé em Jesus e nos afastar do propósito da vida eterna que já começa aqui.

A vida eterna em Cristo Jesus, adquirida pela nossa fé nEle, começa aqui na terra e fala de uma qualidade no nosso viver, de uma paz interior imensurável, de uma esperança viva ardente, de uma alegria interior inexplicável instalada no âmago do nosso ser, fala de uma vida crescente onde se experimenta cura e libertação que começa no espírito, alma (emoções), corpo, família etc.

Quando perseveramos em crer e servir ao Senhor Jesus, somos aperfeiçoados e transformados de dentro para fora para usufruirmos de uma vida em abundância que será crescente, que nos leva a vencer os desafios da vida, tanto individual como familiar etc. A vida eterna está em Cristo Jesus, é a qualidade de vida de Deus dentro de nós já aqui na terra, aqui é uma fração, mas um dia, lá na eternidade, será plena. Não troco isso por nada desta vida, Jesus é tudo para mim!

Fique atento. Venha para Jesus. Venha participar e funcionar na Igreja do Senhor! Os benefícios de ser igreja funcionam para quem funciona como igreja, Jesus é o cabeça da igreja, somos a Sua extensão na terra.  Tudo isso que falamos revela o que é ser um cristão fiel e verdadeiro!

Concluindo! Jesus fez esta promessa neste texto que lemos hoje: “Ao que vencer dar-lhe-ei que se alimente da arvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”Verso 7. Ora, se têm os vencedores, têm também os perdedores. Apegue-se a sua fé em Jesus, entregue a sua vida a Ele, se integre na igreja, sirva-o de coração e seja um grande vencedor neste panorama da vida aqui e na eternidade! Amém!

Prática: Líder: Se sua célula está presencial, ore Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), e pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Obs. Já anuncia a volta da célula presencial e do discipulado em breve. Na primeira semana de Julho voltaremos com o ciclo da consolidação. Já se informem e se preparem, grandes coisas fará o senhor em nosso meio!

Atenção: Próximo culto, de manha e a noite será a Festa de Pentecostes, aniversário da igreja e do casamento dos Apóstolos, se programem, façam a inscrição e participem!

Amamos a vida de vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira