Vivendo a verdadeira comunhão

Colossenses 3.15

Cada um de nós é parte do corpo de Cristo, fomos escolhidos para vivermos juntos em paz. No Salmos 133:1 afirma que é muito bom e agradável que o povo de Deus vivam unidos como verdadeiros irmãos!

A vida foi feita para ser partilhada. Deus quer que vivamos juntos. A Bíblia chama essa experiência compartilhada de comunhão. A real comunhão significa ter vida em comum. Ela inclui amar altruisticamente, compartilhar com transparência, servir nas necessidades práticas, ser generoso com o próximo, consolar compassivamente e muitas outras orientações encontradas na bíblia.

Quando se trata de comunhão, o tamanho importa: Quanto menor melhor. Você pode adorar no meio de uma multidão, mas não pode ter comunhão com ela. Quando um grupo de comunhão se torna algo maior do que doze pessoas, alguém deixa de participar.

Jesus ministrou no contexto de um pequeno grupo de discípulos. Ele podia ter escolhido mais, porém sabia que doze estava em torno do número máximo de pessoas que um grupo pequeno pode conter para que todos possam participar.

O corpo de Cristo, assim como o nosso próprio corpo, é na verdade um conjunto de muitas pequenas células. A vida do corpo de Cristo, tal qual o nosso corpo, está contida no interior das células. Por essa razão, todo cristão deve estar envolvido em um pequeno grupo dentro da igreja. Além das células nos lares, da equipe de discipulado e da equipe do Encontro, precisamos estar integrado em algum outro grupo  de comunhão dentro da igreja como as rede de apoio, elas são formadas por pequenos grupos que atuam em varias áreas da igreja.

É na comunhão verdadeira, que encontramos autenticidade. É numa comunhão autêntica que saímos do superficial. Ela ocorre quando as pessoas são verdadeiras sobre quem são e sobre o que está acontecendo em sua vida. Elas dividem suas mágoas, revelam seus sentimentos, confessam suas falhas, dão a conhecer suas dúvidas, admitem seus medos, reconhecem suas fraquezas e pedem ajuda e oração, para isso sempre tem um pastor ou líder maduro para conversar, dar orientações, orar e acompanhar de perto.

É somente quando somos abertos sobre nossa vida que experimentamos a real comunhão. A Bíblia diz em I João 1:7: Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros  e o sangue do Senhor Jesus nos purifica de todo pecado. O mundo pensa que a intimidade ocorre na escuridão, mas Deus diz que ocorre na luz.

As trevas são usadas para esconder ferimentos, erros, medos, fracassos e falhas. Mas, na luz, nós os trazemos todos para um lugar aberto e admitimos quem realmente somos. Esta é a única maneira de crescer espiritualmente e ser emocionalmente saudável. A Bíblia diz: Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. Isso significa estar integrado e ter alguém para me ouvir e orar por mim, com o tempo naturalmente estarei ouvindo e orando por outros.

Na verdadeira comunhão, as pessoas encontram compaixão. Compaixão não é apenas dar um conselho ou oferecer uma ajuda; mas principalmente poder participar da dor dos outros. A compaixão diz: “Compreendo o que você está passando, e o que você sente por mais estranho ou absurdo que pareça, Jesus te aceita, te cura e te liberta”. No mundo atual as pessoas chamam isso de “empatia”, mas a palavra bíblica para isso é “compaixão”.

A compaixão alcança quatro necessidades fundamentais dos seres humanos: A necessidade de ser compreendido, aceito, amado de ter seus sentimentos confirmados. Toda vez que compreendemos, aceitamos, amamos e confirmamos ou compreendemos o sentimento de alguém, construímos comunhão.

É em tempos de crise, onde há tristeza e dúvidas profundas, que mais precisamos uns dos outros. Quando as circunstâncias nos enganam e nos derrubam a ponto de nossa fé vacilar, é que mais precisamos de amigos comprometidos com Cristo.

Existem muitos outros benefícios que você irá experimentar ao fazer parte de um grupo pequeno comprometido com a verdadeira comunhão em Cristo. Essa é uma parte essencial da nossa vida cristã que não pode ser ignorada. Por mais de dois mil anos, os cristãos têm se reunido regularmente em grupos pequenos para buscar comunhão, esses grupos pequenos chamamos de células e equipes de discipulado. Se você nunca fez parte de uma célula e de uma equipe de doze, não sabe o que está perdendo.

Este é um bom tema para refletir: Fomos criados para viver em comunidade. Preciso de outras pessoas em minha vida para amar e ser amado, para abençoar e ser abençoado, para receber e também repartir, para cuidar e ser cuidado, para ouvir as dores e aflições de outras pessoas gerando cura, mas também ter alguém para abrir meu coração e falar aliviando minha alma, pois todos na terra passam por ciclos de aflição que uma vez vencidos, traz cura e crescimento. Esta é a lei de Cristo, ajudarmos uns aos outros em amor (Gálatas 6.2).

Precisamos cumprir o propósito de Deus na nossa vida, pois só os curados podem curar, só os libertos podem libertar, só os apascentados podem apascentar, só os salvos podem anunciar e apontar o único caminho da salvação, Jesus Cristo nosso Senhor. A nossa comunhão começa nEle e reflete em todos que estão no Seu corpo, a igreja.

Neste tempo em que estamos fazendo as células online, a comunhão foi prejudicada, estamos desejosos de retornar com as nossas células presencial. Os cultos já estão retornando aos poucos ao normal,  àqueles que estão fora do grupo de risco, precisam de forma segura ir retornando; estar de mascara, passar pelo procedimento de verificação na entrada da igreja e manter a distancia física dos demais, sem perder a comunhão. Estes procedimentos são possíveis e já estão acontecendo, apenas faça a sua inscrição. Temos aqui no nosso grupo o link, as vagas são limitadas para segurança, só participa quem reservou lugar, corra.

A partir de agora todas as células da nossa geração devem ser reativadas, ainda continuaremos online, mas é o processo de retorno. Vamos também abrir novas células através dos discípulos que estão formados e prontos para tal, caso queiram, trataremos isso em outra reunião com todos! Somos os representantes de Jesus na terra, e como Ele, somos Leões comprometidos com o Reino de Deus!

Para você que foi convidado ou entrou aqui e está participando conosco, você é bem vindo, esta Célula pertence a Igreja Apostólica Corpo de Cristo, nossos pastores são os Apóstolos Eliezer e Zenita, estamos a sua disposição, caso queira nos conhecer ou precisa de oração fale aqui nos comentários!

Atenção: Próximo domingo será a Santa Ceia, corra, faça agora a sua inscrição!

Amamos vocês!

 

Aps. Eliezer e Zenita Moreira

 

 

Imprimir

Deixe um comentário