Uma nova esperança

Jeremias 18:1-6

O modo como se fazia um vaso de barro no antigo testamento, três mil anos atras, é exatamente o mesmo como se faz hoje. Eles tomavam a argila, que é basicamente água a barro. Essa mistura é a matéria para o oleiro que toma essa argila e começa a moldá-la, rodá-la, dar-lhe forma. Depois coloca esse barro numa roda giratória e começa a girar e a girar. A habilidade do oleiro se manifesta em segurá-la, dar-lhe forma até que ela tenha a forma intentada pelo oleiro.

Deus toma esse exemplo do dia a dia da vida para ensinar a Jeremias e a nós como Ele lida conosco. Deus está fazendo algo maravilhoso na sua vida, neste lugar. Você pode não perceber, pode não ver, pode não sentir, pode não acreditar, mas a história do oleiro ilustra-nos como Deus toma a nossa vida que é exatamente como o barro e nos molda, dá-nos forma e se nós o permitirmos, Ele fará de cada um de nós, um lindo vaso apropriado não apenas para o uso terreno, mas também eterno.

Você encontrará três partes na história.

1. Há o oleiro: Deus, o autor da vida, o criador, nosso Pai Celestial;
  2. Há a roda: Nossa vida, nossa história, nossa caminhada;
  3. Há a argila (o barro): Eu e você;

Aqui está a chave. Você não entenderá a história se não entender essa parte, que a é a mais importante. O foco da história não está no barro. Ele não é a estrela. O foco da história não é a roda. Nossa vida não é a grande questão. O foco da história está no oleiro, porque é o oleiro que dá forma ao barro, tornando-o útil e belo

Quando você percebe que você é o barro, que o oleiro é Deus e sua vida é a roda, nasce uma certeza de uma nova esperança, pois com Deus esta esperança se renova a cada manhã.

Haverá sempre a possibilidade de Deus fazer algo maravilhoso em nossa vida porque assim como o oleiro pode tomar um pedaço de barro e fazer dele algo belo, Deus pode fazer a mesma coisa em nossa vida.

Deus está sempre trabalhando em nós para nos aperfeiçoar. Deus queria dizer a Jeremias que aquilo que o oleiro estava fazendo, era simbólico. O oleiro no seu papel O representava. Isto fica claro no verso 6. Lá Deus disse: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão…

Deus tem um propósito para você. Você não é um acidente, você não apenas apareceu aqui. Não existe tal coisa como filhos ilegítimos. Aos olhos de Deus, todos os que creem nEle e arrependidos dos seus pecados recebem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, sim, todos estes são para Deus filhos legítimos.

Deus tem um plano e um propósito divino para você. E Ele o cumprirá, você e eu somos importantes para Deus. Em Salmo 8:3-6 diz: Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?  Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés; …

Nós representamos o barro, o oleiro representa Deus e a roda representa o que acontece na nossa vida, as lutas e as tempestades do dia a dia. Você já sentiu como se estivesse andando em círculos?  Saiba que Deus todos os dias nos coloca na roda chamada vida e as coisas que acontecem nos aperfeiçoam, mas mesmos nos acidentes naturais ou por erros nossos, Deus está atento e usa para o nosso bem. Não há coincidências; há providências. Não há acasos; há propósito.

O problema é que focamos na roda e tiramos os olhos do oleiro. Se você der a Deus tempo e confiar nEle para fazer o melhor, Ele tomará todas as coisas que acontecem em sua vida e fará algo grande e maravilhoso.

Há três coisas que devem acontecer a um vaso antes que Deus o use:

1. Como vasos, devemos estar disponíveis para Deus;
  2. Devemos estar vazios de nós mesmos;
  3. Devemos estar limpos.

Se o vaso não estiver disponível, Deus não pode usá-lo; Se o vaso está cheio de si mesmo, Deus não pode usá-lo; Se o vaso estiver sujo, Deus não pode usá-lo.

Um menino meteu a mão num vaso valioso de 130 anos e não conseguia tirar. Todo esforço foi em vão e a mãe teve de pegar um martelo e quebrar o vaso. O menino estava com o punho fechado e a mãe perguntou: você estava todo o tempo com a mão assim? Sim. Por que não abriu a mão? Para não deixar a moeda cair.

Assim fazemos com Deus. Nos esprememos, estrebuchamos. Agarramos aquele lado escuro, aquela impureza, aquele pecado e Deus está dizendo tire-o para que Eu possa preservar o belo vaso da sua vida, quando resistimos, Ele quebra o vaso para o reconstruir. Quando Deus está trabalhando em você, Ele sempre fará o que for melhor para você. Há um Deus no Trono. Não importa quem é você, como está você, há em Deus uma nova esperança, logo ali, disponível a todos os que o amam e desejam viver e receber mais dEle.

Quando nos rendemos para o propósito em Deus que é muito maior do que nós, tudo flui, as coisas ficam mais fáceis, mudamos, crescemos, frutificamos e prosperamos, quando resistimos a Deus, postergamos este propósito, atrasamos o processo e alongamos o caminho para a conquista que nos colocará numa vida em abundância que começa dentro e refletirá fora. Quando cooperamos com Deus em nossa chamada e no nosso papel de filhos e herdeiros com Cristo, os desertos serão evitados ou amenizados e processos de tratamentos, encurtados;

Nunca é tarde demais para recomeçar. Enquanto você estiver disponível, Deus estará pronto para recomeçar com você. Ele o ama tanto, Ele tem um plano muito lindo para sua vida. Em qualquer tempo que você se voltar para Deus, colocando-o em primeiro lugar na sua vida, Ele se voltará para você. Você não conseguirá  imaginar o que Ele poderá fazer da sua vida.”

Lembre-se, Deus está no trono e Seu governo é eterno, então haverá sempre uma nova esperança para mim e para você.

No amor de Cristo!