Pentecostes e o poder do Espírito Santo

Lucas 2: 25 a 35

Semana passada celebramos a Festa de Pentecostes e foi poderoso, o louvor, o teatro, a dança e a Palavra ministrada foram inspiradas do Céu, veio do coração de Deus. Foi também o aniversário da igreja, embora não demos muita ênfase, agradecemos muito a Deus por estes treze anos de IACC.

Essa festa representa no novo testamento o momento do derramar do Espírito Santo de Deus sobre os discípulos de Jesus que estavam reunidos orando, e no dia de Pentecostes a igreja nasceu e colheu as suas primícias, três mil vidas que se converteram, isso aconteceu cinquenta dias da ressurreição de Jesus.

O Espírito Santo estava presente e atuante desde o início da criação. Em gênesis capítulo 1 e versículo 2 diz: “a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”, participando da criação dos céus, da terra e de tudo o que neles há, inclusive o homem.

O poder do Espírito Santo está disponível a todos os que creem em Jesus, Ele pode nos revelar os planos perfeitos de Deus, nos permitindo ver o futuro e nos capacitando a esperar em fé até que se cumpram Suas promessas.

Simeão era um homem justo e piedoso, que morava em Jerusalém. Com certeza, Simeão, como todo bom judeu, era um conhecedor da Palavra de Deus e esperava a consolação de Israel através da vinda do Messias. Porém, há um detalhe interessante nesta passagem bíblica, que enfatiza a presença do Espírito Santo sobre a vida de Simeão. O Espírito Santo faz parte da trindade de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

O que aconteceu com a ressurreição de Cristo é que se cumpre o plano de salvação de Deus para toda a humanidade e o véu do santo dos santos que separava o homem de Deus, rasga-se, (Mateus 27:51) e o homem passa a ter acesso livre a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

O Espírito Santo SEMPRE esteve aqui na terra. Antes de Jesus, com certeza, os que desfrutavam de Sua presença e poder, eram os que o buscavam com mais intensidade e de todo o coração (“buscar-me-eis e me achareis, quando me buscares de todo coração” Jeremias 29:13). Jesus Cristo veio como O Caminho facilitador de acesso a Deus, já que o próprio Deus percebeu que precisava ajudar o homem a chegar até Ele.

Tudo indica, portanto, que Simeão era deste grupo de homens que mesmo antes da Ressurreição de Cristo, puderam desfrutar da presença e do poder do Espírito Santo, com certeza, como resultado de uma vida reta de temor e busca constante a Deus. Esta relação forte com o Espírito Santo já dava a Simeão dons de revelação que inclui o discernimento e dons que falam referente a profecia.

Nesta passagem do livro de Lucas, Jesus havia acabado de nascer e estava sendo levado por seus pais ao templo para segundo a lei dos judeus, consagrá-lo, como uma criança comum. Ninguém sabia quem era aquela criança, não havia nenhum sinal, ou brilho visível aos olhos naturais que apontassem que no colo de Maria estivesse o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré.

Porém Simeão, como já foi dito, desfrutava do Espírito Santo de Deus e de todo o Seu poder e por isso era um homem que já ouvia o que os ouvidos humanos não podem ouvir, já via o que os olhos humanos não podem ver, ou seja, já desfrutava dos dons do Espírito Santo. Homens e mulheres que têm fé, são guiados pelo Espírito Santo, esperam em Deus assim como Simeão “esperava pela consolação de Israel”.

Todas as pessoas que têm fé em Cristo e são guiados pelo Espírito Santo, recebem revelações e direções certeiras para a sua vida, pois nestes operam os dons do Espírito Santo. Observe o vs.26 e 27: “lhe fora revelado pelo Espírito…” “… e movido pelo Espírito foi ao templo…”

Só um homem que tem fé e é guiado pelo Espírito Santo é capaz de olhar para um bebê, aparentemente como qualquer outro, e discernir que ali está o Messias, o Salvador de toda a humanidade!

Os homens e mulheres que têm fé e são guiados pelo Espírito Santo, são instrumentos de Deus na vida dos outros, profetizando, abençoando e crendo quanto tudo parece contrário e impossível.

 Se existem hoje situações na sua vida, que aos seus olhos nada tem a ver com as promessas que Deus te fez, busque esta fé de Simeão. Se hoje você não tem um emprego, ou tem um emprego que aos seus olhos nada tem a ver com as promessas de lugares altos, busque em fé e profetize. Se a sua eleita ou eleito, esposa ou marido não tem muito a ver com a promessa de homem e mulher de Deus que você recebeu, é hora de orar, acreditar e profetizar.

Se hoje a sua vida financeira está arruinada e nada tem a ver com as promessas de prosperidade que você tem ouvido, então é hora de fortalecer as mãos em semear, se manter fiel orando, crendo e profetizando. Se hoje a sua saúde está abalada e nada tem a ver com as promessas de cura que você tem ouvido, então ore e tome posse da sua cura. Domingo passado no culto foi liberado cura e também as manifestações dos dons do Espírito Santo, então está na hora de tomar posse das suas bênçãos, ore, busque, deseje e profetize!

LEMBRE-SE DA FÉ DE SIMEÃO, que pôde enxergar com olhos espirituais “33 anos à frente o que representava aquele indefeso bebezinho no colo de seus pais”. A fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que se não vêem… (Hebreus 10:22), porém, os que desfrutam da poderosa presença do Espírito Santo de Deus sobre a sua vida, podem ver muito além do hoje e podem esperar o tempo de Deus para o cumprimento das promessas sem desanimar ou desistir.

Lembre-se: O TEMPO E O CAMINHO DE DEUS SÃO PERFEITOS!!! A vontade de Deus que segundo a Bíblia é boa, perfeita e agradável, com certeza, se manifestará em sua vida!

Exercite a fé que Deus te deu como dom no novo nascimento, profetize bênçãos e agradeça pelas promessas que ainda não chegaram, pois elas vão chegar em nome do Senhor Jesus!

PARA REFLETIR: Não desista de seus sonhos! Continue crendo! Até Deus, o Criador dos céus e da terra precisou esperar 33 anos para ver o seu Plano para a Salvação da humanidade se cumprir na cruz do calvário quando Seu filho amado declarou: “Está consumado!”

Atenção: Fale do Encontro do Mover 1 e façam a inscrição!

Deus te abençoe!

 

 

Imprimir

Deixe um comentário