Tenha uma mente ativada para conquista

Números 13:30-33; 14:20-24

A maneira de guardar nosso coração é não permitir nenhuma espécie de pensamentos impuros, negativos ou incorretos; em geral, o que a pessoa tem entesourado em seu coração, confessa-o com suas palavras. Por detrás de um pensamento, sempre está uma personalidade que a produz. Se o pensamento for bom, então ele provém de Deus.

Neste texto que lemos hoje vemos Calebe, discípulo de Josué, expressar a sua fé com ousadia diante da liderança de Israel que estava dividida. Isso aconteceu quando dez dos doze espias tiraram os olhos das promessas dadas por Deus, e olharam as circunstâncias. Seu negativismo se propagou como uma praga afetando grande parte do povo. Deus teve que intervir rapidamente, julgando cada um dos líderes ímpios, e tirando do meio de todos os que se deixaram poluir. Josué e Calebe que tiveram um espírito diferente, que é o espírito de fé e de conquista, receberam a promessa de herdar a terra prometida, e logo foram exaltados por Deus dentro da liderança.

O que fez a diferença entre Josué e Calebe, do resto dos espias, foi sua maneira de pensar. Seguindo seu exemplo, devemos levar em conta certos elementos que nos levam a ter uma mente conquistadora:

1. Não aceite pensamentos de fracasso: Os pensamentos de fracasso têm o propósito de destruí-lo, tirar a fé, a esperança, para que não tenha ânimo para fazer a obra de Deus e vencer desafios que esta vida impõe. Um pensamento de fracasso leva à depressão, e faz a pessoa se sentir miserável, onde sente que tudo o que fez não teve nenhum sentido e o único caminho que resta é morrer.

Os dez espias deixaram que suas mentes fossem atingidas por pensamentos de fracasso quando disseram: “Não podemos vencer aquele povo; é mais forte do que nós”. (Números 13:31 b).

Um pensamento de fracasso sempre faz a pessoa ver dificuldades e tornar qualquer circunstância como um gigante. Os pensamentos de Deus sempre conduzem à prosperidade. Em provérbio 21:5 diz: “Os planos bem elaborados levam à fartura”. Uma pessoa que pensa diligentemente nunca olha o fracasso, sempre está olhando o êxito, sabe que se Deus estiver com ele; pode conquistar todas as coisas, entende que ele e o Senhor já são uma grande maioria.

2. Encha sua mente com a palavra de Deus: Todos os dias, nós devemos ouvir e ler a Palavra. Devemos encher nossa mente dos pensamentos de Deus, que vêm impressos em Sua palavra. A maneira de enfrentar os problemas, não é pensando neles continuamente, pois a preocupação nos distancia da fé. Devemos depositar todas nossas cargas e ansiedades nas mãos de Deus.

Toda pessoa que entrou na dimensão da fé já possui uma mente positiva, onde pode olhar as circunstâncias por meio dos olhos de Deus, e não se deixa intimidar pela aparência das coisas; pois, dentro de cada um, existe uma poderosa motivação, uma grande confiança e uma plena segurança de triunfo, porque sabe que Deus está ao seu lado e que Ele não deixará cair em mãos de seus adversários.

Josué e Calebe tinham a certeza de que se enfrentassem os gigantes inimigos e malignos que viviam em Canaã, os devorariam como pão, e que facilmente arrasariam todas suas cidades. Em geral, o líder de fé sobressai, do comum e do ordinário, para converter-se em uma pessoa que faz poderosas façanhas.

3. Renove sua maneira de pensar: Os dez espias que contaminaram o povo com sua maneira de pensar disseram: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura”. Sua mente fixou-se nos obstáculos, e não no que Deus podia fazer.

Não aceite o fracasso, tenha metas por dia, por semana, por mês. Não permita nenhum pensamento negativo, não fale nada negativo. Se atingir a meta por um dia, prolongue-a por uma semana, depois por um mês, e se conseguir cumprir, estenda-a para um ano. Note como vai se convertendo em um vencedor, como vai se convertendo em um conquistador de si mesmo e de tudo o que se propuser.

Como foi a palavra de domingo passado; Deus deseja que renovemos nossa mente e nosso entendimento, renunciando a todo pensamento que não provenha dEle e permitindo ao Espírito Santo o controle de nossa vida, para chegar a ter a mente de Cristo.

Nossa mente é uma mina de riqueza, Deus a depositou dentro de cada um de nós como um dos tesouros mais preciosos. Superamos qualquer outra criatura do Universo, porque Deus nos deu de presente uma mente que tem a capacidade de aceitar, acreditar, ter ideias novas, tomar decisões, ter intuições e ser sensível à Sua voz e à Sua Palavra. Quando isso acontece, a mente é renovada.

4. Tenha uma mente espiritual: Em Números 14:24 Deus disse: “Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observada e seus descendentes a herdarão.”

Para ter uma mente espiritual, é necessário que ela se encha com a Palavra de Deus. Isso nos dará a fé para dar a cada dia um nome de bênção, pensamentos inspirados pelo Espírito Santo, para falar o sobrenatural ante qualquer circunstância. Josué e Calebe tiveram outro espírito, isto é; tiveram uma maneira de pensar diferente dos outros, A mente espiritual crê e aceita o que Deus diz e a pratica.

Para passar de uma mente natural a uma mente espiritual, é fundamental trocar muitos de nossos maus hábitos, que só fazem levantar muralhas de dúvida e incredulidade, frente às bênçãos que Deus deseja nos dar.

O modo de guardar nosso coração, é não permitindo nenhuma classe de pensamentos impuros, negativos ou incorretos; em geral, o que uma pessoa tem guardado em seu coração, confessa-o com suas palavras e as suas ações estarão alinhadas. Deus tem nos dado chaves para a vitória, use-as!

Prática:

1. Tome a decisão de ler a Palavra de Deus diariamente. Encha sua mente dos pensamentos de Deus, que vêm impressos em Sua Palavra.

2. Não aceite o fracasso, tenha metas para um dia, uma semana, um mês. Não permita nenhum pensamento negativo, só declare palavras de bênção, ative a sua fé pela confissão e oração.

3. Deus deseja que renovemos nossa mente e nosso entendimento, renunciando a todo pensamento que não venha dEle e permitindo o controle a Cristo.

4. Para ter uma mente espiritual, é necessário que ela se encha com a Palavra de Deus passando a raciocinar conforme Jesus Cristo raciocina. Ela dará a fé para dar um nome de bênção a cada dia, e para declarar a bênção sobrenatural diante de qualquer circunstância.

Atenção: Na próxima sexta-feira as 19:30 receberemos os Encontristas do Encontro Celular Mover I, que iniciará as 20:00 horas, ainda dá tempo de você participar! Venha, será extraordinário!

Amamos a sua vida!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário