Uma família firmada na Rocha

Mateus 7:24-25

O ministério de Jesus é marcado por diversos discursos direcionados às famílias. Vemos claramente isso na Sua ministração diante de uma multidão no sermão do monte. Ali havia muitas famílias ansiosas por uma palavra vinda de Deus que lhes dessem uma solução para os seus problemas familiares.

Jesus fala de uma casa estável construída sobre a rocha. Jesus está falando de casa como estrutura física para exemplificar a nossa vida que envolve o espiritual, emocional, físico e familiar. Se eu ouço e coloco em prática os princípios de Deus na minha vida, serei uma casa em todos os aspectos, inabalável, isto é, seremos imbatíveis diante das intempéries da vida. 

Precisamos ouvir atentamente o que Jesus quer-nos en­sinar. O texto mostra inicialmente dois princípios básicos: ouvir e praticar. Ele disse: todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será como um homem prudente… Os conceitos contrários a Deus nos fragilizam e desconstroem o conceito família segundo a perspectiva divina, isso gera pessoas necessitadas de aprovação e de serem alimentadas nas debilidades da alma que nunca se resolve, nunca preenche.

Jesus segundo a Sua Palavra nos desafia a ouvir e praticar o que ouvimos de Sua parte. Nem sempre achamos bom e fácil ouvir. É mais fácil falar do que ouvir. Existem algumas verdades que só ouvimos debaixo da disciplina, mas não queremos ouvir, porque con­fronta o nosso caráter para mudança.  Todos nós queremos crescer, mas não há crescimento permanente sem maturidade e caráter aprovado.

O Mestre Jesus não teve um discurso fácil nestes três capítu­los (Mateus 5, 6 e 7). Ele fez um confronto e, quando terminou, o povo estava maravilhado, o que significa que o povo estava curado, que recebeu aquela palavra. Jesus foi muito duro nesse discurso, mas era o que o povo precisava ouvir.

O discurso profético é difícil de falar e muito mais difícil de ouvir. Mas, quem escolhe ouvir e praticar, cresce, permanece e prospera. Ou praticamos ou não praticamos. Quase ouvir não é ouvir. É bom ouvir o que me agrada, aquilo que alimenta a minha alma nas minhas fragilidades, mas aquela palavra que me confronta e me leva para maturidade, é horrível e difícil de ouvir. A questão não é eu gostar ou não do confronto, pois eu não gosto, mas se quero crescer, prosperar e vencer, eu preciso.

Deus quer nos ensinar que precisamos ouvir e praticar. Quem ouve e não prática não demonstra sabedoria. Só é sábio aquele que ouve e pratica a Palavra de Deus. Ouvir e praticar são prin­cípios de sabedoria que Deus quer inserir em nosso caráter. As pessoas que ouvem e praticam são chamadas por Deus de pessoas sábias. O homem sábio é chamado de prudente. A Bíblia indica que um homem prudente é aquele que constrói com base nos princípios de Deus, pois estes são bases sólidas e eternas.

Jesus começa a mostrar con­textos altamente relevantes. Um homem e uma mulher prudentes, sábios, são pessoas que constroem corretamente, não improvisam. A família não é um projeto improvisado, é um projeto construído corretamente. Somos, muitas vezes, acostumados a improvisar em tudo.

A base familiar cristã é formada pela fé em Cristo como fundamento principal, neste envolve amor, respeito, honra, arrependimento, humildade, perdão, valorização, fidelidade, santidade, submissão, empatia, cumplicidade, obediência, conversão, transparência, confiança, companheirismo, limites, carinho, unidade, liderança, governo, sacerdócio, administração, ensino, aliança, cuidado, investimento, lazer, semeadura, planejamento, finanças etc.

No contexto bíblico, rocha fala de permanência histó­rica. Construa uma família histórica, para que, ao falarem seu sobrenome, as pessoas tenham boas referências. A Bíblia diz que Deus nos dará um nome que se tornará um memorial, um nome elevado, um nome de honra que nunca se apagará. (Isaías 56:5).

Maturidade nos ajuda a suportar a chuva no relacionamento. Na aplicação espiritual, podemos ver que não existe ne­nhum casamento que fique isento de uma chuva forte. A chuva forte não vem para destruir o casamento, mas para fortalecer o caráter do matrimônio. Se eu estiver no cór­rego (Atalho), serei destruído, mas se eu estiver posicionado estrategicamente (princípios), essa chuva servirá para alimentar a minha casa e trazer saúde para toda a minha família.

Quando os problemas vierem, se o casal estiver na Rocha, terá plena segurança. Quando a chuva começar a cair, devo me perguntar: onde estou na minha família? Onde me posicionei? Onde fiz a minha habitação? Onde fiz meu tabernáculo? Onde fiz o meu templo? Se estivermos na Rocha, Jesus diz que nada acontecerá a nossa família, a nossa casa ficará firme.

Precisamos perce­ber que a sabedoria de Deus nos ensina a não construirmos em qualquer rocha. A Bíblia diz que aquele homem construiu na Rocha e não em uma rocha qualquer. A rocha da família não é o marido, não é a esposa, nem os filhos. A rocha da nossa casa tem um nome: Jesus Cristo. Ele é a Rocha eterna.

Família Modelo. Em I Timóteo 4:12 diz: ... “sê o modelo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, no espírito, na fé e na pureza.”

Depois de Jesus, seu maior patrimônio é a FAMÍ­LIA. Deus tem promessas para a família como não tem para nenhuma outra instituição ou classe social. Deus olha para sua família e vê nela todo o potencial de ser uma família modelo. Sua família pode ainda não ser modelo, mas chegará a ser. Você tem uma aliança com Deus, é só potencializar a prática dos princípios que Ele estabeleceu para a família, afinal a família é uma ideia divina e quem criou a família sabe o que é melhor para ela.

Através da sua vida, é possível ter uma família mo­delo, uma família que seja exemplo para outras, influenciando a sociedade de forma positiva. O milagre brotará na sua casa. Seja sábio, agarre-se à promessa de Deus e contemple todos da sua casa vivendo os princí­pios bíblicos e sua família sendo chamada “Família Mo­delo, o endereço dos milagres de Deus, lugar de paz, alegria e prosperidade.”

Declaramos milagres acontecendo na tua saúde espiritual, emocional, física e familiar. Receba ENDJ.

Você já entregou a sua vida a Jesus, quer fazê-lo para receber esta salvação na sua vida e família? Creia no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então ore comigo e nos visite no próximo culto domingo, vamos integrá-lo na família de Deus te dando condições de ver sua vida e família restaurada e feliz.

No amor de Cristo!

Apóstolo Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário