OVELHAS DO APRISCO DO SENHOR

João 10:1-18

Somos ovelhas do aprisco do Senhor. Essa é a segurança que temos, que nenhum mal nos sucederá. E, como ovelhas, necessitamos caminhar com o Pastor Maior, Jesus, e, aqui na Terra, com um Pastor que nos acompanhe, e nos conduza aonde devemos chegar. Nenhuma ovelha sobrevive sem Pastor. A ovelha é o único animal adestrável que precisa do Pastor em todo o tempo. O boi não precisa, nem o cavalo, muito menos os bodes; mas as ovelhas precisam. Em tudo, a ovelha precisa do Pastor. Feliz a ovelha que tem um Pastor.

Líder ou Pastor, essa é a questão; pois qualquer um pode ser líder. Não é difícil se tornar líder hoje com todas as facilidades da comunicação. Cursos de oratória e liderança estão sendo oferecidos no mercado em cada esquina.

Ser Pastor é uma função sacerdotal, é uma excelente obra. “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” (I Timóteo 3:1). Se você é um líder no Reino de Deus, precisa ter coração de Pastor, mente de Pastor e caráter de Pastor.

Você sabe se está debaixo da cobertura de um líder ou de um Pastor pela forma como você é tratado. O líder manda, o Pastor confronta e apascenta com amor, cuida mostrando o caminho. Todos nós  precisamos de um Pastor para mostrar os nossos erros e nos apascentar de forma a gerar correção na nossa vida.

A ovelha, quando apascentada, dá resultado, ou seja, produz, frutifica e multiplica o rebanho. Deus é o Dono, o Senhor de um grande rebanho e Ele está levantando grandes Pastores com vara e cajado na mão para conduzir o Seu povo.

Por ser uma função sacerdotal, ser chamado de Pastor tem que ir muito além de um título. Na verdade, só deve ter direito ao título quem funciona como Pastor. E, para funcionar como Pastor, tem que visitar, untar as feridas e acompanhar a ovelha.

Em João 10, Jesus disse que Ele é o Bom Pastor, o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ora, se Ele é Bom, existe pastor que não é bom. E no verso 3, Ele mostra um pastor que não é bom, apesar de se passar por pastor. O que percebemos é que todas as ovelhas têm a mesma natureza, mas não se dá o mesmo com todos os Pastores.

O Pastor dá segurança

O Pastor é o responsável em gerar segurança na ovelha. Quando temos um Pastor, sentimo-nos seguros, mas nem sempre ter um líder nos transmite segurança. Porque o líder, quando não tem o DNA de pastor, quando faz uma visita, por exemplo, vai à casa para dar uma instrução, uma meta. O líder que tem o DNA de Pastor vai para apascentar as dificuldades que a ovelha está passando.

Não há como um Pastor de um grande rebanho se aproximar, de verdade, de todas as ovelhas, mas Deus, o Senhor do rebanho, providencia as estratégias para que todas as Suas ovelhas sejam cuidadas. Hoje multiplicamos o trabalho com outros Pastores (Líderes nas gerações e líderes de células), a quem confiamos o rebanho, aqueles que são como Nahal, a Ovelha Guia, que conduz o rebanho sob a voz do Pastor.

Jamais podemos nos esquecer de que apesar da Igreja de Cristo dispor de muitas ferramentas, inclusive da liderança de muitos que nos ajudam, apascentamento quem faz é Pastor.

As ferramentas e os instrumentos de um Pastor. Um Pastor tem três ferramentas:

  • Bíblia
  • Oração
  • Jejum

Que Pastor poderá sobreviver sem a Bíblia, a Palavra de Deus que dá instrução? Sem a oração, a forma que temos de estar com o nosso Pai Celestial e apresentar tudo a Ele? Sem o jejum, que mata a carne, fortalece o espírito e nos conduz no caminho do êxito?

Bíblia, oração e jejum são as ferramentas que trazem sobrevivência para o Pastor. E são as mesmas ferramentas dadas para Apóstolos (Atos 6).

Um Pastor tem dois instrumentos de trabalho:

  • Vara
  • Cajado

A Bíblia diz no Salmo 23:4: “… a tua vara e o teu cajado me consolam”. O Pastor nunca deve usar esses instrumentos de forma separada, pois as ovelhas só serão consoladas pela vara e pelo cajado, pela unidade do confronto e do apascentamento juntos. Utilizando apenas a vara, a ovelha se torna rebelde, porque ovelha não aguenta apanhar desnecessariamente. Se o Pastor for apenas com o cajado, a ovelha fica manhosa.

A ovelha tem que ser apascentada no equilíbrio. A palavra consolo é a mesma encontrada para consolidar. A ovelha só é consolada e consolidada quando há o bom uso da vara e o bom uso do cajado, assim a ovelha se sente importante e amada.

A natureza da ovelha

A ovelha tem uma natureza única. Ela não tem duas naturezas. Ovelhas não enfrentam o Pastor. Não é da natureza da ovelha enfrentar Pastor, morder Pastor, fugir do rebanho. Quando uma ovelha foge do rebanho é por uma questão de visão. Pelo fato de a ovelha enxergar apenas três metros à frente, sendo que enxerga, nitidamente, apenas um metro e meio à sua frente, quando se afasta do Pastor, perde-se facilmente.

Toda ovelha é míope, por isso segue o Pastor pelo faro e pela audição. A única coisa que a ovelha tem muito afinada é a audição e o berro, características fortes. Porém, em tudo, a ovelha é frágil.

A ovelha é um animal que requer muitos cuidados, precisa ser olhada e observada 24 horas por dia. O único animal que precisa de cuidado em tempo integral é a ovelha, por isso Deus escolheu a ovelha para ser um sinal do Reino e, por isso, Ele escolheu ser Cordeiro para potencializar este sinal do Seu Reino. Continua…

Líder, ore por todos

“Lembre-se líder, você foi escolhido para estar Pastoreando e cuidando desse Rebanho que está nesta célula, nos ajudando a pastorear a multidão, então você está Pastor ou uma pastora ou pastores, a unção vem depois quando já vivemos o chamado na prática!” Não é a unção que nos faz pastores, mas a prática; a unção só confirma e sela o que já é.

Amamos vocês!

 Apostolo Eliezer e Zenita Moreira.

* Nota: Estudo retirado do livro GERAÇÃO OVELHA do Ap. Renê Terra Nova

Imprimir

Deixe um comentário