João 10:1-18
Em diversas partes da bíblia Deus nos coloca como ovelhas de um aprisco e que temos um pastor, daí a necessidade de compreender o que de fato representa ser uma OVELHA. Na lição de hoje, falaremos sobre dois tipos de ovelhas muito importantes no rebanho, a Nahal e a Ahil. Então abra o seu coração e se permita ser uma ovelha do aprisco do nosso Senhor.
Nahal, a ovelha guia
Existe uma ovelha chamada de Ovelha Guia, Ovelha Mestra, Ovelha Orientadora. Ela é a condutora do rebanho para os lugares seguros. Em hebraico, essa ovelha é chamada Nahal, que significa aquele que guia de forma específica, que guia para o lugar seguro. Nahal é a ovelha que dá segurança, a ovelha que guia e que é líder sobre as outras, aquela que instrui outras ovelhas a caminharem por caminho seguros.
A ovelha Nahal é a ovelha exemplo. Ela é examinada por três anos antes de se tornar guia. Após ser aprovada pelo Pastor, como ovelha madura que sabe o que fazer com o rebanho que lhe será confiado, ela se torna Nahal.
Penso que o mundo dos animais irracionais parece estar raciocinando melhor do que o mundo dos animais racionais, onde vemos confusão. Todos querem ser guias, ninguém quer ser guiado. Todos querem ser líderes, ninguém quer ser liderado. Todos querem comandar, ninguém quer ser comandado. Todos querem ser donos, ninguém quer ser servo. O que está acontecendo? Se o mundo animal proclamou que existe uma ovelha – Nahal – que se deixa ser tratada e ensinada para se tornar guia, para proteger as outras ovelhas, qual o motivo de encontrarmos aqueles que deveriam ser ovelhas como se não fossem?
A ovelha Nahal se torna líder, porque além de aprovada, é a ovelha mais próxima do seu Pastor. Aqui quero abrir um parêntese para que você pare um pouco para refletir sobre três perguntas:
- Qual o nível de proximidade que você tem com seu Pastor?
- O que motiva você para se aproximar do seu Pastor?
- Quais os interesses pessoais e ministeriais que movem você para estar perto do seu Pastor?
Nahal é a ovelha líder com maior proximidade do seu Pastor. Ninguém deveria se tornar líder distante do seu Pastor, distante do seu líder e do seu mentor. Porque se o mundo animal tem essa percepção de que para se tornar líder, precisa antes ser liderado, não podemos querer caminhar de forma contrária. Quem quer ser líder tem que aprender a se submeter. Muitos líderes pensam que ao tomarem posição de autoridade, terão que ouvir sim para tudo. Mas quando a liderança é verdadeira, sabe ouvir sim, mas também não.
O verdadeiro líder se submete, tem orientação e não sai de perto do seu mentor para criar suas rotas isoladas. Ele entende que quanto mais perto estiver do Pastor, maior será a sua autoridade com o rebanho. Ciúmes e invejas são sentimentos malignos que têm possuído o caráter de muitas pessoas. E por terem um comportamento ruim, estarem distantes do Pastor, são tomados de ciúmes e invejas.
Eu descobri que os doentes fazem de tudo para afastar a ovelha Nahal do líder, do Pastor. Eles estão longe e não querem ver ninguém perto do Pastor. O prazer deles é ver o rebanho se perder, por não terem direção. Mas entenda que quanto mais perto você estiver do seu Pastor, mais autoridade você terá para cuidar do rebanho (vidas confiado a você pelos Apóstolos, nossos pastores).
O foco da ovelha Nahal é desestressar o rebanho e desestressar o Pastor. Nahal traz o rebanho para águas tranquilas, afasta o rebanho dos despenhadeiros e o leva para a sombra, de forma que as ovelhas fiquem protegidas. E como é maravilhoso o Pastor assistir de longe como a Ovelha Guia conduz o rebanho em segurança, reproduzindo o que aprendeu com ele.
Ovelhas que sejam líderes Nahal é o que precisamos para este tempo. Líderes que não firam as ovelhas, mesmo sendo firmes, que guiem o rebanho e o devolvam ao Pastor responsável diante de Deus.
Ahil, a ovelha ajudadora
Ahil significa a ovelha ajudadora. Ahil tem uma missão muito linda dentro do rebanho. É uma ovelha treinada, com a percepção aguçada para ajudar outras ovelhas nas suas mais terríveis dificuldades, como quando são picadas por insetos, quando estão machucadas ou feridas, quando caem no precipício/lama, quando apanham ou sofrem acidentes, passando assim por momentos complicados dentro do rebanho. Ela ajuda também as ovelhas mais fracas, que são inibidas pelas ovelhas gordas e fortes.
A ovelha Ahil tem esse cuidado com o rebanho, ao lado de Nahal. Ahil é uma espécie de ovelha líder, sob a supervisão de Nahal, e trabalha de uma forma muito inteligente, dentro da percepção do rebanho observando o estado das ovelhas.
Na verdade, Ahil trabalha em conexão com Nahal, obedecendo a hierarquia no mundo animal, sem quebrar princípios. Eu diria que Ahil é a ovelha líder que não se atrapalha no processo, nem de liderança, nem de ovelha. Sabe agir no tempo certo, ou seja, na hora de ser líder, é líder, mas não esquece que é ovelha.
Ahil é a ovelha que toma a causa das ovelhas de pernas quebradas, que normalmente são sacrificadas, quando não há mais jeito. Ela cuida da ovelha de perna quebrada, tentando restabelecê-la ao rebanho. Ahil é uma ovelha muito atenciosa e, por isso, cuida com tanto esmero da ovelha de perna quebrada. A ovelha da perna manca não serve para ser entregue a Deus como oferta, não serve para sacrifício. Contudo, Ahil vê o valor daquela ovelha e não esquece que ela pode ter uma boa lã, um bom leite e pode dar uma boa cria.
Fazendo um paralelo do mundo físico com o espiritual, sabemos que muitas ovelhas de pernas quebradas podem ser restauradas pelo Pastor, com a ajuda do Líder de Célula, por exemplo, sob os cuidados de Ahil. Uma ovelha tratada pode se tornar uma influenciadora de outras ovelhas e ajudá-las nas mesmas dificuldades que, por elas, já foram vencidas. Ou seja, nem sempre porque uma ovelha está com a perna quebrada precisa ser sacrificada, a recuperação é, sim, possível.
Dentro da realidade do rebanho, existem as ovelhas que são mais frágeis e necessitam de cuidados especiais. Essa é também a realidade das ovelhas na Igreja de Cristo. Quantas ovelhas precisam de um cuidado especial!
Dentro dos dons do Espírito, Ahil é dotada de compaixão e misericórdia.
Ahil é a ovelha que socorre as ovelhas que caem na lama, as chamadas ciladas, definidas dentro do âmbito teológico como escândalos. Essa lama pode ser ética, espiritual, emocional, social. A ovelha cai e não consegue sair sozinha. E Ahil vem para ajudá-la. Claro que esse não é um processo fácil nem imediato, mas é possível. Nestes casos é necessário a ajuda do Pastor, juntos conseguem socorrê-la.
Cuidado! Ovelha não deve se afastar do seu Pastor nem pensar que sua posição de liderança vai livrá-la do perigo. O que precisamos é, como homens de Deus, líderes de avivamento, estar atentos e saber que somente o Pastor poderá remover a ovelha da lama. A função de Ahil e Nahal é ajudar; a do Pastor é tratar aquela que sofreu infortúnio.
Nossa oração deve ser para que, dentro do rebanho, Deus levante muitas ovelhas com o perfil de Ahil, que não tem condenação, mas cuidado, atenção e socorro porque tem o ministério de compaixão e misericórdia.
Ovelhas imaturas, que não têm a idade certa, não são autorizadas a guiarem o rebanho no mundo animal. Da mesma forma, o princípio deve ser observado no reino espiritual. O processo de consolidação, discipulado, treinamento são necessários. Ser ovelha Nahal, o Lider e Ahil, o Timóteo são processos que transformam muitas destas ovelhas guias em ovelhas na função pastoral etc.
No mundo animal, quando a ovelha Ahil adoece, as outras ovelhas não a seguem. Até os bichos sabem, mas nós continuamos vendo pessoas doentes, enfermas e feridas guiando ovelhas e, o pior, as ovelhas se submetendo e adoecendo com elas. No mundo animal, se o líder adoece, o rebanho não o segue e, imediatamente, o Pastor tira o chocalho, leva aquela ovelha para tratamento e levanta um líder novo que ocupe o seu lugar e não adoeça o rebanho.
Até o mundo animal é perfeito. Deus nos ajudará nessa nova fase. Teremos ovelhas maduras, mas, se adoecerem, se tiverem problemas, iremos tratá-las e limpar as feridas, até que elas estejam plenamente libertas e curadas. Quem guia, orienta, dá segurança e se faz ser seguido tem que ser exemplo!
Eu creio que está nascendo uma Geração Ovelha aqui na IACC, uma geração comprometida com Deus e com o rebanho que Ele nos confiou. E, nessa caminhada, precisamos saber que quanto mais subirmos em unção e autoridade, mais devemos descer em humildade, para ser e fazer a diferença nessa terra como ovelhas Nahal e Ahil que são preciosas e fazem toda diferença dentro do rebanho.
Que Deus os abençoe poderosamente GERAÇÃO OVELHA.
Amamos vocês!
Aps. Eliezer e Zenita
* Nota: Estudo retirado do livro GERAÇÃO OVELHA do Ap. Renê Terra Nova