Os perigos da cegueira

Marcos 10:46-52

No culto de domingo passado, o Apóstolo ministrou sobre os perigos da cegueira nas áreas importantes da vida e por ser um tema muito amplo, continuaremos nele falando de forma simples. Mais do que nunca precisamos ampliar nossa visão para as coisas novas de Deus na nossa vida, pois o ano de 2021 está sendo um ano de muitos desafios, mas em Cristo venceremos todos eles.

A cegueira é algo muito sério quando atinge a área espiritual e emocional, pois existe nela uma relação muito íntima com a miséria espiritual, física, familiar, ministerial e financeira. Deus não nos chamou para a mediocridade, mas para uma vida de nobreza, com excelência e prosperidade em todas as áreas.

Quem é cego em relação a Deus e no seu entendimento como pessoa, está limitado na sua conquista e a tendência é ter uma paralisia que limita o avanço, mantendo a pessoa parada enquanto a vida está passando. Neste caso a cegueira começa dentro, e reflete fora. O cego deste texto que lemos não era apenas um cego físico, mas também espiritual e emocional, tanto que ele estava sentado e mendigando. Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver, este eu chamo de cego no entendimento, pois não consegue enxergar as coisas de Deus que ilumina todas as áreas da vida.

Aquele cego não estava apenas mendigando o pão, mas também a aceitação das pessoas e o amor de Deus. Saiba de algo importante: Deus te dá sustento, Ele te aceita e te ama incondicionalmente e além disso, tem muitas pessoas que amam você também. Quando exigimos aceitação, respeito, valorização e amor, expressamos a nossa cegueira, pois em Cristo somos filhos de Deus, somos herdeiros da promessa, nEle temos tudo!

Às vezes nos enganamos com nossas conclusões sem ver na Bíblia quem somos em Deus. Pergunte para alguém: o que você vê quando olhas para mim? Se na resposta aparecer alguma deficiência, tome atitude de mudança, se for coisa boa, avance para melhorar. Se você ficar com medo da resposta, vai revelar algum nível e cegueira em relação a imagem que você tem de você mesmo. Podem falar o que quiser de nós, pois nada vai mudar, se tivermos a convicção e visão correta daquilo que a bíblia diz que somos, nada poderá nos abalar.

Se estivermos cegos em alguma área da nossa vida, as nossas percepções vão nos enganar. Se  uma pessoa entender que está cega em alguma área, ela vai buscar saber perguntando as pessoas de sua confiança ou fazendo uma análise verdadeira de si mesmo, abrindo mão da auto justificação; caso contrário continuará sem ver.

Nunca procure alguém cujos problemas são semelhantes aos teus. Vejamos alguns exemplos: Problema familiar: procure alguém que tenha um casamento sólido; Problema emocional procure alguém equilibrado, maduro e estável; Conselhos, procure alguém experiente. Neste caso fale com o seu líder, seu discipulador, se ele não puder te ajudar, ele vai te direcionar ao discipulador dele.

Depois que alguém te falar sobre Jesus, a iniciativa é sua. Num primeiro momento o cego estava totalmente dependente das pessoas ao seu redor, depois que recebeu a informação sobre Jesus, entendeu que deveria tomar uma atitude, agora dependia dele. Muitas vezes jogamos a culpa nos outros, mas uma informação só se torna importante no resultado, se eu a coloco em prática! Agora é hora de agir, uma vez que você ouviu e conheceu.

Existem muitas pessoas que ouvem sobre Jesus Cristo, aprendem que Ele é o único caminho para salvação, que Ele é o único intermediário entre nós e Deus, o único que deu a vida por nós, o único que ressuscitou dentre os mortos, a única verdade que liberta e que fora dEle não há salvação, e, mesmo sabendo disso, não tomam nenhuma atitude em relação a Cristo, arriscando viver a eternidade longe de Deus, sem contar que a vida em abundância no espirito, na alma, no corpo, na família e finanças começa aqui na terra.

O cego Bartimeu se pôs a clamar, pois mesmo estando tão perto do Senhor Jesus, se ele ficasse passivo sem gritar, nada teria acontecido! Ele clamou em voz alta: Ele disse: Jesus tem compaixão de mim. Isto é, eu creio em Deus, eu creio em Ti e na tua Palavra, Socorro! Salva me!

Aquele cego tomou uma atitude diante do conhecimento e foi repreendido. Quando tomamos atitudes em relação ao que aprendemos, logo surge a oposição. Alguns poderão dizer: Isso não adianta nada! O que espera conseguir com isso? Quem você pensa que é? Mas aquele cego perseverou crendo que seria atendido. Jesus parou tudo para atender ao clamor de alguém que chamava por Ele.

Analise isso: Muitas pessoas naquela multidão olharam para aquele cego mendigo, e o repreendiam para que não incomodassem o Mestre, pois eles estavam cegos em relação ao valor daquele homem para Deus, pois o exterior pode nos enganar, podemos estar cegos sobre o interior das outras pessoas, mas Jesus sabia o seu valor, pois nós vemos o exterior, mas Deus vê o coração. Por isso quando julgamos alguém e não valorizamos, pecamos!

Pense: Qual é a motivação para buscarmos prosperidade, casamento, fama, prestígio, ministério, destaque e sucesso? Quando os nossos olhos são abertos por Deus, compreendemos que nEle temos todas as coisas e que em todas elas existem propósitos aqui na terra e na eternidade.

Jesus disse ao homem: Vê, a tua fé te salvou! Se nossa fé é exercida de forma correta, vamos recobrar a visão nas áreas que ainda estão em cegueira! Esse é um tempo especial em que Deus está abrindo e ampliando a nossa visão. Vamos orar como aquele homem: “Senhor, que eu veja!”.

Quando olhares para seu cônjuge, seus pais, seus filhos, sua futura metade, seu líder, seu discípulo, seu anfitrião, seus irmãos ou para alguém que você conhece e que é importante na sua vida, não olhe apenas o que esta pessoa é hoje, mas veja o que ela poderá ser amanhã e o quanto ela é importante para você.

Para você ter bom êxito em tudo o que você faz e levar a outra pessoa ao triunfo, estabeleça o seu foco nas coisas boas, não olhe os defeitos, mas fique focado nas qualidades, o resto é com Deus, é Ele quem completará a boa obra!  Amém!

Deus abençoe a todos, um beijo no coração!

Amamos vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário