Oração sacerdotal de Jesus por nós

João 17:1-26

Quando o Senhor Jesus esteve na terra como homem, Ele fez muitas coisas que trouxeram fama e êxito ao seu ministério. Jesus curou enfermos, ressuscitou mortos, andou sobre as águas, acalmou tempestades atraiu multidões, deu a sua vida na Cruz para nos salvar e por fim venceu a morte, ressuscitando dentre os mortos.

Nenhum outro líder espiritual marcou sua época e a História da humanidade como Jesus. Seu código de ética (a Bíblia) é o livro mais lido do mundo, nossos dias são contados “cristocentricamente” (AC/DC) e a igreja deixada por Jesus está em franco processo de crescimento em todas as nações da terra, formando milhões de discípulos de Cristo há mais de dois mil anos após sua passagem por este mundo.

QUAL O SEGREDO DE TANTO ÊXITO? A resposta a esta pergunta é respondida logo no primeiro versículo do capítulo 17: Jesus é o Filho do Criador do céu e da terra e toda autoridade foi confiada a Ele para que Ele concedesse a vida eterna aos homens.

Claro que a razão para este êxito total é o fato dEle ser filho de Deus, a imagem do próprio Deus, porém Jesus viveu como homem para que pudesse ser um modelo para nós, para podermos aprender com Sua vida. Para sermos seus imitadores e desta forma podermos ter êxito em nossos projetos.

Jesus vivia em comunhão plena com o NOSSO Pai Celestial, Ele nunca foi um filho distante ou autossuficiente. Através da oração, Jesus buscava continuamente na comunhão com Deus, a direção e a capacitação para realizar sua missão entre os homens. Jesus veio para fazer-se elo de reconciliação entre Deus e as pessoas que por causa do pecado, estavam separadas de Deus.

Quantos hoje se sentem distantes de Deus? Hoje é dia de reconciliação e salvação, pois Jesus nos ama. Não há pecados que Deus não possa perdoar. E não há pecador que Jesus não possa transformar. Ele começou seu grandioso ministério arrebanhando pecadores na Galileia. Ele chamou homens comuns, funcionários públicos, pescadores, pessoas cheias de problemas na família, no emocional e espiritual.

Jesus chama a todos os que creem, Ele chamou Pedro que era um pescador falido e orgulhoso. Chamou Mateus, um servidor público, corrupto e tão enfadado da coletoria, que quando Jesus o chamou, largou tudo sem pensar duas vezes. Chamou Maria Madalena para segui-lo, ela era uma prostituta possuída por sete demônios, que foi liberta por Jesus. Chamou o Apóstolo Paulo, um homem tão culto quanto insensível, cujo maior prazer, era perseguir e agredir pessoas de qualquer religião que não fosse a dele.

Jesus perdoou a todos e os fez crer que o amor de Deus por suas vidas, era maior que qualquer ofensa que tivessem feito a Deus. De todos os que seguiam a Jesus, Ele chamou doze que no princípio, eram soberbos, vaidosos, mentirosos, valentões, dispersos, apegados a motivações humanas e erradas, mas Jesus com amor e oração levou todos a crerem nEle e reconhecerem sua autoridade.

Até Tomé o mais incrédulo de todos, se submeteu a Jesus dizendo ao vê-lo ressurreto: “Senhor meu e Deus meu!” Jesus não atraiu só 12 homens Ele atraiu multidões e todos os feitos e conquistas de Jesus tinham uma chave: A oração.

  • Jesus orava pela salvação dos perdidos;
  • Jesus orava pela manifestação do poder de Deus (como diante do túmulo de Lázaro);
  • Jesus orava para comer (abençoando o pão);
  • Jesus orava para receber o poder de curar os enfermos;
  • Jesus orava nas madrugadas buscando direção e estratégias;
  • Jesus orou intercedendo na cruz pelos que O feriam, Jesus orou e chorou por Jerusalém;
  • Jesus orou por mim e por você, se referindo a nós, neste texto de João 17, como aqueles que o Pai lhe deu, e por aqueles que haveriam de crer na sua palavra, isto é, eu e você!

A oração que Jesus fez há 2000 anos atrás está tendo resposta até hoje, através desta célula e de todas as outras e de todas as igrejas que estão em toda a terra. Jesus se entregou por nós na cruz do calvário e HOJE estamos entregando nossas vidas a Ele, recebendo perdão de nossos pecados e a vida eterna.

Jesus na verdade não pediu só isto ao Pai, mas também que o Pai nos protegesse, que vivêssemos em unidade (vs.11) como vivem em amor e unidade Ele e o Pai.

Jesus pede que seus discípulos tenham alegria completa (vs. 13) em seu coração e que além de sermos guardados do maligno (vs.15), sejamos santificados por sua palavra (vs.17) que é a verdade.

Por fim, Jesus pede ao Pai que onde Ele estiver, estejam também os que forem seus discípulos (a saber no céu), para que vejam a glória que Ele possui em seu reino celestial.

Quantos querem nesta noite desfrutar desta vida feliz e vitoriosa que Jesus pediu a Deus para nós? Para que você viva esta experiência sobrenatural, basta ter a vida de Jesus como modelo e imitá-lo de forma prática servindo-o firme até o fim:

  1. Como filho de Deus não se ausente da presença do Pai, mas busque-O de todo o coração;
  2. Peça a Ele em oração tudo o que você precisar: amor, fé, santidade, frutificação, prosperidade etc.;
  3. Não ore só por si mesmo, mas por sua família, seus amigos, seus discípulos e pelos que estão sofrendo perdidos, por não conhecerem o único e verdadeiro Deus e por todos os que estão sofrendo com esta pandemia, pelos doentes e pelas famílias que perderam um ente querido.
  4. Imite Jesus, pedindo e fazendo discípulos para levá-los ao Pai, pois diante dEle não valerão diplomas, títulos e bens materiais e sim o quanto amamos a Deus e ao nosso próximo aqui na Terra.

Nossa recompensa consistirá em que o amor de Cristo se encontre em nós, a ponto de não chegarmos sozinhos ao céu, mas acompanhados de uma multidão de vidas, que foram transformadas e salvas por terem visto Jesus refletido em nós. Amém!

Líder: Leve os novos a receberem Jesus como seu Senhor e salvador.

Obs.: Próximo domingo os cultos serão as 9:30 e 18:00 horas com a CEIA DO SENHOR!

Nós amamos vocês.

Deus abençoe a todos.

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário