Descansando e confiando em Deus

Salmo 37:1-7

Todos nós queremos viver em segurança, todos almejamos uma vida próspera em Deus. Este Salmo nos apresenta alguns passos importantes para a concretização do nosso ideal. Vejamos o que é necessário para uma vida plena da presença divina.

1. ConfiançaConfia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. (Sl. 37:3)

Não devemos depositar nossa fé em coisas que não são dignas de confiança. Uns se firmam no dinheiro ou nos bens que possuem; outros, em sua própria sabedoria e habilidades pessoais e outros na sua posição acadêmica, eclesiástica, política etc. Mas a nossa confiança deve ser totalmente depositada no Senhor.

Quando deixamos Deus guiar nossos passos e cuidar das nossas questões cotidianas, começamos a aprender o quanto Ele nos ama e quer nos ajudar. NEle está o poder para fazer acontecer todas as coisas de que necessitamos, somente Ele pode levantar pessoas, recursos e possibilidades que ajam em nosso favor.

Como saber se de fato confiamos no Senhor? Quando fazemos o bem, cumprindo o propósito da nossa existência,  isso equivale em habitar na terra sem receio, sem medo, mas com ousadia para viver para aquilo pelo qual nascemos, e quando naturalmente nos alimentamos da verdade descrita na Palavra de Deus, nEle temos segurança, paz e prosperidade, em vez de fracasso, dor ou derrota.

2. Deleite – “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Sl 37:4).

Quando deixamos de olhar para as coisas que antigamente nos serviam de apoio e de segurança, e passamos a fitar nossos olhos somente em Deus, algo de maravilhoso acontece. No passado não tínhamos prazer de estar na igreja ou na célula ou de ler a Bíblia, e muito menos, de orar, porque nosso deleite repousava em outras coisas. Mas agora, nosso deleite está nEle e a vida não tem mais sentido sem a doce manifestação da Sua graça.

Ao contrário do que muitos pensam, servir a Deus não nos traz prejuízos nem torna a nossa vida enfadonha e sem graça. Os desejos mais profundos do nosso íntimo serão satisfeitos, porque não desejaremos mais a mera satisfação da carne através do pecado, mas a nossa inclinação será para coisas boas, louváveis e edificadoras, as quais Deus tem prazer em nos conceder.

3. Entrega – “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5 ).

A entrega é de fundamental importância. Deus não pode cuidar de algo que não esteja nas mãos dEle. Enquanto estamos ansiosos na tentativa de controlar nossa própria vida, o Senhor, por ser sempre respeitoso, nunca invadirá um território que não Lhe foi permitido entrar. Nós precisamos, de coração, entregar o controle absoluto de tudo o que temos e somos nas mãos dEle, e assim, desfrutaremos do benefício do Seu governo sobre nós.

O resultado de se entregar o caminho a Deus e confiar nEle, é que Ele fará tudo o que for necessário para o nosso bem-estar. Deus trabalha enquanto descansamos. No evangelho de Marcos 4:26,27 diz que “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.

Determine-se a entregar ao Senhor tudo o que ainda se encontra sob sua guarda. Ore entregando sua família, seu trabalho, seu ministério, suas preocupações, e tudo o que deve estar sob a guarda do Senhor e deixe Ele cuidar de você e de tudo que se relacione com a sua vida.

 4. Descanso“Descansa no SENHOR e espera nele… (Salmos 37:7).

O descanso é a consequência natural de um cuidado entregue nas mãos de Deus. Quando verdadeiramente entregamos então podemos descansar. Quando entregamos apenas por “palavras” e não em verdade, enganamo-nos a nós mesmos e continuamos ansiosos. O descanso, porém, é uma evidência de que nossa entrega foi genuína, em fé.

Quais são os sinais de que de fato estou descansando e confiando em Deus? Quando naturalmente deixo de reclamar e murmurar em alguma circunstância contrária. Quando no meu coração, nos meus lábios e ações estão as marcas da gratidão, amor, honra, dedicação e prazer em Deus.

Quando isso brotará naturalmente na nossa vida? Quando nos esforçamos para exercitar continuamente e sistematicamente estas práticas de NÃO murmurar, NÃO reclamar de nada, pelo contrário, agradecer, valorizar, abençoar, servir, agindo e profetizando que confiamos e descansamos em Deus. No começo é difícil, pois temos a tendência de cobrar, criticar, questionar, agir, fazer, se preocupar, ficar pensando, buscar nossos interesses etc.

É uma luta diária para renovar pela Palavra de Deus nossa a mente e as nossas ações, mas com o tempo nasce dentro de nós a expectativa e a esperança de que a cada dia venceremos e subiremos para novos níveis de respostas, isso significa que a nossa fé está ativada e que já vencemos nEle e por Ele!

Quando Deus sabe que algo foi colocado realmente em suas mãos, então, como responsável que é, não nos deixará decepcionados; antes, agirá em nosso favor trazendo-nos Sua bênção.

O resultado do genuíno descanso em Deus encontra-se na paz de Cristo que passa a dominar todos os nossos pensamentos e todo o nosso coração (Fp.4:7).

Então adquira o hábito de descansar em Deus agindo, falando e orando, até que se torne parte de você e assim flua naturalmente, e, toda vez que você fizer uma oração de entrega, não tome de volta para si o problema já colocado nas mãos de Deus. Creia que Ele está no controle e tudo agora governa a seu favor.

Compartilhar. Escreva nos comentários pra orarmos: Você tem conseguido descansar em Deus ou há alguma área que você precisa colocar nas mãos dEle?  Você tem estado ansioso por alguma coisa?

Obs. Líder, convide a todos para irem no mesmo culto em que você vai, oriente sobre as inscrições!

Deus te abençoe poderosamente!

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir

Deixe um comentário