O poder de uma oração

Lucas 22: 39 a 46

Todos que acompanharam Jesus, reconheciam em sua vida a manifestação da presença de Deus pela operação do sobrenatural (sinais, prodígios, maravilhas e milagres).

A multidão via isto de perto, mas muito mais os seus 12 discípulos que andavam com Ele, pois eles não só viram, mas também viveram os milagres. Andar sobre as águas como Pedro andou, desfrutar dos pães e peixes do milagre da multiplicação, ou também do vinho que milagrosamente surgiu da água nas bodas de Canaã etc.                                                                                                   

Como estavam muito perto de Jesus, além de ver e viver os milagres, eles também podiam ver onde eram gerados estes milagres. A bíblia nos revela que milagres aconteciam sempre após uma oração, um clamor a Deus. Se queremos viver milagres pelo poder de Deus fluindo através de nós, precisamos buscar uma vida de oração.

Moises orou e Deus abriu o mar, Josué orou e Deus parou o sol, Ana orou e Deus lhe deu um filho, Salomão orou e a glória encheu o Templo, Jesus orou e Lázaro ressuscitou, Pedro orou e Tabita, uma discípula da cidade de Jope, ressuscitou! (Atos 9:40)

Os discípulos não sabiam, mas naquele momento de oração no jardim do Getsêmani no qual eles estavam envolvidos, gerava-se o maior de todos os milagres, que consumado, traria a salvação para toda a humanidade. (Estamos falando de Jesus em obediência pela oração, se entregou por todos nós)

Jesus não ensinou os seus 12 a pregar, eles aprenderam vendo-o ministrar, mas especificamente os ensinou a orar. Ele falou da importância da vida de oração, ensinou detalhes de como orar, pedir e interceder e os ensinou muito sobre a perseverança em oração!

O texto de hoje diz que Jesus foi a um lugar onde costumeiramente orava, e os discípulos o seguiram. Essa era uma das formas de Jesus ensinar, sendo o modelo. O verdadeiro mestre não ensina apenas falando, na teoria, mas ensina principalmente fazendo.

Jesus nos ensina que não só devemos ter uma vida de oração, como também devemos levar as pessoas a descobrirem quanto poder há no buscar a Deus em oração. Com certeza muitos de vocês já viveram uma experiência de viver um milagre e receber uma resposta após uma oração (Líder pergunte quem se lembra de uma oração atendida?”). Provavelmente todos vocês tem uma resposta positiva porque a oração do justo move a poderosa mão de Deus!

Precisamos entender que pela oração podemos mover as águas no mundo espiritual. Deus espera por um comando vindo da Terra, em nome de Seu filho JESUS, para operar.

Jesus em Mateus 18: 18 e 19, deixa isso muito claro: “…em verdade vos digo, que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles.”

Outro detalhe importante sobre oração está revelado no versículo 40: “chegando ao lugar escolhido”.

Apesar de podermos orar em todo o tempo e em qualquer lugar, o ideal é termos um lugar escolhido para oração. A oração é sempre um encontro íntimo com Deus. Independentemente de você estar orando na sua casa ou na igreja, como os doze fazem todas as manhas na IACC, é importante ter um lugar escolhido e uma hora marcada.

Note que Jesus entrou no Jardim com os 12, mas ausentou-se deles (um tiro de pedra) para ficar a sós com Deus. O Espírito Santo merece uma atenção exclusiva e uma atmosfera de paz e intimidade para que possamos ouvir Sua voz. É bom ter um lugar em casa para estar a sós com Deus e também para orar em concordância, quando se tratar de intercessão.

Precisamos também ser específicos no que estamos pedindo a Deus. Jesus disse claramente ao Pai que sua expectativa era ser livre do cálice da morte. Quando orar, declare exatamente o que deseja que Deus faça, mas esteja sempre disposto a submeter-se a Sua vontade, como fez JESUS.

A resposta de Deus estará sempre vinculada ao plano perfeito que Ele tem para cada um de nós. Deus jamais atenderá uma oração sua que não seja para o seu bem e que não esteja alinhada com a Sua palavra e plano perfeito dEle para a sua vida.

A oração traz conforto a nossa alma (versículo 43). A oração nos livra das tentações (versículo 46). Há mais um precioso ensino nesta passagem, de que para orarmos precisamos vencer a carne. A carne milita contra o espírito, pois são opostos entre si. Quando nos determinamos a orar, geralmente vem sono, preguiça e dispersão, como ocorreu com os 12 de JESUS, mas Ele nos ensina que para vencermos a carne é só uma questão de tempo, perseverança e intensidade (vs. 44).

Resista ao sono, a preguiça, e a tudo que tenta te roubar desta arma poderosa! Devemos criar uma disciplina de oração em casa e também no Templo. Se sua vida está meio estagnada é porque você precisa ser intencional e entrar no campo da batalha da oração.

Queríamos reforçar o convite para que todos participem, pelo menos uma vez por semana, das orações da manhã no Templo, vamos estar estabelecendo um horário certo todos os dias para que você possa ir e ter alguém lá orando, o apóstolo falará com mais detalhes nos cultos, isso vai fazer a diferença na sua vida.

Quando cada um de nós fizer isso, costumeiramente, como um estilo de vida, assim como a palavra nos mostra no versículo 39, muitos nos seguirão.

Deus nos abençoe com grandes conquistas em oração!

Amamos vocês,

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

Imprimir

Deixe um comentário