Lavar os pés uns dos outros

João 13:1-17

Este é um mandamento recíproco, ele deve ser praticado em relação ao próximo. Os mandamentos recíprocos devem ser experimentados “de uns para com os outros”. São os que falam dos deveres mútuos que viabilizam o agir de Deus no nosso meio como igreja de Cristo. Os resultados na vida daqueles que praticam, é verem suas famílias curadas, vidas transformadas, ministérios frutíferos etc.

Durante a celebração da última Páscoa e na implantação da Ceia, Jesus, reunido com seus discípulos, começou a lavar-lhes os pés. Com esse ato o Senhor Jesus nos ensinou algumas coisas importantes.

1. Jesus nos ensinou a assumir voluntariamente a posição de servo – “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.” (Vers.14).

A responsabilidade de lavar os pés de um convidado naquela época era delegada ao servo da casa. Jesus, porém, sendo Senhor sobre todos, assumiu a condição de servo. Fazendo assim, Ele mostrou que servir aos outros é servir a Deus.

Em Filipenses 2:7-8 diz: Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

A simples consciência de que somos servos e não senhores já nos ajudaria a resolver muitos conflitos de relacionamentos. Alguns se sentem feridos e magoados quando as pessoas não os agradam ou não dão a eles a atenção que merecem. Primariamente estamos aqui para servir a Deus servindo aos outros. A honra, o reconhecimento, a recompensa e as conquistas são resultados deste honroso serviço.

Pratique a arte de servir aos outros de acordo com os talentos e recursos que você possui. Tenha a alegria de sentir-se útil no Reino de Deus servindo ao próximo como Cristo serviu. Quero lembrar que servir também é uma poderosa semeadura.

2. Jesus nos ensinou a ajudar o próximo a remover a sujeira adquirida no caminho – “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.” (Vrs. 8).

Jesus disse que os discípulos não necessitavam banhar-se novamente porque já estavam limpos pela Palavra recebida. Mas os pés precisavam ser lavados constantemente. Quando recebemos a Palavra de Deus em nosso coração e nascemos de novo, somos lavados e purificados pelo Senhor. Mas, quando caminhamos no dia a dia, nos sujeitamos à poeira do caminho: O pecado, a mágoa, a ira, as atitudes imaturas, as quedas etc. Assim como Jesus lavou e lava diariamente os nossos pés, precisamos nos dispor a lavar os pés uns dos outros. Isso fala de perdão, de olhar as qualidades das pessoas e não os defeitos, de sermos benevolentes para com todos.

Devemos servir pacientemente em amor, isto é, ter paciência com aqueles que estão engatinhando na vida cristã e discipular os mais maduros, forjando-os para a conquista. Lembre-se, somos facilitadores de caminhos, abrimos portas de acesso para a benção de Deus. Desta forma haverá restauração na nossa vida e na vida daqueles que estão ao nosso redor. Em Cristo temos uma caminhada rumo a vitória, rumo aos tesouros escondidos de Deus, temos acesso a vida plena e a vida eterna que passaremos no céu.

O Senhor Jesus disse a Pedro que precisava lavar os seus pés, caso contrário, a comunhão entre eles seria quebrada. Os que acumulam a sujeira do pecado em suas vidas vão, gradativamente, perdendo a comunhão com Deus. Quando, porém, nos arrependemos permitindo que o Senhor nos lave, nossa comunhão é preservada e quando intervimos com amor, mostrando aos que estão próximos de nós o caminho do arrependimento e da restauração, pedindo perdão, perdoando e fazendo o bem, então, estamos cumprindo o mandamento recíproco de lavar os pés uns aos outros.

Esteja à disposição dos que buscarem sua ajuda nessa área. Seja bondoso e cheio de compaixão para que o tratamento transpareça o amor de Cristo em nós. Este ato da graça de Cristo em nós restaura e traz a verdadeira cura na vida de todos.

3. Jesus nos ensinou a promover refrigério ao cansado – “Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.” (Vers. 10

A sujeira de uma caminhada pode não se limitar somente ao pecado, mas ao desânimo, sentimentos de tristeza e fracasso que alguns são submetidos. Não há nada mais confortador do que a água fresca sobre os pés de quem muito caminhou; assim são as palavras de ânimo e de encorajamento ao que já não tem mais nenhum vigor.

Os que sofrem de inquietações, tentações constantes, dúvida e sentimentos negativos, precisam de verdadeiros amigos cristãos que os ajudem em seus desafios. Em Provérbios 16:24 diz: “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.”

O contrário do que falamos acima, são as palavras destituídas de graça, que trazem pesar ao coração do próximo, elas nunca edificam. A crítica, o julgamento, a condenação e tantas outras atitudes negativas em relação ao outro, não constroem relacionamentos e nem servem aos propósitos divinos. Estas atitudes geram pessoas solitárias que constroem muros no lugar de pontes.

Você descobrirá quando examinar o seu passado que momentos realmente vividos foram aqueles em que fez coisas com um espírito de amor. O amor ao nosso próximo é a única porta que permite sair do calabouço do interesse próprio!

Esta palavra de hoje nos mostra a importância e o propósito do servir, nos mostra também que devemos estar prontos para abrir o coração para ser cuidado, discipulado, perdoado, ministrado e curados. Nos mostra também que podemos cuidar e abençoar outros conforme Jesus ensinou no projeto de fazer discípulos. Esse é o propósito de Deus na nossa vida, como seus filhos, como igreja, como Célula e como família

Um Grande abraço e um beijo no coração!

No amor de Cristo!!!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário