As bem-aventuranças

Mateus 5: 1-12

O sermão do monte ou as bem-aventuranças, se tornou uma das passagens mais conhecidas dos cristãos. (Quando vamos a Israel, conhecemos o lugar aonde Jesus fez esta pregação.) Todo turista quer conhecer esse lugar. Chegando lá todos correm para fotografar, fazer vídeos, mas certamente, poucos se aplicam a querer ouvir, meditar e viver o que Jesus ensinou naquele tão buscado lugar.

Hoje é dia de analisarmos as nossas vidas espirituais, nosso relacionamento com Deus. Talvez você esteja aqui pela primeira vez nesta reunião e não conheça essa passagem, ou você já é um discípulo maduro ou um líder e até mesmo um pastor, não importa, hoje vamos pedir ao Espírito Santo de Deus que nos ajude e nos capacite a colocar estes ensinos em ação.

Bem-aventurado nada mais é que abençoado, feliz! Em Suas palavras Jesus ensina aos seus discípulos, que o coração é tão importante quanto as ações, levando-os a um padrão completamente diferente do que eles viviam como religiosos, aqui Jesus mostra que odiar um irmão é tão errado quanto matá-lo, que devemos amar os que se fazem inimigos e perdoá-los ao invés de procurar vingança, e sermos honestos, sem necessidade de jurar por isso.

Jesus está aqui hoje nos ensinando sobre estes princípios eternos, vejamos!

1- Humildade – Se Deus está nos ensinando, Ele precisa de corações humildes para aprender. Precisamos abrir mão do nosso “achismo” e procurar ouvir os ensinamentos do Mestre. Devemos aprender de Cristo que é humilde de coração, e nEle acharemos descanso. O Reino de Deus é um lugar de descanso, e quando aceitamos Jesus, passamos a ser cidadãos do céu, não precisamos viver carregando um peso que não é nosso, ou seja, o seu descanso pode começar aqui, hoje (Mt. 11:29).

Muitos vivem esgotados e o esgotamento é resultado de carregarmos peso que não foi feito pra gente carregar, nós vivemos uma vida inteira armazenando coisas dentro de nós que não podem ser administradas, nós levamos dentro da gente, a vida inteira, coisas que deveriam ter sido excluídas da nossa caminhada e mesmo assim a gente insiste em carregar, muitos carregam magoas, amarguras, raiva, traumas, rejeição, perdas, preocupações além de suas forças etc., mas hoje Jesus está te dizendo que nEle você encontrará descanso para a sua alma.

2 – Quebrantamento – O chorar significa que entendemos a nossa dependência de Deus e que Ele não deixará de consolar-nos no momento da angústia. O Salmo 34:18 diz “Perto está o Senhor dos que têm coração quebrantado”, ou seja, Deus se aproxima daqueles que O adoram. Jesus, quando chorou na presença do Pai, mostrou o quanto amava as vidas, e se você tiver a mesma atitude será um instrumento nas mãos de Deus para salvação de muitos.

3 – Mansidão – É um fruto do Espírito e muitos têm vivido dificuldades de enfrentar situações, pois são guiados pelas emoções (iras, ciúmes, gritarias). O “herdar a terra” fala de conquistas espirituais e materiais e que são daqueles que sabem esperar e não murmuram, pelo contrário, são agradecidos.

4 – Fome espiritual – Quando damos prioridades para as coisas deste mundo e colocamos Deus em segundo plano, como trabalho (excessivo), busca por enriquecer rapidamente excluindo Deus, (riqueza é lícita e benção, mas sem Deus perde o sentido para o propósito). Se Deus estiver em segundo plano perdemos a fartura que Deus promete àqueles que O buscam em primeiro lugar. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33).

5 – Misericórdia – Um mal que atinge muitas pessoas (até mesmo dentro da Igreja), é a falta de perdão. Jesus disse: “Se, porém, não perdoar aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:15). O perdão não é um sentimento e sim uma decisão. Alguns declaram: “Não senti de perdoar”, “perdoo, mas não esqueço”. PURO ENGANO!

6 – Santidade – No tempo de Jesus, a santidade de Deus era representada pelo acesso a Arca da Aliança, que ficava no templo separada por dois grossos véus, onde as pessoas comuns não tinham acesso, somente os sacerdotes tidos como santos. Após a morte de Jesus, este véu foi rasgado. Hoje a santidade de Deus é representada pelo Espírito Santo que habita naquele que entrega sua vida para Jesus. Precisamos nos separar daquilo que impede nosso relacionamento com Deus. Agora já não é mais o véu e sim nossos pecados sem arrependimento que nos separam de Deus e de suas bênçãos.

7 – Paz – Em Tiago 3:17 a palavra diz que a sabedoria de Deus primeiro é santa, depois é pacífica, ou seja, procura sempre a paz, e nunca a contenda ou a separação. Seremos reconhecidos com cristãos genuínos, se demonstrarmos que mesmo nos momentos de dificuldades temos fé de que Deus vem ao nosso socorro, pois somos pacificadores. Devemos ser instrumentos para levar a paz de Cristo a outras pessoas. Pense: quantas pessoas conhecemos que tem dinheiro, família, emprego, mas vivem sem paz?

8 – Perseverança – Todas as vezes que houver uma caminhada em direção a um propósito de Deus, haverá circunstâncias adversas, mas o segredo é não olhar para os obstáculos e sim para o alvo. Quando houver qualquer sinal de fraqueza é hora de buscar a Deus em oração, de jejuar, de buscar a palavra, de estar em comunhão.

9- Alegria – Só quando temos um coração agradecido a Deus é que usufruímos das recompensas. É fácil nos alegrarmos nos momentos de vitória, mas quando vem a perseguição, as injúrias e as afrontas, somos testados e tendemos a reclamar. Nesta hora devemos nos lembrar que Deus está conosco e que a alegria dEle em nós é a nossa força. Alegre-se, porque em Cristo já recebemos o maior tesouro de todos, que é a salvação eterna.

Não há tristeza que possa perdurar quando nos lembramos do que Cristo fez por nós na cruz do calvário, pois ali Ele nos redimiu e realizou uma obra de salvação, e todos aqueles que quiserem esta recompensa em suas vidas, devem pedir Perdão a Deus pelos seus pecados pedindo na sequência para Cristo vir morar em seus corações; transformando suas palavras, pensamentos e atitudes, isso muda tudo!

Deus os abençoe!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário