Novo nascimento

João 3:1-17

Depois de ter um encontro pessoal com Jesus Cristo, percebemos que algo diferente aconteceu conosco. De uma forma muito íntima, sabemos que já não somos as mesmas pessoas. É claro que por fora somos o mesmos, mas por dentro, algo revolucionário aconteceu. Coisas que antes nos atraíam e faziam mal para nossa vida, hoje discernimos e temos forças para rejeitar, coisas que nos prendiam, já não nos fascinam como antes, os amigos nos acham estranho, estamos mudando o nosso modo de agir. Agora somos novas pessoas, novas criaturas, tudo mudou para melhor!

E, o que significa novo nascimento?

Significa que ganhamos a vida de Deus em acréscimo à nossa vida natural. Antes tínhamos apenas nossa vida natural, mas agora recebemos uma vida espiritual, sobrenatural e bendita, a vida do próprio Deus. Ela vem numa medida e vai crescendo, é processual, é aos poucos, ela cresce na mesma proporção em que crescemos na nossa salvação. Também chamamos esta experiência de regeneração.

A salvação de Deus é extremamente plena e completa. Ela inclui o perdão do pecado que herdamos de Adão que nos separava de Deus e perdão dos pecados do dia a dia para que as brechas estejam fechadas e a nossa comunhão com Deus permaneça ativada. A Salvação inclui a purificação, a santificação, a justificação, a libertação da escravidão, a regeneração etc.

Mas, de todos estes itens, a regeneração é o mais importante, porque ela é o centro da nossa salvação. O objetivo central de Deus ao nos salvar é que tenhamos a Sua vida. É para isso que Deus nos perdoou os pecados, nos justificou, nos libertou e nos santificou. Ele realizou tudo isto com um propósito: para que eu e você pudéssemos receber a Sua vida dentro de nós, nascendo de novo!

A Bíblia afirma que todos os que creem em Jesus como Cristo (Como Messias e salvador) tem a vida eterna dentro de si. Podemos afirmar que nós os que cremos, nos tornamos legitimamente filhos de Deus. Todo filho trás dentro de si a natureza de seu pai. O mesmo acontece conosco: nós trazemos a vida e a natureza de Deus dentro de nós, esse é um sinal de que somos Seus filhos. Alegre-se: Você agora é um filho de Deus, com todos os direitos que essa posição confere.

O novo nascimento, ou regeneração, é a entrada da vida de Deus em você. É a primeira experiência na vida cristã, o ponto de partida para seu crescimento em Deus se tornando discípulo de Cristo.

1. Como éramos antes de nascer de novo

A experiência do novo nascimento se relaciona basicamente com quatro coisas: nossa natureza, nosso coração, nosso espírito e a vida de Deus. Como eram estas quatro coisas em cada um de nós?

Em primeiro lugar, Jeremias 17:9 diz: “Enganoso é o coração, e mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” Embora fale de coração, este verso trata da natureza humana. Assim, vemos que a nossa natureza afetada pelo pecado é enganosa, fraudulenta e extremamente corrupta. Completamente diferente da natureza de Deus, carente da regeneração.

Em segundo lugar, o nosso coração era duro como pedra. Ezequiel 36:26 diz que o nosso coração era um coração de pedra. Significa que, antes de nascer de novo, o nosso coração era endurecido, rebelde e insensível às coisas de Deus.

Em terceiro lugar, o nosso espírito estava morto para Deus (Efésios 2:1). Não é o caso de dizer que não tínhamos um espírito, mas ele estava morto para Deus, o pecado fez esta separação, então estávamos abertos para o maligno, para o mundo e fechados para Deus e seus princípios. É o nosso espírito que tem a capacidade de ter contato com o reino espiritual, mas Ele estava inativo para as coisas de Deus e assim não entendíamos nada das coisas do Espírito Santo. Na verdade, elas eram loucura para cada um de nós.

Em quarto lugar, estávamos separados da vida de Deus. Uma vez que a natureza de um homem não regenerado é corrupta, o seu coração é endurecido para Deus e seu espírito está sem a vida de Deus. Então estávamos separados da fonte da vida eterna (Efésios 4:8). Esta era a nossa condição antes de conhecer e receber a Jesus Cristo e assim nascer de novo!

Nas escrituras sagradas podemos ver que a vida que Deus planejou para nós é cheia de alegria e descanso, com comunhão plena e constante com Deus e em perfeita harmonia com a Sua vontade. A vontade de Deus é que não mais tenhamos fome do mundo, mas fome e sede da Sua Presença, pois isto nos levará para as fontes da vida, esta é uma vida vitoriosa que não se abala facilmente. O Salmo 125:1 diz: “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre”.

A vida de Deus dentro de nós nos leva a pratica o bem, pois a fé em Jesus Cristo gera boas obras em nós. Em Efésios 2:10 diz: “Pois somos leitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

É absolutamente vital que você participe todos os domingos na igreja e se integre em uma célula. É lá e aqui que você receberá a dose semanal de unção e Palavra de Deus para vencer e permanecer firme.

Se você Crê em Jesus Cristo e o recebeu como teu Senhor e Salvador, então você é um filho legítimo de Deus. Você poderá dizer que é salvo. Tenha convicção disso. Nada poderá mudar esta realidade por toda a eternidade `se´ você permanecer integrado e firme na sua aliança com Deus.

Se você ainda não teve esta oportunidade, chegou a sua vez de fazê-lo, saiba que Jesus Cristo assumiu o nosso pecado na cruz do calvário nos justificando, estávamos separados de Deus, mas Ele nos uniu através da Sua morte e ressurreição, mas para viver esta ressurreição e receber uma nova vida e ser salvo é preciso se arrepender, reconhecer que precisa de Deus e entregar a sua vida a Jesus recebendo-o com teu Senhor e Salvador! Para aqueles que estão nos visitando abro esta oportunidade, orem comigo esta oração de confissão e entrega em nome do Senhor Jesus!

No amor de Cristo

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário