A compaixão, uma expressão de amor

Lucas 10:30-37

Essa passagem nos dá uma das melhores descrições de como se encontram os que vivem distanciados de Deus. Satanás, a quem o Senhor mesmo chamou de “ladrão”, vem para roubar, matar e destruir (João 10:10). Aqueles que caíram em suas garras ficam como o homem dessa parábola; despojados de tudo o que conseguiram ao longo de sua existência. Em um só instante, o diabo rouba tudo que têm, incluindo sua fé, abandonando-os meio mortos no caminho. Essa é a condição em que muitos se encontram, pois já se acostumaram a viver em rotas solitárias e em caminhos estranhos.

Cura das feridas emocionais

Quando uma pessoa sofre uma ferida, precisa, imediatamente, de um antisséptico para evitar qualquer infecção. Assim como acontece no natural, ocorre no espiritual. Do mesmo modo como uma ferida física não tratada devidamente produz infecção, uma ferida espiritual ou emocional carente de cura divina conduz a contaminações na alma, como: a amargura, o ódio, a vingança, a depressão, a solidão, a tristeza e outras consequências.

Uma das estratégias do inimigo é entrar de maneira muito sutil na vida das pessoas e, silenciosamente, ganhar terreno até ter controle completo sobre elas. Em geral, as feridas que mais perturbam o ser humano são as que foram causadas por quem mais diz que o ama; entre eles, o cônjuge, os filhos, os pais ou os irmãos.

Satanás quer nos roubar a felicidade, tirar toda esperança e nos despojar de toda esperança. Assim, reduz nossas forças e nos deixa sem ânimo para enfrentar a pressão das emoções feridas. Nesse momento, quando desanimamos, aceitamos a derrota com mais facilidade e começamos a acreditar que o fracasso permanente faz parte de nosso viver. Devemos entender que isso não é verdade, o Fracasso é algo passageiro e visa nos aperfeiçoar e amadurecer. O propósito divino para nós é de completa paz, livre de todo tipo de opressão.

A cura divina

Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. (Lucas 10:33-34).

O poder do sangue de Cristo

O bom samaritano usou dois elementos para ajudar o ferido: vinho e azeite. O vinho era usado como anticéptico para desinfetar feridas, mas Cristo também o apresentou como símbolo do novo pacto entre Deus e o homem. Jesus mesmo, na última ceia tomou o vinho e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22:20).

Em Apocalipse 12:11 diz que os cristãos venceram o adversário, porque conheceram o poder do Sangue do Cordeiro. Todos aqueles que aceitarem a misericórdia de Jesus e lhe pedirem que o lave com Seu Sangue, experimentará que toda infecção interior, provocada pelo pecado, se renderá completamente diante do poder transformador do Sangue de Jesus. Lógico, tudo isso acontece como resultado de um genuíno arrependimento. Ou seja, quando sentimos uma dor profunda por ter ofendido a Deus.

O bálsamo do Espírito

O bom samaritano, além do vinho, verteu azeite sobre aquele homem ferido. Ele representa o refrigério interno, a unção do Espírito Santo em nossa vida. Algumas infecções são tão profundas que ainda não conseguiram ser apagadas da memória e se encontram como uma marca dentro do coração.

Alguns tentaram explicá-las dizendo: estão gravadas no subconsciente. São mais fortes que as feridas físicas e, às vezes, doem mais que elas. Para isso, nosso Deus tem um bálsamo: O óleo da unção, o poder do Seu Santo Espírito. Ele quer tocar as fibras mais íntimas de nosso ser, quer nos curar e nos dar libertação e alegria. Ele vem nos acompanhar, nos consolar e nos dizer que já não estaremos sozinhos, mas que agora desfrutaremos da Sua proteção e de Seu amor. Jesus apresentou o Espírito Santo como o “Consolador” que no grego significa Parakleto, quer dizer; alguém que está ao nosso lado para nos ajudar sempre que precisarmos. (João 14:26).

Cuidado com o novo

Como lemos nessa passagem, o bom samaritano pegou o homem ferido, pôs sobre sua montaria, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. Isso significa que Deus nos faz participantes de todas suas bênçãos e privilégios, nos conduzindo a uma igreja para que cuidem de nós. A hospedaria representa a célula, a igreja, o lugar onde líderes e pastores estarão nos ajudando em nosso crescimento espiritual e no fortalecimento de nossa fé.

A seguir, o bom samaritano (Jesus) disse ao hoteleiro – (pastores e lideres na Sua Igreja): “Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver. (Lucas 10:35b). Podemos entender que tudo o que fazemos pelas pessoas que Jesus ama, Ele mesmo nos recompensará. Não importa a espécie de feridas que as pessoas tenham em seu coração, Ele quer curá-las por meio da salvação. Ele me salvou e está me curando a cada dia e quer também curar e salvar a todos ao nosso redor!

Conclusão

Uma das estratégias do inimigo é entrar em nossa vida de uma maneira muito sutil e nos roubar a paz por meio dos conflitos e feridas que vêm por meio de nossos seres mais queridos; de tal maneira que reduz nossas forças e nos deixa sem ânimo, aceitando assim a derrota e o fracasso. Mas Jesus veio desfazer todas as obras do diabo e curar, como esse bom samaritano, cada uma de nossas feridas.

Aplicação

1. Faça uma lista das situações que marcaram sua vida emocional, se arrependa, peça perdão e perdoe;

2. Peça ao Senhor, em oração, que derrame Seu vinho, que o lave com Seu Sangue precioso e que o bálsamo do Espírito toque as fibras mais profundas de seu ser curando-as.

3. À medida que no dia a dia for recebendo sua cura, compartilhe com outros o que Deus fez na sua vida e tenha especial cuidado com eles.

Amamos a sua vida e família!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário