Uma Célula segundo o coração de Deus – Parte 1

Marcos 2:1-12

Uma célula segundo o coração de Deus é uma Célula nota doze! Mas o que é uma célula nota doze? É aquela que cumpre o propósito para a qual surgiu. Este propósito pode ser observado na própria Palavra de Deus que hoje usaremos como base. Vamos refletir, sobre o que seria uma célula nota doze.  

Neste texto encontramos quatro homens que começaram uma célula embrião, que embora não tivesse ainda dez discípulos, as atitudes e motivações relatadas no texto nos mostram que, de fato, ela era uma célula nota doze e por isso iria crescer e multiplicar.

Mas, o que a tornou uma célula assim? Em primeiro lugar, o texto nos revela que uma célula que cumpre o propósito de Deus tem evangelismo, comunhão, edificação, multiplicação e serviço, ela é baseada em relacionamentos. No verso 3 diz: “alguns foram ter com Jesus, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens”.

1. Quando esse fato aconteceu, Jesus estava em Cafarnaum, sua base operacional. Ele foi para a cidade, provavelmente, porque em Nazaré não havia fé. É muito cansativo realizar qualquer coisa onde não exista fé; mesmo para Jesus Cristo. Ele mudou de cidade e muita gente o procurou para ouvi-lo e para serem curados. Dentre os que rumaram para Cafarnaum havia um grupo carregando um jovem paralítico, na esperança de o colocarem em contato com Jesus.

Que bom que esse homem conheceu uma célula! Porque na célula ele podia contar com amigos. O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Qual teria sido a sua situação? Mas ele não estava sozinho. Na célula sempre há verdadeiros amigos, aqui os relacionamentos acontecem e a vida é compartilhada.

2. Uma célula, somente é célula se estiver baseada em relacionamentos. Deus não nos criou para vivermos isolados. Aliás, a segunda coisa que Deus disse sobre o homem foi: “Não é bom que ele esteja só”, (isso não se aplica somente ao casamento…) Deus não criou seres humanos para a solidão, pois nem mesmo Ele é um ser solitário e somos a imagem e semelhança dEle. Sempre na bíblia aparece Deus Pai, Filho e Espírito Santo, isso sem falar dos anjos e o salvos em Cristo e de como será a eternidade; Uma grande família junta eternamente.

Hoje no mundo vemos muita gente vivendo sozinha, filhos sendo induzidos a saírem ainda jovens da casa dos pais para viverem sozinhos, achando que sobreviverá sem ajuda dos pais e da configuração de uma família, muitos estão se frustrando. O fato é que, não existem a formação do caráter e da maturidade para reproduzir um padrão correto sem a família. O simples fato de alguém achar que não precisa de ninguém é a maior evidência de que precisa. Ter relacionamentos é algo muito importante, por isso valorize a sua família, a sua célula e a sua igreja.

3. Em terceiro lugar, uma célula nota doze é uma célula onde há um ambiente de fé. Observe o que diz o verso 5: “vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico, os seus pecados estão perdoados e na sequência determinou, levanta-te, pega o teu leito e anda!”

Veja, não foi apenas a fé do paralítico que Jesus viu, mas a fé dos seus amigos da célula. Talvez você possa até pensar que ter amigos, não é preciso necessariamente estar ligado a uma célula. É verdade! Você pode ter amigos em qualquer lugar. A questão é que tipo de amigos você está reunindo na sua vida? Porque amigos podem ser parteiros, motivadores ou coveiros, pessimistas e até influenciadores para o mal e não para o bem.

O extraordinário na vida daquele paralítico é que ele estava numa célula, onde os discípulos amigos e companheiros acreditavam na possibilidade de mudanças na sua vida, porque, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem e nem trabalhassem na sua cura e libertação?

Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser transformada. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre. É muito difícil conviver com pessoas que nunca acreditam nas nossas idéias, nos nossos sonhos, nos nossos desejos e projetos e que sempre falam contrário desdenhando e desmotivando.

O que faz da célula um lugar extraordinário, não é o lanche, não é o sofá da casa, não é o ar-condicionado e nem a eloquência do líder. O que faz da célula um lugar maravilhoso é o ambiente de fé, amor, comunhão e amizade.

A célula nota doze é um lugar onde os problemas são confrontados com palavras proféticas, e não com problemas ainda maiores. Célula é um lugar para você compartilhar seus problemas e receber uma palavra de Deus para sua vida lhe dando um destino de esperança.

Devemos pedir pra Deus colocar homens e mulheres de fé no nosso caminho, porque não podemos andar com incrédulos. Eu quero andar com gente que vê o invisível e crê no incrível e no impossível, porque Deus é assim mesmo. nEle tudo de bom pode acontecer na sua e na minha vida!

No domingo passado no culto foi liberado decretos de cura, libertação e salvação nas famílias da igreja e foi profetizado que entramos num ciclo propício para vivermos milagres na nossa vida e família. Você crê, então vamos orar e receber estes decretos de benção nas nossas vidas em nome do Senhor Jesus!  Continua…

Esta palavra falou com você? Compartilhe…

Alguém aqui ainda não confessou sua fé em Jesus? Então orem comigo…

Próximo Sábado será culto de mulheres e domingo estará aberto a inscrição para o Encontro do Mover 2, se inscreva!

Amamos vocês

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir

Deixe um comentário