Tempestades para novos começos

Gênesis 8:1-18

O dilúvio foi a maior tempestade enfrentada pelo homem. Durante quarenta dias e quarenta noites, romperam-se as fontes das águas que subiam da terra e desciam do céu abundantemente. Os altos montes foram cobertos. Salvaram-se apenas Noé e sua família, esta era uma família que invocava o nome do Senhor e buscavam andar em retidão diante dEle.

A terra naquela época estava cheia de maldade, os pecados cresciam assustadoramente arriscando contaminar os filhos de Deus que continham a semente para o messias nascer, toda a imaginação dos homens estava pervertida e isso culminou com o julgamento de Deus e com a preservação do justo para um propósito maior. De Noé veio Abraão, de Abraão veio Israel e em Israel nasceu o nosso Jesus o Cristo.

O nosso alvo aqui é focar o dilúvio para revelar como Deus proporcionou através daquela família, que guardavam os seus preceitos, um novo começo. Creio que esta passagem não é somente profética sobre o tempo do fim conforme Jesus ensinou no evangelho de Mateus, mas também nos orienta como filhos de Deus, de como devemos enfrentar as tempestades da vida, dentro da arca da salvação (Jesus), com a perspectiva correta, de que as tempestades para nós, filhos de Deus, sempre trará um novo tempo e sempre nos colocará em novos territórios.

2022 é um ano de novos começos, acabamos de passar por uma grande tempestade chamada Pandemia, iniciamos este ano com uma perspectiva de conquista do território da promessa, muitas coisas que já estavam em processo de gestação virão à luz neste ano. Alguns podem dizer; a tempestade ainda não terminou, estamos em ano de eleição para mudanças necessárias e tem muita luta pela frente. Realmente, mas a vitória já está determinada para aqueles que permanecem firmes na fé.

 Enfrentar tempestade é um fato: Sempre existirá as tempestades nos territórios conquistados. A questão importante é que estas tempestades passam e deixam resultados positivos para aqueles que esperam em Deus e não vacilam. Eu não sei por qual tempestade você está passando hoje, mas eu sei que em toda tempestade, Deus proporciona para os fiéis, uma arca de segurança e um novo começo.

Tempestade sinaliza a necessidade de mudança. Quando Deus permite que haja um abalo em nossa vida, é para que ela melhore. Não creia nas mentiras do diabo. Todo abalo, toda crise que Deus produz ou permite na vida de alguém, é para levá-lo a um outro patamar. Tempo de tempestade é também tempo de mudança em nossas vidas.

Muitas pessoas se alegram com a calmaria, é evidente que esta calmaria reflete bonança que todos desejamos e ela faz parte dos ciclos que vivemos e viveremos nesta terra, mas nem sempre calmaria é sinal de vitória. Ela pode significar apatia espiritual. Às vezes Deus precisa abalar nossa vida para que despertemos e estejamos fortes, pois águas calmas não formam verdadeiros marinheiros.

A tempestade nos prova. Todos precisamos ser provados e aprovados. Depois de quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca. O dilúvio representava um tempo de provação que Noé precisava enfrentar. Perseverando, crendo na promessa de Deus, sem murmurar, sem reclamar, ficando firme na presença de Deus, deu a Noé o privilégio de preservar a semente da continuidade da vida, da qual nasceria Jesus e de um novo começo para ele e sua família.

Na provação, as janelas se abrem. Após quarenta dias, Noé abriu a janela, o sol entrou, o dia não estava mais cinzento. Deus tem uma janela para sua vida. Se você ficou firme no tempo da provação, Ele vai dizer basta! Neste dia haverá uma nova vista de esperança diante dos seus olhos e no seu coração. Se você tem passado por um tempo de provação, saiba que é no tempo da provação que as janelas se abrem.

Noé soltou o corvo, ele ia e vinha. O corvo era o sinal de que o juízo de Deus ainda não havia terminado.

Deus é tão bom que até o fim do juízo Ele avisa. Ele avisa para que você não seja precipitado e espere pacientemente a hora de agir. O corvo ia e voltava, ia e voltava, era o sinal de que nem tudo estava resolvido ainda, mas vai chegar o tempo em que Deus não enviará mais o corvo e sim a pomba que é símbolo do Espírito Santo e da paz. Deus te dará discernimento para compreender o tempo e as estações e você vai agir corretamente em cada uma delas!

Depois Noé soltou uma pomba. Esse novo tempo teve três fases:

1. Semente de fé. A pomba voou sobre as águas do dilúvio, sobre a tribulação, sobre o juízo, sobre a morte. A paz foi liberada, mas Noé não podia desfrutar plenamente dessa paz, as águas do dilúvio ainda estavam sobre a face de toda a terra. Não importa se as águas do dilúvio ainda insistem em cobrir a terra ao nosso redor, pela fé declare a paz de Deus no seu território. Libere a Palavra da fé e tudo muda!

2. Uma pequena evidência. Depois de sete dias, Noé tornou a enviar a pomba e, quando ela retornou, no seu bico havia um ramo de oliveira. A oliveira é uma árvore baixa. Noé sabia que a terra estava logo ali embaixo. A bênção estava logo ali. Quando você persevera, o Senhor começa enviar sinais mostrando o que Ele vai fazer. Ainda que sejam pequenos sinais, eles antecedem a vitória.

3. O sinal definitivo. Verso 12, ele enviou a pomba e esta não retornou indicando; tem lugar de pouso. Noé e sua família foram estabelecidos em terra firme, no monte Ararate, lugar alto. Um novo começo.

Tempo de recomeço. Tempo de novos níveis. Deus nos chamou para andarmos em novidade de vida. Não somente a vida eterna que teremos com o Senhor Jesus, mas existem aqui nesta terra processos novos que Ele faz nascer em nossa vida. Novo frescor, nova graça, nova unção, novas oportunidades. Ainda neste ano de 2022 há coisas novas e boas nascendo em sua vida, família, ministério e finanças!

Um novo começo é um tempo de repensar e rever a nossa vida, a nossa fé, a nossa agenda, nossos compromissos com Deus e nossas finanças. Para vencermos e vivermos ciclos de crescimento, prosperidade e avivamento, precisaremos dar a Deus o primeiro lugar em nossa vida, sempre!

Eu profetizo sobre nossa vida um tempo de refrigério e força para dar à luz a muitas coisas boas e maravilhosas que o Senhor está liberando do reino do Céu sobre nós, ENDJ. (Atos 3.19-21).

Líder ore por todos!

Amamos a sua vida!

Apóstolos Eliezer e Zenita

ATENÇÃO: Próximo domingo será a nossa festa de Pentecostes, Venha com sua família, participe!

Imprimir

Deixe um comentário