Tema: Convertendo a Mente Paga à Mente de Cristo

2 Timóteo 3:1-9

No primeiro texto o Ap. Paulo fala profeticamente, sobre um quadro psíquico e comportamental, bastante próximo do que estamos vivendo na sociedade atual. Estamos assistindo, de forma assustadora, uma transformação do ser humano, para uma personalidade cada vez mais introspectiva (fechada em si mesma) e fria (indiferente e insensível).

O mais incrível é que o Ap. Paulo não prevê esta deterioração moral e afetiva só na vida dos ímpios, Ele deixa claro que estes traços de caráter surgiriam também em meio aos crentes. Para ilustrarmos esta triste realidade, podemos perguntar: quantos líderes que aqui estão, já sofreram com traições, ingratidão e desonra por parte de irmãos e de discípulos?

Todos estes sinais apontam para a segunda vinda de Cristo, que será antecedida por um esvaziar-se do amor. Em Mt 24:12 diz: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.

Quatro principais influências espirituais determinam esta formatação de pensamento e conduta:

1. O Humanismo: Toda elaboração de valores parte do ser humano, baseada em escolhas pessoais, e sem interferência externa, ou seja, completamente desligada de qualquer código ético ou religioso (o Humanismo exclui o Criador e coloca o homem como o centro de tudo).

2. O Hedonismo: Hedon no grego quer dizer prazer. É a concepção de um estilo de vida baseado no prazer, onde o principal objetivo é você fazer só aquilo, ou tudo aquilo, que te satisfaça e gere prazer, no campo espiritual, emocional e físico, livre e sem culpa.

É uma forma de culto ao ego, que elimina a dor por meio da fuga. Ex. Se algo me contrariar ou oprimir eu me retiro.

3. O Relativismo: Esta é uma das mais nocivas ideologias, pois rompe totalmente com a verdade bíblica, eliminando as balizas do certo e errado, verdade e mentira. No relativismo, como o próprio nome já diz, tudo é relativo, a verdade depende do ponto de vista de cada cultura, ou da defesa de um interesse no momento.

4. O Materialismo: É a filosofia baseada na hipervalorizarão dos valores materiais, o que impede a muitos de se alcançar a dimensão espiritual. Em 1 Tm. 6:10 o Senhor diz: “O amor do dinheiro é a raiz de todos os males”, nos revelando assim, a origem de cobiça, contendas, corrupção, divórcios e homicídios. Além destes muitos problemas gerados pelo excesso de amor ao dinheiro, algo que tem refreado o crescimento da igreja, é o fato de muitas pessoas não abraçarem seu chamado como líderes espirituais, por uma dedicação extrema à sua vida profissional e material. Em Mt. 6:24 Jesus adverte: Não podeis servir a Deus e às riquezas.

A igreja dos dias atuais, está enfrentando estes poderes, plasmados no comportamento das pessoas dentro e fora do ambiente cristão.

Como tomar desta matéria prima, para dela formar discípulos?                       Como acessar a mente e o coração de uma geração tão entorpecida e alienada?

A resposta a estas perguntas está no segundo texto (2 Co. 10:3 a 6), onde o Ap. Paulo fala em destruir estruturas de pensamento e sofismas (ideias aparentemente corretas, mas que são enganosas e nocivas ao ser humano e contrárias às ideias do Criador).

Para quebrar estes poderes opressores, a igreja precisará usar armas espirituais. Só o uso deste poder sobrenatural, dará a igreja o poder de influenciar ao invés de ser influenciada.

A Visão M12 representa o desafio de vivermos o evangelho de forma espiritual e verdadeira, isto quer dizer um evangelho sem alegorias, sem persuasão humana, ou vinculação emocional.

A igreja não pode ser um clube, um lugar apenas de encontro social. Para cumprir sua missão de fazer discípulos e formar líderes, a igreja precisará ser espiritual, fluindo no poder do Espírito Santo.

Ap. Paulo diz que as armas dadas por Jesus a igreja, são poderosas para destruir as fortalezas da mente e levar os pensamentos cativos a mente de Cristo, ou seja, são armas poderosas para levar o ser humano incrédulo e irreverente, a tornar-se ensinável e obediente (este é o perfil de um verdadeiro discípulo).

Vamos rapidamente identificar estas armas espirituais:

1. A Oração: É onde tudo tem origem, a oração protege e edifica, é sem dúvida a chave do avivamento. Jesus não ensinou os seus discípulos a pregarem, ou a fazerem milagres, mas Ele os ensinou a orarem (Ex. Orações das aqui no altar da igreja, relógios de oração nas gerações, redes etc.).

2. A Palavra: É a semente da vida e precisa ser lançada, pois é o elemento que gera a fé e a salvação (a palavra evangelística, ensinada, confessada, profetizada e praticada). A palavra estabelece atmosferas, traz a existência o que não existia, e define o futuro dos que usam este precioso dom (a palavra profética).

3. Jejum: É o armamento pesado que quebra o poder dos principados e potestades. É imprescindível aos processos de libertação e cura. (Jesus disse: “Há certas castas que só saem com jejum e oração”). (Aquele Jejum mais focado, intenso, sacrificial em consagração, busca, intercessório…)

4. O Amor: É a arma que o nosso inimigo espiritual não possui, por ser um ser totalmente desprovido de misericórdia (Ex. Certa vez na libertação de um discípulo, um demônio declarou: “o que dificulta minha permanência na vida deste moço, é o amor que vocês, da igreja, têm por ele” – Ap. Fábio).

Se estas quatro armas forem usadas simultaneamente, não há como a igreja não crescer e multiplicar, e a mente pagã deste mundo, se renderá à mente de Cristo.

Que o Yaweh Tzevaot lhes abençoe e multiplique e lhes dê vitória sobre todo mal ENDJ.

Amamos vocês.

Aps. Fábio e Claudia Abbud e Aps. Eliezer e Zenita