Desenvolvendo a Resiliência

Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. (Hb 11.34)

Resiliência é a capacidade que uma pessoa possui de lidar com problemas, dificuldades, superar os obstáculos e ainda manter o foco no real propósito.

Certamente, neste momento em que vivemos, com dois anos de pandemia, com tantos argumentos contrários, precisaremos desenvolver e aperfeiçoar esta habilidade. É comprovado que os grandes líderes, aqueles que fizeram e ainda fazem grandes coisas neste mundo, conseguiram desenvolver muito bem esta capacidade. Sendo assim, quanto mais preparado como líderes no reino de Deus estivermos, melhor será a sua soma de resultados.

Podemos perceber a capacidade de resiliência que o Apostolo Paulo desenvolveu quando o mesmo declara em Filipenses 3.13-14 a sua maneira de pensar e agir: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.

Podemos extrair três atitudes que o Apostolo Paulo pensava e executava para que o mesmo pudesse alcançar seus objetivos ministeriais, são eles:

1. Fazer uma auto avaliação de seus resultados

“Irmãos, não penso que eu mesmo já tenha alcançado”. Para que ele falasse sobre isso, foi preciso fazer uma auto avaliação de suas tarefas. Todo líder precisa encarar os seus resultados, mesmo que os resultados não foram bem-sucedidos. O líder que constantemente recebe um feedback de suas ações,  consegue chegar a um ponto real de sua partida, podendo então fazer um planejamento adequado para alcançar as novas metas e objetivos.

Sem esta auto avaliação, é quase impossível obter sucesso desejado! Para e pense: “O que você alcançou até agora”? Quais foram os seus resultados?

2. Entender que o passado não pode comprometer o nosso futuro.

“… mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”.

Independentemente do resultado encontrado através desta auto avaliação, o mais importante é olhar para frente. O líder resiliente possui a capacidade de não deixar com que os fracassos anteriores comprometam os resultados do futuro. O passado, as ações executadas anteriormente, não podem jamais parar a atitude do líder de avançar em seus projetos.

Todo grande líder simplesmente esquece o que ficou para trás, pois ele sabe que o “hoje” é o mais importante. O passado não mudará o nosso futuro, mas podemos aprender com ele, pois estamos vivendo hoje o resultado dele, agora, o presente sim, este pode mudar o nosso futuro! O que fizermos hoje nos proporcionará um resultado daqui a algum tempo.  A nossa rotina diária desenhará o nosso futuro.

Em nossa auto avaliação, encontramos algo que não foi o que esperávamos? Será que conseguimos diagnosticar algo que deu errado? Seja resiliente, não deixe com que estes resultados comprometam o seu futuro.

3. Precisamos definir o alvo “objetivo” e focarmos nos benefícios

 “… prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Os verdadeiros líderes possuem alvos e objetivos na vida “propósito”. Dificilmente alguém seguirá uma pessoa que não sabe aonde deseja chegar.

O propósito é maior do que qualquer adversidade, do que qualquer obstáculo. Sendo assim, os líderes que possuem metas, tendem a desenvolver a sua capacidade de resiliência com muito mais força e propriedade. O apóstolo Paulo sabia aonde ele queria chegar, como também, os resultados que obteria se conseguisse cumprir todos os seus objetivos.

Uma meta sem propósito, um trabalho sem perseverança ou fazer por fazer, terá o mesmo resultado de correr atrás do vento. Precisamos saber e ensinar o que iremos ganhar se cumprirmos as etapas do projeto e se alcançarmos os alvos estabelecidos. O apostolo Paulo sabia qual seria a sua recompensa aqui e na eternidade, caso ele alcançasse os objetivos proposto por Deus para a sua vida.

Será que sabemos o que iremos ganhar ao alcançarmos os objetivos de Deus para nós? Quais serão os benefícios? Por que devemos perseverar para alcançar as metas de Deus confiadas a nós?  Se conseguirmos responder a estas perguntas, ao final de nossa vida, chegaremos a conclusão de que tudo valeu a pena, estaremos plenos em Deus e em nós mesmos, sentiremos em nosso coração, que a nossa vida teve sentido, teve propósito. Deus não vai cobrar de nós aquilo que está além da nossa capacidade.

Tipos de pessoas resilientes

1. A Resiliência de José: Odiado, desprezado, ameaçado de morte, vendido como escravo. Viveu no Egito como escravo, passa anos na prisão e sai desta prisão para ser o governador do Egito.

2. A Resiliência do Apóstolo Pedro: Depois de negar três vezes a Jesus, praguejando e jurando que não conhecia tal homem. Chora amargamente, se arrepende e levanta-se restaurado e no dia de Pentecoste ganha três mil almas ao Senhor e continua crescendo nas suas conquistas.

3. A Resiliência do apóstolo Paulo: Em perigo de morte, muitas vezes. Recebeu dos judeus cinco quarentenas de açoites, por três vezes foi açoitado com varas, foi apedrejado, sofreu três naufrágios, em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos. Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, não desistiu do cuidado das igrejas nos mínimos detalhes cumprindo assim com maestria, a carreira proposta por Deus, gerando muitas igreja para o Senhor Jesus.

Quais são os nossos alvos? O que ganharemos com isso? Os resultados estão de acordo com os nossos valores adquiridos em Deus? Este é um tempo de estamos unidos neste propósito de vencer os obstáculos que nos é imposto pelo mundo e o maligno, se perseveramos em fé e amor, crendo que Deus é fiel em suas promessas, que Ele não falhará conosco, se fizermos o nosso melhor, teremos do melhor de Deus na nossa vida, família, ministério e igreja!

Deus nos deu uma visão de crescimento e conquista, sabemos o que queremos e qual é a grande comissão de Jesus para nós, a Visão Celular M12 é uma revelação do modelo perfeito de Cristo que nos ajuda a ganhar e fazer discípulos de todas as nações!

Seja forte, seja perseverante, seja resiliente em fé para viver o seu chamado e você viverá uma linda e poderosa conquista que perdurará até a volta de Jesus!

Orar pelos desafios e obstáculos que se interpõem entre nos e as conquistas em Deus e liberar a unção para crescer e prosperar em nome do senhor Jesus!

Deus abençoe a sua vida, sua família, discípulos e igreja!

Imprimir

Deixe um comentário