Seja livre livre em Cristo

João 8:31,32

A palavra ministrada domingo passado no culto na nossa igreja, falou sobre o pátio do cárcere que estava entre a porta da fonte e a porta das águas dentro dos muros de Jerusalém. Vimos nestas ministrações das portas que nós somos a Jerusalém de Deus na terra, o muro representa a nossa alma e o templo representa o nosso espírito onde Deus está, e são as portas que dão acesso ou que retém a entrada de inimigos, elas representam também a nossa decisão, pois somos nós que decidimos quem ou o que entra e sai da nossa vida.

O pátio do cárcere fica ligado ao muro do lado de dentro falando das cadeias da alma que muitas vezes com ou sem a nossa permissão ou conhecimento, nos prendem impedindo a vontade perfeita de Deus se cumprindo em nós. A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, ela nos faz plenos e felizes, eu quero a vontade de Deus cumprindo totalmente em minha vida.

Tragicamente, a maioria dos cristão não percebem quem eles são em Cristo. Desde o dia em que nascemos somos programados pelo nosso meio-ambiente e pelas pessoas em nossas vidas para uma vida independente de Deus e uma identidade de escravo. Nós interpretamos o significado das experiências da vida através da peneira da nossa orientação pessoal e reagimos de acordo.

Para o grande número de pessoas que experimentaram desde a mais tenra infância a rejeição, abandono ou abuso, existe uma atitude arraigada ao sistema pessoal de fé: “Eu não tenho nenhum valor”, “Eu não sou suficientemente bom”, “Não é possível me amar.” Mesmo aqueles entre nós que tivemos uma infância aparentemente completa, já fomos vítimas de alguma forma das mentiras sutis do inimigo.

Sem exceção, todas as pessoas, mesmo aqueles que nasceram e cresceram na igreja, tiveram algum tipo de crença não bíblica que o inimigo utilizou para mantê-las na escravidão. É importante reconhecermos essas crenças errôneas que tivemos no passado, renunciá-las como mentiras, reprogramar e renovar as nossas mentes com a verdade que é a Palavra de Deus.

Vivos Fisicamente, Espiritualmente Mortos. Gênesis 2:7 diz: “Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Adão estava vivo de duas maneiras: Em primeiro lugar, estava vivo fisicamente; a sua alma e espírito, estavam em união com o seu corpo físico. Em segundo lugar, estava vivo espiritualmente; a sua alma e espírito, estavam em união com Deus.

Em Gênesis 2:16 e 17 lemos: E lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Bem, Adão desobedeceu a Deus e comeu daquela árvore. Ele morreu fisicamente? Não inicialmente, mas o processo de morte física começou ali, mas a morte espiritual foi imediata, e isto se tornou dramaticamente aparente através da sua separação de Deus.

Daquela época em diante, todas as pessoas nascidas neste mundo estão fisicamente vivas, mas espiritualmente mortas, separadas de Deus. Antes de nos achegarmos a Cristo, não tínhamos a presença de Deus em nossas vidas nem o conhecimento dos Seus caminhos. Então aprendemos a viver independentes d’Ele.

Efésios 2:1 diz:Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” O que quer dizer estarmos mortos? Estávamos mortos fisicamente? Claro que não, mas estávamos mortos espiritualmente; nós estávamos separados de Deus.

Jesus veio remover esta separação. Ele disse em João 10:10: “… Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Muitas pessoas acham que a vida eterna é algo que elas vão receber quando morrerem, mas em primeiro João 5:11 e 12 diz: “E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.”

Todos nós que cremos estamos vivos em Cristo agora mesmo. Estar vivo quer dizer que a nosso espírito e alma estão em unidade com Deus. Através de todo o Novo Testamento vamos repetidamente ver a verdade de que estamos em Cristo e de que Cristo está em nós. E é esta vida que nos dá a nossa identidade essencial de filhos e herdeiros de Deus.

Agora, em Cristo, você tem a vida eterna e a identidade de filho, então você tem direito de rejeitar as prisões e cadeias espirituais, emocionais e hereditárias, hoje você pode sair deste cárcere e tomar posse das bênçãos que Deus tem para você nesta terra e eternamente.

Tome posse, declare que você crê, peça ajuda ao Espírito Santo, confesse sua fé e viva a vitória de Jesus na sua vida. Jesus disse no texto base de hoje: Se vocês que creram, permanecerdes na minha palavra, então serão os meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Isso fala de permanência, continuidade, integração, congregar de forma contínua.

Se integre na igreja e não falte nos cultos, Cresça, Frutifique, Multiplique e governe. Deus começou uma boa obra na sua vida e vai completa-la, até a volta do Senhor Jesus, isso se você desejar, querer e buscar!

Prática: o que esta palavra acrescentou ou falou na sua vida?

Líder, ore por todos e por três cadeiras vazias e façam o propósito de todos desta célula estarem juntos no culto domingo adorando ao Senhor.

Amamos vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir