O Evangelho da Salvação é para todos

Atos 13:2 e 3

Hoje vamos falar de um dos homens mais importantes na história do Cristianismo, o apóstolo Paulo. A bíblia mostra que Paulo, era anteriormente chamado de Saulo, ou seja, nas primeiras passagens bíblicas a seu respeito, ele aparece com o nome de Saulo e alguns capítulos depois, sem nenhuma explicação ou detalhamento passa a ser chamado de Paulo.

A maioria de nós conhece a história de Saulo, um judeu que era perseguidor de cristãos imbuído da missão de matá-los com autorização em mãos dos religiosos da época, e que um dia, quando teve tem um encontro com Jesus, fica cego por 3 dias e depois disso é curado, se converte, muda de nome e passa a ser o maior pregador do Evangelho de Jesus Cristo.

Muitos de nós certamente associamos o nome Saulo ao tempo de maldade e pecado de Paulo, antes de sua conversão. Na verdade, isso não é o que aconteceu.

Mesmo depois de ter tido seu encontro com Jesus e sua vida transformada a ponto de passar de perseguidor de cristãos ao mais apaixonado pregador e defensor das verdades cristãs, ele ainda é chamado de Saulo na palavra de Deus. No texto que lemos de  Atos, o Apóstolo Paulo estava sendo enviado pelo Espírito Santo para a sua primeira viagem missionária como pregador e propagador das boas novas da salvação, ele ainda era chamado de Saulo: “E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando e impondo as mãos sobre eles os enviaram.”

Apenas alguns versículos adiante, em Atos 13:9, aonde Saulo e Barnabé já haviam desembarcado em seu destino missionário é que em um único versículo, sem grandes explicações, a bíblia diz o seguinte: “Todavia Saulo, também chamado PAULO, cheio do Espírito Santo, fixando os olhos nele, disse…”.

Na verdade Saulo não recebeu um novo nome. A bíblia mostra que ele tinha dois nomes diferentes, fato muito comum naquela época para um judeu que tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo. Saulo era um nome hebraico e apenas quando começa sua viagem missionária para evangelizar os gentios ele adota o nome romano de Paulo.

A mudança de nome, ou passar a adotar o nome Paulo então era uma medida estratégica, cheia de sabedoria para alcançar os gentios, para poder circular no meio deles, tocá-los com a mensagem do Evangelho mais facilmente e naturalmente.

Refletindo sobre tudo isso, podemos entender que o fato de Saulo ter seu nome mudado para Paulo, revela que devemos fazer de tudo o que for possível, desde que seja legal, para pregar o evangelho, existe um enorme poder numa estratégia para alcançar a todos. Ele se fazia de fraco para ganhar os fracos, se fazia de sábio para os sábios, de forte para os fortes e até se fazia de tolo para ganha-los para Jesus.

Ele era judeu e tinha cidadania romana, então ele utilizava de tudo o que dispunha, ele se apresentava como Romano para os romanos e de Judeus para ganhar os judeus. Ele tinha formação judaica, formado na escola rabínica com o Fariseu Gamaliel (faculdade religiosa da época). Ele usava esta formação para evangelizar os reis, os governadores e nobres de sua época, e quando estava com pessoas simples, ele se apresentava como tal, falando na linguagem simples daquelas pessoas.

Muitos cristãos hoje pelo mundo afora, querem pregar o evangelho de Jesus com arrogância, violência, “invadindo” territórios, zombando das crenças e tradições de alguns, ao invés de aproximarem-se discretamente, com sabedoria e estratégias espirituais.

O Apóstolo Paulo teve muito êxito na edificação da Igreja de Cristo, evangelizando os gentios e os judeus, ganhando e formando discípulos. Embora ele tivesse a verdade absoluta acerca da salvação e libertação, não se portava como tal, como muitos cristãos se portam hoje, e sim como o mensageiro da Verdade que salva e liberta!  E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).

O mundo que já está em trevas não precisa de pregadores que lançam mais culpa e condenação sobre ele. O mundo precisa de pregadores das boas novas da salvação e libertação. 

A igreja no engano se isola do mundo, se fecha nela, não transita no meio dos “pecadores”, sem entender que estar no meio deles NÃO significa viver igual, aprovar as coisas erradas, não, mas transitar como luz que não julga e nem condena, mas revela o amor de Cristo por um estilo de vida diferente, com uma linguem que edifica e constrói esperança nos corações.

A igreja de Cristo que somos nós, precisa aprender a pregar não por persuasão de palavras e discussões intermináveis, e sim por demonstração de poder do Espírito, como disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2:4 “Minha mensagem e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria (comum), mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”

Jesus, O Cabeça da Igreja se humilhou, andou com os pecadores, pregou o amor e o perdão incondicional. Hoje nós só estamos aqui porque alguém com habilidade e sabedoria, conduzido pelo Espírito Santo de Deus, falou para nós deste amor, veio até nós, não com pedras nas mãos para nos condenar e sim para anunciar que há um Caminho, uma Verdade e uma Vida, JESUS, que nos levaria onde todo homem e mulher quer chegar, aos braços do PAI Celestial!

Hoje a igreja precisa voltar ao princípio de tudo, parando de proclamar uma religião e fazer o que foi comissionada a fazer, discípulos de Jesus! Nossa pregação tem que ser Jesus, sua vida e modelo. Temos que fazer como o apóstolo Paulo, sermos imitadores de Cristo.

O projeto casa de paz que estamos implementando na igreja, nos leva onde as pessoas estão, nos leva nas casas, nas famílias e aquelas pessoas que estivem abertas ao evangelho, serão alcançadas por nós, e aquelas que estiverem fechadas, terão a oportunidade de um dia serem salvos pela semente da Palavra que for semeada. Se organizem, já vão formando as duplas e os casais, vamos nos dispor a irmos neste precioso envio vindo da parte do Senhor!  

Deus te abençoe com uma vida cristã sem religiosidade e muita presença e poder do Espírito Santo de Deus!

Amamos vocês,

 

Imprimir

Deixe um comentário