Libertos da Procrastinação – Parte I

Êxodo 8.1-10

A Bíblia é um livro maravilhoso e possui situações extraordinárias. A Palavra de Deus tem respostas para todas as nossas necessidades e também trata com todos os tipos de problemas, com todos os tipos de impedimentos para o agir de Deus em nossas vidas. Neste texto de hoje vemos uma parte das mais interessantes histórias da Bíblia. Esse texto tem muito para nos ensinar.

O Espírito Santo quer agir e não há nada e nem ninguém além de nós mesmos que possa impedir o Seu mover nas nossas vidas. Você pode pensar que o diabo possa impedi-lo, mas é um engano, não há diabo, nem circunstâncias, nem ninguém que possa impedir o mover de Deus em sua vida. Na verdade, como já dissemos, só uma pessoa pode impedir o mover de Deus em sua vida, você.

Eu sei que muitos gostam de culpar o diabo, ou as circunstâncias, mas, na verdade, devemos ter a postura honesta de olhar para nós mesmos e dizer: “Eu mesmo fui impedimento, eu mesmo fui um obstáculo para receber de Deus!”. Esse é o único obstáculo que Deus não pode transpor porque Ele respeita a nossa liberdade, Ele respeita a nossa escolha.

Deus deu a cada um de nós a liberdade de escolha, você pode escolher, você pode decidir. Deus espera que façamos nossas escolhas pautadas nos princípios eternos, a vida é resultados das nossas decisões. Mas, muitas vezes, faze­mos escolhas indevidas, tolas e sem a sabedoria dada por Deus através do conhecimento da Sua Palavra.

Voltando à história da Praga das Rãs, vemos algo muito interessante acontecendo com Faraó e que, hoje, pode estar acontecendo também na sua vida. O que impediu a bênção na vida de Faraó, e que pode estar acontecendo em sua vida chama-se procrastinação, o que significa “deixar para amanhã o que se poderia fazer hoje”, significa estar sempre adiando, deixando para depois. Foi isso o que aconteceu na vida de Faraó.

No começo do Livro de Êxodo, Deus estava em demanda com Faraó que escravizava o povo e não queria deixar o povo sair para servir ao Senhor na terra da promessa e, através de Moisés, o Senhor mandou dez pragas. A Praga das Rãs é a segunda delas.

Um dos falsos deuses adorado pelos egípcios tinha a forma de rã. Logo, quando Deus mandou a Praga das Rãs, Ele estava zombando deste falso deus. Já que vocês adoram rãs, Eu darei muitas rãs para vocês. Casas, panelas, guarda-roupas, todo lugar que vocês forem estará repleto de rãs.

E no meio da Praga das Rãs, a Bíblia diz que Faraó chamou Moisés e lhe pediu que retirasse as rãs do meio do Egito. Moisés lhe pergunta, então, quando Faraó quer que as rãs acabem. O que Faraó respondeu? Amanhã! Isso não assusta você? Faraó disse: “Hoje não, hoje eu não quero a bênção. Amanhã você ora, Moisés. Amanhã.

Isso é assustador. Faraó queria passar mais uma noite com rãs na cama? Ele queria sentar-se à mesa e comer e o prato estaria cheio de rãs? Ele queria passar mais um dia com as rãs?

Hoje Deus também pergunta a você: “Quando você quer receber a bênção?”. Hoje Deus lhe diz: Eu estou com as minhas mãos estendidas e, agora mesmo, Eu posso estender o meu braço de poder e mudar sua história. Agindo Eu quem poderá impedir-me? A minha mão não está encolhida para não poder abençoar, nem o meu braço está fechado para não poder liberar a bênção que você precisa. Eu estou com a mão estendida. Eu quero abençoar a sua vida, mas quando você quer ser abençoado?. A sua resposta será a mesma de Faraó? Você dirá a Deus: Amanhã, hoje não?

Muitas vezes não temos mais de Deus porque sempre estamos deixando para amanhã, sempre planejamos fazer algo amanhã. As pessoas vivem dizendo: “Amanhã é o dia que eu vou começar o regime, amanha eu vou entrar na academia, amanhã eu vou começar a estudar inglês, amanhã eu vou começar a gastar mais tempo com a minha família, com os meus filhos, amanhã eu quero separar mais tempo para orar, amanhã eu quero começar a ler a Bíblia, amanhã eu vou liderar uma célula, amanhã eu começo a ser fiel…”! E o amanhã nunca chega, sempre amanhã, sempre amanhã.

Quem deixa as coisas sempre para amanhã vê a vida passando sem vivê-la. Não vive e no dia-a-dia o diabo vai roubando dele a existência. Muitos deixam de desfrutar as bênção de Deus conquistadas por Jesus Cristo na sua morte e ressurreição porque deixou para amanhã, porque não quis naquela hora, porque não foi naquele dia, porque não recebeu naquele momento ou porque não foi naquele culto…

O Espírito Santo está agindo na Terra agora, Ele já está agindo no meio da Igreja de Cristo, Ele já está se movendo, Ele já está caminhando e operando sinais, maravilhas e milagres. Mas muitos de nós estamos aguardando, esperando que algo aconteça, que algo venha, que uma chuva caia, que o mover aconteça, mas o mover de Deus já está acontecendo agora. Deixe-me dizer uma coisa: Saia dessa postura de espera, de adiar, de deixar para amanhã. O tempo da bênção do Senhor é hoje!

Por que nós adiamos tanto o que deveria ser feito imediatamente? Por que adiamos nos mover em Deus se podemos fazer agora? Por que adiamos receber a bênção se precisamos dela hoje? Por que o Faraó, mesmo passando tantas adversidades com as rãs, rejeitou receber a bênção na hora em que Moisés ofereceu? Talvez pelos mesmos motivos alguns cristãos têm rejeitado receber a bênção do Senhor hoje, sempre deixam para amanhã para crer e agir. Precisamos ativar a nossa fé hoje, precisamos nesse momento praticar os princípios eternos de Deus.

Se você quer ser abençoado em uma reunião da igreja, seja aqui na célula ou num culto, venha disposto a trabalhar com Deus, a busca-lo, a aplicar seu coração. Em certos dias parece que o céu está logo acima da gente, que é só estender a mão e tocar em Deus. Mas há dias em que parece que tudo está tão longe, que é tão difícil tocar no Senhor, mas Deus fez os dias assim para produzir em nós esta disposição, para ver se realmente O queremos, se estamos dispostos a buscá-lO de todo o nosso coração.

O Senhor nos diz que o dia da nossa oportunidade é hoje, amanhã haverá outras e não podemos deixar passar. Devemos aproveitar essa grande bênção que Deus quer nos dar hoje, pois as oportunidades de amanhã não podem ser alcançadas hoje e a de ontem já se foi, só amanhã teremos maturidade para receber àquilo que vem de Deus no ciclo de amanhã. A medida em que crescemos no conhecimento do Senhor, subimos degraus novos na maturidade, e segundo este princípio somos ampliados nas nossas conquistas.

Quando falamos de ontem, hoje e amanhã, estamos nos referindo sobre ciclos de dias, meses e até anos, tudo depende da nossa resposta nos testes de fé, fidelidade, perseverança, encargo, tentações que enfrentamos diariamente. A nossa busca pela presença de Deus deve ser fervorosa e incessante, pois Ele sempre aplica testes na nossa trajetória de vida para que uma vez aprovados, tenhamos legitimidade e autoridade para tomar posse daquilo que é nosso em Cristo Jesus!

Bem, voltando as rãs, porque Faraó adiou? Que motivos nos fazem gostar tanto de adiar decisões importantes?

Estas respostas você terá na próxima semana! Até lá! Amém!

É hora de meditar e compartilhar: Você tem alcançado as bênçãos do Senhor em sua totalidade? Ou as bênçãos têm ficado para amanhã? As decisões para viver as promessas de Deus em sua vida têm sido sempre adiadas? Você se acostumou a sofrer e acha que a situação não mudará?

Atenção: Próximo sábado as 19:30 culto de Jovens e próximo domingo as 18:00 horas a Santa Ceia do Senhor, esperamos você, até lá!

 No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir

Deixe um comentário