Jesus a nossa verdadeira Páscoa

1 Coríntios 5:7 e 8

Neste final de semana passado celebramos a Páscoa com um lindo musical chamado a história da Rainha Ester, uma judia que se tornou rainha na terra do cativeiro, na província da Pérsia numa cidade chamada Susã, capital do império situada a leste do atual Irã, ela foi poderosamente usada por Deus para livrar os Hebreus (povo de Deus) da morte, onde deu origem a festa de Purim que comemora a salvação dos judeus do plano de Hamã, para exterminá-los da face da terra, esta festa é na mesma data sorteada por Hamã para isso.

Alguns aqui podem estar pensando: Erraram a data da festa? A Páscoa aconteceu há 3 semanas atrás. Não tiveram tempo de ensaiar a peça e fizeram só agora? Estão judaizando a igreja, pois a Páscoa dos judeus aconteceu nesta semana. A resposta não é nenhuma destas. Acho que poucos sabem que até o ano 326 a Páscoa cristã e a Páscoa dos judeus eram na mesma data. E isso não era apenas uma coincidência.

O nome Páscoa é derivado de PESSACH, uma palavra hebraica que significa passar além, em menção ao anjo da morte que passou sobre as casas no Egito e por causa do sangue do cordeiro que estava nas portas das casas dos Hebreus, não entrou e nem tocou os primogênitos destas famílias, mas nas casas dos egípcios que não tinham o sangue do Cordeiro, entrou e trouxe ali destruição e morte. A única coisa que pode barrar o destruidor é o Sangue do Cordeiro Jesus!

A verdade incontestável é que NÓS CRISTÃOS BEBEMOS DA MESMA FONTE QUE OS JUDEUS! Você sabia que a última ceia que Jesus estava celebrando era um PESSACH, Páscoa dos judeus, por que Jesus era Judeu e como Messias precisava cumprir todas estas festas? Logo após essa Ceia Jesus seria morto e seu sangue derramado na cruz para a remissão dos nossos pecados.

Alguma semelhança com o sacrifício de um cordeiro sem mácula e o sangue deste aspergido nos umbrais das casas dos Hebreus no Egito para livrar o povo judeu do anjo da morte? Sim. O que parecia apenas uma coincidência de datas era na verdade um sinal de Deus de que Jesus Cristo era e é o nosso Cordeiro Pascal, o Messias, O Redentor, O Salvador!

Em 1 Coríntios 5:7 e 8 que lemos diz:” Limpai, pois, o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois, sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os pães asnos da sinceridade e da verdade”.

Os Apóstolos Paulo, Pedro, João e Thiago eram todos judeus e receberam Jesus como o Messias, porém, foram uma minoria. Uma grande parte do povo judeu não o reconheceu como o Messias e até hoje muitos não o reconhece. Em João 1:11 e 12 diz:Veio para o que era seu, e o seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.”  

Enquanto nós cristãos o recebemos como o Messias e estamos esperando a sua prometida volta, muitos judeus ainda aguardam a vinda do seu Salvador. Como a maioria dos judeus e cristãos da igreja atual não conseguem enxergar esses sinais tão claros que nós enxergamos? Porque decidimos não praticar rituais sem nenhum entendimento. Decidimos perguntar por que fazer, para então decidir o que fazer! A Bíblia nos dá todos os parâmetros da vontade de Deus.

Entendemos Romanos 12 que diz que para vivermos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, precisamos não nos conformar com as coisas deste mundo e sim nos abrir para questionar as práticas que destroem famílias inteiras, e renovar a nossa mente com a Palavra de Deus para sermos transformados e nunca sermos enganados, experimentando assim do melhor de Deus na nossa vida.

Tanto judeus como cristãos entendem que o Messias tem como missão resgatar o mundo da maldade, denunciar a injustiça, santificar os homens e estabelecer a sua relação com o Deus Criador, ser o libertador que elimina a opressão e estabelece uma era de paz e justiça. Todas essas características estão em Jesus Cristo!

Os discípulos de Jesus perguntaram a Ele quando voltaria e quando seria o fim. Jesus respondeu a eles em Mateus 23:9 e em Mateus 24:14 que só voltaria quando judeus e cristãos O reconhecessem como o enviado de Deus e que o fim desta era seria quando em toda a Terra, o evangelho fosse pregado.

 Jesus disse nestes textos citados acima:Porque eu vos digo que desde agora não Me vereis mais até que digas: Bendito o que vem em nome do Senhor.” ”E este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.“

Vamos então fazer a nossa parte anunciando ao mundo a melhor notícia! JESUS CRISTO É O MESSIAS, Ele é a nossa Páscoa, nEle temos a libertação e a vida eterna, quem crer nesta boa notícia e for batizado confirmando sua fé nEle, será salvo.

Oração Final: ore pela cadeira vazia (para que venham visitantes), e pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Avisos: a Inscrição para o curso da Escola de líderes está aberto, participe e incentive outros para fazer, o Reino de Deus se move por princípios, se integre e sejam abençoados.

Amamos vocês

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir