Geração ovelha – Identificando a presença dos inimigos – Parte 3

João 10:1-18 – 

A ovelha Nahal é ligada ao seu Pastor. Nahal tem discernimento para sentir qualquer presença estranha que se aproxima ou entra no rebanho. Como Igreja, precisamos ter discernimento para saber quando o estranho quer entrar no nosso rebanho para atacar. Existem quatro ataques que a ovelha Nahal percebe e vai até o Pastor para que ele tome providências. (A ovelha Nahal é a ovelha líder que ajuda o pastor):

O lobo matador. O lobo anda em alcateia, ele nunca está só. Ele tem estratégia para destruir todo o rebanho. Você não vai encontrar um lobo pegando uma  ovelha, matando e dividindo a ovelha entre a alcateia. Não! Os lobos matam quantas ovelhas podem. O espírito deles é para dizimar o rebanho. O lobo nunca entra para ferir a ovelha, mas para destruí-la. A meta do lobo é se organizar em alcateia para matar quantas ovelhas puder. É por isso que muitos rebanhos sofrem um ataque violento e praticamente todas as ovelhas são dizimadas.

Na Bíblia, o lobo significa carnalidade. Mas a ovelha Nahal percebe quando o inimigo se aproxima, e ela vai até o Pastor e denuncia a chegada do inimigo. E se o Pastor não toma providência, até Nahal pode ser dizimada, por não ter forças para lutar sozinha contra o lobo destruidor que se passa por ovelha no meio do rebanho.

Deus precisa abrir os olhos espirituais dos Pastores e das Ovelhas Nahal, para que, diante da presença do lobo, do inimigo, da alcateia que está por trás, nada passe despercebido. A providência necessária, no tempo certo, deve ser tomada para extirpar toda a presença contrária e preservar a segurança do rebanho.

Se tivermos a natureza de Nahal, o lobo não dizimará o rebanho. Porque assim como o lobo tem a missão de exterminar todo o rebanho, Nahal tem a missão de proteger o rebanho (vidas das Célula e geração) que o Pastor confiou a ela.

O urso imoral. O urso também é um predador perigoso para as ovelhas. E o urso está ligado ao espirito de imoralidade, é sarkós. O urso destrói o rebanho com a imoralidade, provocando as situações mais absurdas e inimagináveis.

Hoje em dia há uma avalanche de imoralidade no meio das ovelhas, há um tsunami do espírito sarkós invadindo a Igreja. E tudo isso tem como objetivo principal molestar, pela imoralidade, a ovelha.

O falso leão. O falso leão tem duas formas de agir: dizimar o rebanho e destruir o Pastor. O falso leão é estratégico, ele entra primeiro com o espírito de medo, porque não há como produzir, frutificar e multiplicar debaixo de medo. É comprovado cientificamente que só há duas formas de uma ovelha ficar estéril durante um longo tempo:

A primeira é quando ela apanha sem necessidade. Se a ovelha for corrigida de forma desnecessária, ela fica, primeiramente, estéril por  três anos.

A segunda é por medo. Foi por isso que Jacó teve a ideia de levar o rebanho para reproduzir diante de pastos tranquilos. Ele sabia que elas iriam parir melhor ali e dariam muita cria.

As ovelhas precisam ser livres dos ataques do lobo devorador, do urso imoral e do falso leão. Esses três ataques causam estresse na ovelha e perturbam todo o rebanho, prejudicando a segurança. A ação do lobo, do urso e do leão vem para destruir o rebanho. E as ovelhas precisam ser desestressadas e voltarem a se sentir seguras.

Ladrões do rebanho. Os ladrões do rebanho são o pior tipo de ataque que as ovelhas podem receber. Voltemos ao texto de João 10, uma apologia divina, através da mente do Messias, que denuncia os Pastores que são mercenários.

Existe o Pastor verdadeiro e o falso pastor, que é ladrão. E quem está dizendo isso é Jesus no livro de João 10:1-10, quando o Senhor denuncia o caráter do mau pastor, daquele que é ladrão, e é pior do que o lobo, mais nocivo do que o  urso e que dizima mais do que o falso leão.

A missão daquele que não é pastor, que é falso, é se passar como se fosse Pastor só para roubar o rebanho.  A Igreja precisa entender o quanto é necessário sermos mais santos e fazermos parte da Geração Ovelha, que obedece à voz do seu verdadeiro Pastor e que se deixa ser guiada por Nahal, a ovelha guia e de confiança do pastor. Deus quer nos restituir como Geração Ovelha.

Davi, um pastor descrito na Bíblia. Davi era um Pastor que entendia a mente da ovelha. Abaixo de Jesus, Davi foi o maior Pastor. Verdade é que ele escreveu o Salmo do Pastor mais lindo e mais lido no mundo. Ele tinha mente de Pastor, coração de Pastor, sentimento de Pastor, valor de Pastor e cheiro de ovelha, porque ele se misturava às ovelhas.

E a Bíblia diz que, um dia, Deus lembrou a Davi, o Pastor apaixonante, de onde ele havia sido tirado: de detrás das malhadas, do meio das fezes das ovelhas, do charco de lama, para colocá-lo em um lugar seguro, com os pés firmados na rocha. E ali, naquele momento, Deus mostrou a ele o quanto seu território havia sido ampliado.

Davi havia se tornado um rei e estava perdendo sua essência de Pastor. Aquele que era Pastor, que conhecia a mente de ovelha, coração de ovelha, ao se tornar rei, esquecera por um momento quem era e tomou a ovelha de outro, Bate-Seba (essa história esta descrita em 2 Samuel 11 e 12:1-15).

Quando mudamos  o coração, tomamos as ovelhas dos outros, porque nossos valores são trocados e nem percebemos que nossa essência está sendo perdida. Davi se arrependeu do seu pecado, Deus o perdoou. Mas a lição ficou registrada na Bíblia para que eu e você saibamos que mesmo com o coração de Pastor, se não vigiarmos, quando nos tornamos líderes, podemos perder a nossa essência, a nossa natureza de ovelha.

A vontade de Deus para os Pastores é que não percam a natureza de ovelha, antes sejam Nahal, a Ovelha Guia, que conduz o rebanho, mas não se afasta do seu Pastor. Que quando vê o lobo devorador, o urso imoral, o falso leão ou os ladrões de ovelhas, tem percepção espiritual para ir alertar o Pastor e ajudá-lo a vencer os inimigos, pois Jesus nos deu uma missão ao falar para o primeiro Pastor estabelecido na igreja: cuida das minhas ovelhas, pastoreia o meu rebanho (João 21:16,17).

A Igreja não pode caminhar sem entender que é Ovelha. Jesus é Santo, é Puro, e Ele diz que virá buscar uma Noiva limpa, sem mácula e sem ruga. Jesus virá para levar aos Céus a Geração Ovelha líderes e ovelhas que não roubam, não matam e não destroem. Que Ele nos encontre santificados e exercendo a função para qual fomos designados.

Que Deus os abençoe poderosamente.

Amamos vocês!

Aps. Eliezer e Zenita Moreira

* Nota: Estudo retirado do livro GERAÇÃO OVELHA do Ap. Renê Terra Nova

 

Imprimir

Deixe um comentário