Dando a volta por cima

Gênesis 45:1-10

José era um filho muito amado por seu pai Jacó, ele era um jovem proativo, empreendedor, sonhador e fiel a Deus, era muito obediente a seu pai, ele tinha onze irmãos que o odiavam por ser ele o preferido do seu pai e por ser muito dedicado e caprichoso naquilo que fazia.  José teve um sonho que um dia, ele governaria sobre todos da sua casa, seus irmãos se enfureceram e conspiraram contra ele e na primeira oportunidade, o prendeu e o vendeu para os ismaelitas.

Jose foi vendido como escravo no Egito e acabou no calabouço, enfrentou muitos desafios na fé e fidelidade a Deus, mas em tudo foi fiel e nunca desfaleceu, sempre perseverou crendo que Deus que vê e sabe de tudo, cumpriria a sua promessa de fazer dele um governador, e foi isso que aconteceu.    

Atitudes na vida de Jose que nos levará a superar as dificuldades e a dar a volta por cima

1. Não seja refém do seu passado. Por tudo que aconteceu a José, ele teria motivos de sobra para ser uma pessoa ressentida, amargurada e deprimida. Mas nós vemos aqui que na vida de José os fracassos do passado não o impediram de caminhar à frente.

Esta qualidade é essencial para quem quer superar as dificuldades: Ter a capacidade de deixar eventos passado para traz, e seguir adiante. Aquele que é incapaz de superar as feridas dos fracassos anteriores é mantido refém do passado.

O Apóstolo Eliezer disse certa vez que em mais de 40 anos trabalhando com pessoas, ainda não encontrou alguém que fosse bem-sucedido e ao mesmo tempo continuasse lutando e preso com as dificuldades do passado.

Uma pessoa refém do passado normalmente diz: Você não sabe o que aconteceu comigo. Algumas pessoas podem falar dessa maneira, e quando o fazem estão expressando auto piedade. Muitas pessoas passam por tragédias, decepções, rejeições, perdas e prejuízos, sabemos que é preciso fé e perseverança para não desistir, pois elas não podem nos impedir de termos uma perspectiva nova e positiva em Deus. Não importa quão negro seja o nosso passado, ele não pode manchar o presente e o futuro colorido que Deus tem para mim e para você!

2. Rompendo com o passado. Muitas pessoas não conseguem entrar nas novidades de Deus porque ainda têm na memória coisas desagradáveis, ofensas e culpa. O Senhor Deus quer nos levar a uma novidade de vida, mas para isso precisamos esquecer o nosso passado ruim e construir um futuro diferente.

Em Filipenses 3:13 aprendemos a esquecer do que passou e AVANÇAR para o alvo da vocação de Deus em nós, Ele nos vocacionou para o sucesso, para a vitória. Decida hoje romper com o passado para ser livre para viver um novo presente. Em Lamentações de Jeremias 3:21; nos ensina a trazermos à memória o que pode nos dar esperança, isso significa que o nosso discurso e atitudes vão mudar.

Para que serve o DESERTO na vida de alguém? Deserto é um lugar onde aprendemos a depender das mãos de Deus. Deus nos leva para o deserto para ROMPER com o caráter errado do passado, para que consigamos ver o novo horizonte desenhado por Ele diante de nós.

3. Romper com as palavras negativas. A conquista é paralisada pelas palavras negativas. Em Provérbios 6:2 diz que estamos presos com as palavras da nossa boca. As palavras funcionam como redes que prendem as pessoas. “Pela transgressão dos lábios o mal enlaça” (Pv. 12:13). “A morte e a vida estão no poder da nossa boca” (Pv. 18:21). Jesus disse que Deus cobrará cada palavra que sair de nossa boca, elas poderão nos justificar ou nos condenar. (Mateus 12:37).

A maioria dos casamentos e das famílias vivem com problemas por causa da linguagem liberada dentro de casa, outros vivem dificuldades na vida profissional e nos relacionamentos pela forma errada de falar.

4. Romper com a falta de Metas. A vida cristã é uma carreira proposta por Deus, e possui alvos. Se você não tem alvo, verá o tempo passar e não conquistará. Em Provérbios 17:24 diz que a sabedoria é o alvo do inteligente. Em Deus podemos conquistar tudo, Ele e Seu Reino precisam estar em primeiro lugar na nossa vida.

Podemos citar alguns sintomas de pessoas presas ao passado e qual a resposta para a cura!

1. Muitos se afastam da comunhão em função das feridas. É uma maneira de se Auto proteger.

2. O remorso impede as pessoas de viver o presente, o remorso suga toda energia da pessoa, deixando muito pouco para que se possa viver algo positivo.

3. AmarguraPessoas com problemas do passado não concluído, pendencias não resolvidas, ficam amargas. É a consequência de não saber ou não conseguir enfrentar as velhas feridas.

Estes sintomas é consequência do vazio existencial causado por uma vida longe de Deus ou por resistência em perdoar, todos nós nascemos separados de Deus pelo pecado, Ele é o criador e autor da vida. A resposta para resolver este problema da separação se chama Jesus Cristo, nEle somos perdoados, libertos, reconciliados com Deus e restituídos das perdas espirituais, emocionais e física. NEle e por Ele estamos perdoados, libertos e legitimados para perdoar alcançando a paz, a salvação e a liberdade que tanto precisamos.

Toda crise interior e dificuldades que enfrentamos na vida nos leva a uma bifurcação. Nós escolhemos o caminho a seguir: Se arrepender, entregando a nossa vida ao autor da nossa fé, Jesus Cristo, e ser salvo e liberto, perdoando a todos para nos livrar das cadeias do passado, avançando para uma nova vida, ou ficar preso ao passado perdendo a oportunidade de estar vivo para viver”. O que você decide?

Compartilhar: Você sente alguma área de sua vida que precisa se libertar do passado? É hora de pôr pra fora, renunciar e perdoar! É você que está nos visitando, já entregou sua vida a Jesus? Vamos orar!

Atenção: Próximo domingo será a Santa Ceia do Senhor, venha com sua família Celebrar a nossa aliança com Deus em Cristo Jesus nosso Senhor!

No amor de Cristo

Apóstolo Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir

Deixe um comentário