Confiar e esperar no Senhor

Atenção discípulos IACC: Ministrar nos dias 19,20 e 22/10

Tiago 5:7 a 11

Este texto vem para nos livrar da ansiedade, nos estimulando à paciência. A paciência é um dom divino, que nos auxilia na conquista de todas as promessas de Deus pela fé. A Bíblia diz que a fé é a certeza das coisas que se esperam e esta palavra vem para nos exortar a esperarmos com paciência, porque tudo tem seu tempo determinado debaixo do céu (Ec 3:1).

Quando olhamos ao redor vemos muitas pessoas ansiosas, angustiadas por coisas que desejam, oprimidas por uma correria que não as levará a lugar algum.  A Bíblia neste texto de Tiago nos leva a meditar num exemplo tão claro apresentado pela natureza (vs7).

Depois que o lavrador lança suas sementes ao solo, já não resta mais nada a fazer, a não ser esperar com paciência, que o Senhor envie chuvas para que a terra produza.  Fica claro que não é a ansiedade ou a necessidade do lavrador, ou qualquer coisa que possa fazer, que trará frutificação a semente, mas sim a providência divina que no “tempo determinado” trará a chuva.

Tudo tem um tempo determinado para acontecer. O que você está esperando, desejando e precisando, já está com dia e hora marcada no mundo espiritual para acontecer. Com base neste pensamento, podemos decidir se vamos aguardar com ansiedade e preocupação, ou vamos descansar em Deus deixando que Ele trabalhe por nós.

Muitas pessoas tomadas pela ansiedade vivem em constante stress, ficam enfermas, perdem qualidade de vida, pois, se esquecem que há no céu um Pai Amoroso, que nos provê de tudo que precisamos, principalmente quando cremos no Seu amor e poder.

Sermos pacientes é uma demonstração de confiança em Deus, de saúde espiritual decorrente de sabermos quem é Deus.

O Pai Celeste é alguém bom e generoso, que não tem prazer em que nós como filhos espirituais tenhamos necessidade de coisa alguma, como está escrito em MT 7:11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

Por isso Tiago diz no versículo 8, “Fortalecei os vossos corações”, pois aqueles que conhecem à Deus, sabem que Ele nunca nos desampara ou nega o que precisamos. Quando nos fortalecemos em sua Palavra, conhecemos mais a Deus e depositamos toda nossa expectativa Nele, sendo assim livres das preocupações e da ansiedade.

Este texto da Palavra de Deus que lemos hoje diz para não nos queixarmos uns dos outros. Por vezes isto acontece quando tiramos nossa esperança do Senhor e a projetamos em pessoas e coisas que não podem nos suprir.

O rei Davi diz no Salmo 121:1 e 2 “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a Terra.”

Outra exortação é de que olhemos para a vida dos profetas que pregando a Palavra de Deus foram feridos e injustiçados, mas não perderam sua fé, ao contrário venceram pela perseverança.

Jó depois de sofrer bastante perdendo quase tudo que possuía, não perdeu a sua fé e amor a Deus e esperando com paciência que sua prova terminasse, foi restaurado completamente sendo mais feliz e próspero do que antes.

Hoje Deus quer falar ao coração dos que estão abatidos, angustiados e sofrendo, que Ele, o nosso Deus é cheio de compaixão e misericórdia e não está alheio aos seus problemas ou as suas dores, mas na aparente demora para tirá-lo da angústia, Ele quer ensiná-lo a crer, agradecer e louvar mesmo em meio a dificuldade e quer levá-lo a viver a vontade perfeita, boa e agradável Dele para você.

Este foi o exemplo de Jesus na trajetória para a cruz, não desistiu, não murmurou antes se apegou a Deus com amor para nos salvar.

Compartilhar: O que esta palavra falou ao seu coração…?

Amamos vocês,

Aps. Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário