A verdadeira paz

João 14: 27

Segundo este texto que lemos hoje, Jesus nos dá a verdadeira paz, quando Ele envia o Espírito Santo, o resultado final da sua presença em nossa vida é a profunda e duradoura paz. Diferente da paz mundana, normalmente definida como a ausência de conflitos, a paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; tendo-a, não precisamos temer o presente ou o futuro. Se a sua vida é cheia de preocupações, permita que o Espírito Santo transborde sua vida com a paz de Cristo!

Esteja em Jesus e viva em paz, Ele falou em João 16:33: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Jesus aqui resumiu aos seus discípulos tudo o que lhes havia dito naquela noite, Ele reafirmou as recomendações e promessas descritas em João do capítulo 14 ao 16, orientando seus discípulos para terem coragem. Apesar dos conflitos inevitáveis que enfrentariam, não estariam sozinhos.

Jesus nunca nos abandona em nossos conflitos. Se nos lembrarmos que a vitória final através da Sua morte e ressurreição já foi ganha, poderemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis!

Em Jesus andaremos pelo caminho da paz. Em Lucas 1:78,79 lemos: Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas (Jesus), para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

O cristianismo se distingue de todas as demais religiões, não somente por conferir aos homens aquilo que os corações humanos mais necessitam, a saber ‘a Paz de Deus’, que ultrapassa todo entendimento; mas também abre para nós o único ‘caminho para a Paz que permanecerá para sempre’.

Através de Jesus, você tem paz com Deus. Romanos 5:1 nos diz: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

Após recebermos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos pacíficos, como a calma e a tranquilidade. Ter paz com Deus significa estar reconciliado com Ele e não existir mais hostilidade entre nós, pois já não há mais nenhum pecado bloqueando nosso relacionamento com Ele. Só é possível ter paz com Deus, porque Jesus pagou o preço por nossos pecados ao morrer na cruz, assumindo a nossa culpa.

Viva no Espírito e tenha paz: Em Romanos 8:5,6 nos diz: Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito Santo, tem a mente voltada para o que o Ele deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.

A Bíblia divide as pessoas em duas categorias: aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira categoria se Jesus não tivesse nos oferecido um escape. Uma vez que tenhamos respondido sim a Ele, continuaremos a segui-lo porque seu caminho nos traz a vida e a paz. Devemos diariamente preferir conscientemente centralizar nossa vida em Deus, pois nEle está a resposta para as nossas necessidades espirituais, emocionais, físicas, familiares, ministeriais e até financeiras.

Quando lemos a Bíblia, descobrimos diretrizes divinas para todas as áreas da vida e para termos sucesso, só precisaremos segui-las. Preste atenção neste conselho: Em cada situação de dúvida perplexidade, pergunte a si mesmo: o que Jesus gostaria que eu fizesse ou o que faria Jesus em meu lugar? Quando o Espírito Santo indicar o que é certo (muitas vezes Ele usa a Palavra), faça-o imediatamente.

A paz de Deus, guardará o nosso coração e a nossa mente em Jesus. Em Filipenses 4:6 diz: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graça, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Quando invocamos a Deus, com um coração posto em Cristo e na Sua Palavra, a paz de Deus transborda em nossa alma aflita. Essa paz consiste em uma tranquilidade interior, que o Espírito Santo nos transmite. Envolve uma firme convicção de que Jesus está perto, e que o amor e presença de Deus está ativo em nossa vida continuamente.

Quando colocamos diante de Deus, em oração, as nossas inquietações, essa paz ficará como guarda à porta de nosso coração e de nossa mente, para impedir que os cuidados e angústias perturbem-nos a vida e a esperança que temos em Cristo. Se o medo e a ansiedade tentarem retornar, usaremos a oração, a súplica, a confissão da fé e a gratidão, pois isso manifestará a paz de Deus que guardará os nossos corações. Esta comunhão nos levará a sentir segurança e paz, que está em Cristo nosso Senhor.

Segundo a Bíblia em 1 Pedro 3:11, devemos ser pacificadores, portadores da Paz, nos apartando sempre do mal, fazendo o bem, buscando, seguindo e refletindo a Paz de Cristo.

Frequentemente vemos a paz somente como a ausência de conflitos, pensamos na pacificação como um papel passivo. Mas um pacificador efetivo procura ativamente a paz, construindo boas relações com Deus e com o próximo. O pacificador antecipa os problemas e lida com eles antes de acontecerem. À medida que os conflitos surgem, devem ser discutidos abertamente com Deus e com nossos líderes e assim resolvidos antes que se tornem incontroláveis, não podemos permitir que a ansiedade e o medo nos atrapalhe no cumprimento do propósito da nossa existência nesta terra.

Compartilhar: Esta palavra falou com você? Compartilhe

Líder ore por todos, ore também pelo propósito da existência da célula nesta casa e na vida dos discípulos, ore também pela casa de paz e pelas duplas desta célula que serão enviadas.

Amamos todos vocês!

Apóstolos Eliezer

Imprimir

Deixe um comentário