Buscando crescer na fé

Hebreus 11:1-6; l João 5:4

“Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo e esta vitória é a nossa fé”. Qual a minha garantia de vitória sobre o mundo? A minha fé!

Formas de adquirir a fé.

Em Apocalipse 2:29 diz: Quem tem ouvidos para ouvir, Ouça o que o Espírito diz a igreja! Infelizmente tem pessoas que não fazem seleção do que ouvem ou vêem. “Comem” todo tipo de revista, músicas, programas de TV, filmes, etc. O resultado disso é são pessoas contaminadas com preceitos errados, conseguentemente a fé é minada perdendo o entendimento entre o santo e o profano. O que fazer? Precisamos de uma faxina, de uma renovação de mente.

Passos para crescer na fé e renovar a mente:

  1. Pela leitura e meditação da Palavra de Deus – I Tm 4:13;
  2. Pela Música, pelo louvor Ef 5:19;
  3. Ouvindo a Palavra, alimentando-se de Deus, Ouvindo sobre fé – Rm 10:17;
  4. Orando com a mente (entendimento) e em línguas (no espirito) – Jd 20.

Em João 11:40 Jesus respondeu: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?

E em Marcos 9:23 o Senhor disse: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

 Há três tipos de fé na Bíblia. A fé para salvação, o dom da fé e a fé para a vida cristã.

1. A fé para a salvação. O primeiro tipo de fé é a que recebemos para a salvação. Em Efésios 2:8,9 diz: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Em Romanos 10:17 diz: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de

A salvação é um dom de Deus, mas essa fé inicial para a salvação também é parte da graça maravilhosa de Deus plantada em nós por meio do Senhor Jesus. Não poderíamos ter crido para a salvação por nós mesmos, pois estávamos mortos no pecado. Apesar de não ter provas ou evidências, alguém pregou para mim e para você e aquelas palavras de alguma forma nos tocaram, nos levando a crer. E, então, por termos crido em Cristo, fomos salvos. Essa fé inicial é a fé para salvação.

2. O dom da fé. O segundo tipo de fé é o dom da fé. O apóstolo Paulo em I Coríntios 12:9 diz que o Espírito concede muitos dons e um deles é o dom da fé. Muitos possuem esse dom.

Que características possui quem tem o dom da fé? Ele é al­guém que transmite fé aos outros, ou seja, quando ele ministra, a fé não fica só com ele, mas passa para os outros; quando eles creem, não creem só para si, eles conseguem levantar a fé dos outros.

Aqueles que possuem o dom da fé opera milagres instantâneos, a natureza os obedecem e até ressuscitam mortos, e ainda despertam a fé nos outros para que recebam respostas de Deus que aos olhos humanos, é impossível de receber. O dom da fé é uma pequena medida da fé que Deus tem liberada na vida dos seus ungidos e enviados para um propósito específico!

3. A fé para a vida cristã. A fé para a vida cristã é a fé para crescer em Deus, para vencer o diabo e subjugar as obras da carne. Essa fé nos permite ver o cumprimento das promessas da Palavra de Deus para nós. Esta fé cresce em nós quando temos uma vida de oração, meditação e confissão da Palavra de Deus. Quando ouvimos a Palavra de Deus nos cultos, Células e discipulado, nossa fé cresce.

Testemunhamos da nossa fé não somente com nosso caráter ou nossa conduta santa. Também testemunhamos quando não vacilamos diante dos desafios e perseveramos em buscar as respostas pelas nossas orações. É um precioso testemunho quando as pessoas ao nosso redor dizem: “Olha o milagre que Deus fez na vida dela! Olha como a bênção de Deus tem vindo e como eles tem prosperado!”.

Quando não desistimos e acreditamos na Palavra de Deus, perseverando e avançando sem olhar para traz, conquistamos para viver na essência das promessas eternas de Deus.  Quando isso acontece é testemunho para os crédulos. É importante ter caráter, mas também é fundamental dar testemunho de fé pela nossa conduta cristã, discurso e perseverança.

Não fique esperando que outros creiam por você. Levante-se como vencedor e guerreie as guerras que o Senhor tem colocado diante de você. Apenas confesse: “Eu sou mais do que vencedor por meio daquele que me amou” (Fp 4.13). Comece a guerra dizendo: “Eu já venci! O diabo está derrotado, ele não pode me vencer, pois eu vivo para o Senhor, por Ele e por meio dEle”. Essa é postura que o Senhor deseja.

 4. A diferença entre e esperança. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (l Co 13.13)

Muitos discípulos e irmãos em Cristo confundem fé com esperança, mas elas não são a mesma coisa. Uma coisa é esperar a bênção de Deus, outra coisa é crer pela bênção. O Apóstolo Paulo disse que três coisas permanecem: a fé, a esperança e o amor. O amor é o caminho pelo qual a fé caminha. A fé diz respeito ao tempo presente e crê como se já tivesse acontecido, enquanto a esperança diz respeito ao tempo futuro. Fé é simplesmente dizer o que Deus diz em Sua Palavra. Fé é concordar com Deus.

 Decida ver o invisível através da fé. Chame à existência em sua vida as promessas de Deus. Peça, creia e receba o que você tem pedido ao Senhor.

Prática: Se algum discípulo quiser compartilhar aceca desta palavra na vida dele (a), permita, mas com equilíbrio para não ser longo. Ore por todos buscando fé em Deus, ore pelos doentes e profetize céus abertos e vidas resgatadas. Faça com os visitantes a confissão da fé e convida-os para o culto.

Atenção: Próximo sábado será o relógio de oração e domingo o culto do amigo, convide pessoas e busque-as! Participe!

Amamos vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

 

 

 

 

 

Imprimir

Deixe um comentário