A verdade transforma

Mateus 4.4; Atos 20.32

Jesus disse que precisamos mais do que pão físico para a nossa vida; precisamos nos alimentar da palavra de Deus. A palavra graciosa do Senhor pode fazer de nós o que Ele quer que sejamos e assim nos dar tudo o que venhamos precisar, o desejo de Deus é nos suprir em tudo usando a Sua Palavra.

O crescimento espiritual é o processo no qual substituímos as mentiras pelas verdades. Jesus orou: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Santificação exige revelação. O Espírito Santo usa a Palavra de Deus para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus. Para nos tornar semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a Sua Palavra. Por meio dEla, somos unidos e moldados segundo o caráter de Deus.

A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra palavra. Ela é viva. Jesus disse: As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.  Quando Deus fala, as coisas mudam. Foi pela Sua palavra que tudo veio a existir. Sem ela, você nem estaria vivo. A Bíblia revela que Deus decidiu nos dar vida pela Palavra da verdade, de modo que sejamos a mais importante de todas as coisas que Ele fez.

A Bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas, Ela é a Palavra de Deus que gera a vida, cria a fé, produz mudanças, afugenta o Diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica e transforma o caráter, transforma as cir­cunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a ten­tação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria as coisas e nos garante um futuro seguro e eterno!

Não podemos viver sem a Pala­vra de Deus! Nunca subestime o valor dela. Você deve considerá-la tão essencial para sua vida como o alimento diário. Jó 23:12 diz: Dei mais valor às palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia.

A Palavra de Deus é o alimento espiritual do qual você tem de se alimentar, para cumprir seu propósito. A Bíblia é chamada de nosso leite, pão, comida sólida e rolo com sabor de mel. Essa refeição completa é o menu do Espírito Santo para o fortalecimento e nosso crescimento espiri­tual. Em primeiro Pedro 2:2 diz: …desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação.

Precisamos permanecer na Palavra de Deus. Existem mais Bíblias impressas hoje em dia do que jamais houve no passado, mas de nada vale uma Bíblia na estante. Se quisermos ser discípulos saudáveis de Jesus, devemos priorizar a Palavra de Deus como nosso alimento principal e cotidiano. Je­sus chamou isso de “permanecer”. Ele disse em João 8:31: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

Na vida coti­diana, permanecer na Palavra de Deus inclui três atividades:

1. Devemos aceitar Sua autoridade. A Bíblia deve se tornar o critério definitivo para minha vida: a bússola na qual confio para saber a direção, o conselho a que dou ouvidos para tomar decisões sábias, e o parâmetro que utilizo para avaliar todas as coisas. A Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra em minha vida.

Muitos de nossos problemas ocorrem porque baseamos nossas es­colhas em critérios duvidosos. Exemplo: Cultura (Todos estão fazendo isso). Tradição (Sempre fizemos isso). Razão (Isso pareceu lógico) ou emo­ção (Pareceu-me a coisa certa). Todos esses critérios foram corrompi­dos pela entrada do pecado neste mundo. O que precisamos é de um critério perfeito que nunca nos leve na direção errada. Somente a Palavra de Deus supre essa necessidade. A Palavra de Deus é comprovadamente pura e útil para ensinar e ajudar as pessoas, mostrando-lhes como viver corretamente.

A decisão mais importante que você pode tomar hoje é definir o critério definitivo para sua vida. Decida que, independentemente de cultura, tradição, razão ou emoção, você escolhe a Bíblia como auto­ridade definitiva em sua vida. Estabeleça que antes de tudo você vai perguntar “O que a Bíblia diz a respeito?” Baseado na Sua reposta, tome a sua deci­são.

Determine que, quando Deus mandar fazer alguma coisa, você confiará em sua Palavra e seguirá em frente, quer faça sentido para você, quer não, independentemente de sua vontade.

2. Devemos assimilar Sua verdade. Não basta acreditar na Bíblia; devo preencher minha mente com ela, de forma que o Espírito Santo possa me transformar com a verdade. Existem cinco maneiras de fazer isso: Precisamos recebê-la, lê-la, pesquisá-la, relembrá-la e refletir sobre ela todos os dias.

Só podemos refletir (meditar) sobre aquilo que buscamos, conhecemos ou acreditamos, se você sabe se preocupar, então já sabe meditar. Preocupação é o pensamento concentrado em algo negati­vo. A meditação bíblica é o mesmo, porém voltado para a Palavra de Deus, e não para algum problema.

3. Devemos aplicar Seus princípios. Podemos receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir na Palavra de Deus; mas tudo será inútil se falharmos em pô-la em prática. Devemos nos tornar praticantes da palavra. Esse é o passo mais difícil de todos, porque Satanás combate com muita intensidade. Ele se preocupa quando uma pessoa frequenta a célula, os cultos e o discipulado e se opõem para que esta pessoa não pratique o que aprendeu.

Jesus disse: Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Jesus também destacou que as bênçãos de Deus vêm de obedecer à verdade, e não apenas de conhecê-la. Ele disse em João 13:17: Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.

Jesus disse em João 8:31,32: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os liber­tará.

Uma pergunta para meditar: O que Deus já me disse na sua Palavra que ainda não comecei a fazer?

Amamos a sua vida!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário