Uma Célula segundo o coração de Deus – Final

Marcos 2:1-12

Vimos na semana passada que uma célula segundo o coração de Deus é uma Célula que cumpre o propósito para a qual surgiu. Primeiro: Uma célula para cumprir o propósito precisa ser fundamentada em relacionamentos, pois Deus não nos criou para vivermos isolados, é no convívio com Deus e outras pessoas que seremos aperfeiçoados.

Segundo: Uma célula segundo o coração de Deus vai além dos cinco propósito que são evangelismo, comunhão, edificação, ensino e serviço, pois também desenvolve um ambiente de fé, amor, empatia, companheirismo, cumplicidade, reciprocidade e unidade no propósito de ser igreja naquele lugar. 

Aqui na célula os problemas são confortados com orações e palavras proféticas, aqui vidas são apascentadas de perto e discípulos são formados para se reproduzirem na mesma essência, aqui encontramos verdadeiros amigos comprometidos com Jesus. Posso ouvir um grande e bem alto amem!

Em terceiro lugar, uma célula segundo o coração de Deus é uma célula de pessoas consolidadas na Palavra de Deus que enxergam soluções para os problemas. No verso 4 diz: “E não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, descobriram o telhado onde Ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente”.

Que bom que os amigos daquele paralítico, sabiam onde levá-lo, como ajudá-lo e se dispuseram a isso. Este é mais um indício de que aquela célula cumpria o seu propósito, pois quando os amigos viram aquela multidão em volta de Jesus, com tanta gente na porta, na janela e do lado de fora, que não havia nem lugar e nem espaço para passarem, eles poderiam ter dito para o moço: “É companheiro, vai ficar para a próxima. Todas as portas estão fechadas”.

Mas eles não desistiram. A atitude daqueles discípulos daquela célula nos ensina muito, pois o nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores e um vencedor não faz parte do problema, mas sim da solução. Eu também quero andar com pessoas desse tipo.

Deus procura pessoas que não se lamentam diante dos obstáculos. Que não desiste com facilidade, que prefere tentar mil vezes a ficar à beira do caminho. Discípulos que enxerga soluções e que não reclama das oportunidades perdidas. Nós não podemos ser uma célula que só vê problemas e coloca obstáculos em tudo, não, somos filhos de Deus, temos a Sua natureza e por isso no meio das trevas gritaremos com determinação, haja luz.

Graças a Deus que naquela célula os amigos disseram ao paralítico: Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma. E vamos fazer no teto, porque o único jeito de se fazer porta aqui é no teto. Que lição extraordinária para nós! Vamos olhar em cada problema, uma oportunidade para vencer obstáculos.

Por último, este texto nos revela que uma célula que vive o seu propósito; é uma célula que leva as pessoas até Jesus. Uma das maiores evidências de que essa célula era ativada na fé, no amor e companheirismo, é que ela tinha amigos de verdade, que foram capazes de qualquer coisa para levar uma pessoa a Jesus.

Na célula, nos reunimos toda semana na mesma casa, no mesmo dia e horário, temos um momento de louvor, Palavra, comunhão, consolidação e compartilhar, mas tudo isso só terá sentido se conseguirmos colocar as pessoas na presença de Jesus para que sejam salvas.

Todo o trabalho só é válido, se no final alguém for colocado na presença do mestre. As pessoas do mundo propagam aquilo que elas creem sem medo ou vergonha. Elas não conhecem o caminho da vida eterna chamado Jesus, mas se esforçam para mostrar àquilo que elas creem.

Quero lhe falar de uma grande verdade: Seus verdadeiros amigos não são aqueles que chamam você para beber, fumar, jogar etc. Sabe quem são os verdadeiros amigos? São aqueles que se interessam pela sua salvação. Aqueles que tem insistido com você para levá-lo a presença de Jesus e fazer de você um pessoa liberta, curada, salva, frutífera e feliz.

Talvez, você esteja vivendo assim; desanimado, desapontado e sem forças para vir a Jesus. Quem sabe você esteja precisando ser carregado. A célula é um lugar que precisa remover todos os obstáculos, para que as pessoas possam se unir a Jesus e serem transformadas.

Um dos obstáculos que o paralítico encontrou foi àquela casa muito cheia. Assim também, quando a célula cresce demais, ela se torna um obstáculo, pois no meio de muitos, uma pessoa pode passar despercebida. Por isso, temos de saber a hora certa de multiplicar a célula, por isso que Deus precisa de pessoas dispostas para frutificar diante dEle pelo envio.

Quando a célula se preocupa em levar as pessoas até Jesus, suas fraquezas são transformadas em vitórias. Jesus usa a maior fraqueza para transformar num grande troféu. Aquela célula nos é modelo para cumprirmos o nosso papel na vida das pessoas que é; levá-las até Jesus para que sejam salvas, depois integrá-las consolidando-as e fazendo delas discípulos assim como Jesus nos ensinou, serão futuros discípulos dEle que Ele nos confiou, são vidas que Ele quer salvar.

Eu quero desafiar você que está sozinho, a pedir amigos a Deus; quero desafiá-lo a abrir seu coração e a colocar seus dons e talentos à disposição das pessoas. Muitas delas tem se decepcionado em relação à amizade, porque na hora que mais precisam não podem contar com ninguém. Contudo, eu gostaria de dizer que um amigo verdadeiro, é aquele que se preocupa conosco, a ponto de lutar com todas as suas forças para nos levar até ao Senhor Jesus, Ele é a resposta para os nossos mais profundo anseios!

Amém! Esta palavra falou com você? Compartilhe!

 Amamos a sua vida

Apóstolos Eliezer e Zenita

DICAS PARA OS LÍDERES REFLETIREM E COLOCAREM EM PRÁTICA

1. Líderes que oram e visitam incomodam o inferno. Aprendam a suportar as pressões que vem! Não se deixem intimidar pelo inimigo.

2. Se você estiver entusiasmado, o sua célula avançará. Motivação é contagiante. Líderes entusiasmados com o Senhor geram células fortes.

3. Estude o esboço com antecedência. Em caso de dúvidas, procure o seu pastor ou Apóstolos.

4. Ore individualmente pelos discípulos de sua célula.

5. Lembre-se; você é um facilitador! Faça todo possível para que todos em sua célula participem!

Apóstolo Eliezer

Imprimir

Deixe um comentário