A Conversão de Paulo – Final

Atos 9:17-19

Vimos nas ministrações anteriores que o ar que Saulo respirava antes da sua conversão era poluído pelo ódio que tinha dos cristãos. Quando Cristo lhe apareceu, a luz da verdade refletiu no seu coração, abrindo-lhe os olhos espirituais, ele se converteu e sua vida mudou. Hoje vamos dar continuidade começando a rever os elementos que fizeram parte da conversão de Saulo.

Primeiro: Ele foi ativado para uma vida de Oração.  No verso 11, Deus revela para Ananias, discípulo da igreja de Damasco, que Saulo, apelidado de Tarso; estava orando e tendo uma visão. Deus o envia até Saulo para impor as mãos sobre ele completando o processo de conversão, ali Saulo foi batizado”.

Segundo: A visão de Saulo foi aberta para o reino espiritual. Ele viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.” (Atos 9:12) O Deus vivo quer através do Senhor Jesus abrir a nossa visão interior para que possamos conhecê-lo verdadeiramente e assim vivermos em novidade de vida, pois em Cristo recebemos a vida eterna que se manifesta aqui e agora.

Terceiro: Saulo precisou da ajuda de Ananias. Aprendemos aqui a valorizar o Ministério de Outros. Somos um só corpo e necessitamos uns dos outros. Não podemos viver isolados nem possuir a concepção errada de que podemos crescer espiritualmente sozinhos.

O olhos de Saulo foram abertos em todos os sentidos – “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver…” (Atos 9:18).

O Encontro com Deus por três dias, orando em jejum, foram tempo de introspecção, nos quais a única coisa que Deus queria que ele enxergasse era o triste estado do seu interior, cheio de ódio e pecado. Agora, depois de restaurado o interior, Paulo precisava ser restaurado no exterior.

Depois que Ananias lhe impôs as mãos lhe caíram dos olhos como que escamas e ele voltou a enxergar. Agora ele estava pronto para ver o mundo com outros olhos. Depois que seu interior foi purificado por Deus e que as escamas caíram dos olhos, tudo teria um significado diferente. A Jesus a quem perseguia, passaria a servi-lO; a igreja a quem combatia, passaria a amá-la e doar-se por ela. (Filipenses 3:8-11).

Quando nos convertemos genuinamente nossos olhos são abertos. Passamos a ver nossa família com outros olhos. Nossos valores são mudados. O trabalho passa a não ser mais um deus e a nossa vontade pessoal passa a dar lugar ao que é mais importante: a vontade de Deus. Tudo isso acontece porque as escamas caem dos olhos e conseguimos enxergar bem todas as coisas.

QuartoEle Foi Batizado no Espírito Santo – “Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.” (Atos 9:17).

A visita de Ananias tinha por objetivo a recuperação da visão de Paulo bem como seu enchimento do Espírito Santo. A esse enchimento a Bíblia chama de Batismo no Espírito Santo que é uma experiência distinta do novo nascimento. O novo nascimento é uma coisa e o batismo no Espírito Santo é outra, totalmente diferente.

Vemos que Saulo que se tornou Apóstolo Paulo, já havia se convertido no ato do surgimento da luz e da conversa com Jesus. Durante os três dias fica evidenciado esse novo nascimento pelos frutos do jejum, do quebrantamento e das orações que fazia. Vemos também que Ananias não recebeu a incumbência de pregar-lhe o evangelho para a salvação, mas somente para cura da visão e enchimento do Espírito. Pelo que, através da imposição de mãos, Paulo foi batizado (mergulhado) no Espírito Santo.

No novo nascimento o Espírito Santo nos apresenta a Jesus e no batismo no Espírito é Jesus quem nos apresenta ao Espírito Santo. Ou seja, quando nascemos de novo foi o Espírito Santo quem nos convenceu de que éramos pecadores sem perdão e que precisávamos de Jesus Cristo. Então Ele nos levou a Cristo, conduzindo-nos a confessa-lo como nosso único e suficiente Senhor e Salvador. Depois que conhecemos e recebemos a Jesus em nosso coração, Ele nos apresentou ao Espírito Santo. Apesar de termos sentido Sua influência no ato da conversão, ainda não O conhecíamos. É Jesus quem nos batiza (imerge, mergulha) no Espírito Santo.

Quinto: Ele Foi Batizado nas Águas – “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” (Atos 9:18).

Além de ser batizado no Espírito Santo, Paulo também foi batizado nas águas. O Senhor Jesus ordenou o batismo nas águas a todo aquele que O confessasse como Senhor e Salvador pessoal (Mc. 16:16). A palavra batismo significa “mergulhar” ou “imergir. Seu simbolismo é ressurreição para uma nova vida em Cristo. No batismo, assumimos publicamente a nossa aliança com Cristo por toda a eternidade.

Se você ainda não foi batizado nas águas os requisitos necessários é ter confessado publicamente a Cristo como Senhor e Salvador, estar integrado na igreja e ter feito o curso de batismo ou ter passado no Encontro. Disponha-se a obedecer ao mandamento de Cristo, avise aos líderes de célula que ele fara a sua inscrição junto a secretaria.

Compartilhar: O que esta palavra ministrou ao seu coração?

Líder: Faça apelo aos visitantes.

No final orar por todos, pelo culto dos homens sábado as 19:00 horas e pelo culto do domingo.

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir