A conversão de Saulo 2

Atos 9:1-19

Vimos na ministração anterior que o ar que Saulo respirava antes da sua conversão era poluído pelo ódio que tinha dos cristãos. Quando Cristo lhe apareceu, a luz do Senhor cegou a sua visão física, mas esta luz refletiu no seu coração, abrindo-lhe os olhos da alma para uma leitura de si mesmo, isto o levou a conhecer seu próprio pecado e a buscar a Cristo. Esta atitude mudou radicalmente a sua vida!

Hoje vamos dar continuidade aos elementos que fizeram parte da sua conversão

1. Um despertar para a vida de Oração – “Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando” (At 9:11).

A primeira menção que se fez a respeito de Saulo durante os três dias em que esteve sem comer nem beber, foi a de que ele estava orando. A vida cristã de quem revolucionou no passado sua geração, cuja influência desfrutamos até hoje, começou com os joelhos no chão.  A oração move o céu para a Terra.

Saulo que se tornou o Apóstolo Paulo foi um homem a quem Deus usou tremendamente. Porém, nada poderia acontecer em sua vida se não fosse por meio de intensa vida de oração. Quando ele escreveu suas cartas às igrejas, fica bem evidente que seu coração era a de um ativo intercessor.

Orar desenvolve relacionando mais profundo com Deus. Orar envolve gratidão, louvor, adoração, apresentar nossas necessidades bem como as dos outros. Determine-se a formar o hábito de dedicar todos os dias, alguns minutos de oração privada a sós com o Senhor e também este tipo de oração coletiva que fazemos aqui e nos cultos.

2. Abertura da Visão Espiritual“…e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.” (Atos 9:12)

Saulo estava cego na ocasião em que o Senhor falou ao coração deste discípulo chamado Ananias. A ordem divina era para que Ananias fosse até Saulo para impor-lhes as mãos a fim de que recobrasse a visão física. Em meio à sua fervente oração Saulo teve a revelação do que Deus faria na sua vida.

O Deus vivo e verdadeiro quer através do Senhor Jesus abrir a nossa visão interior para que possamos conhecê-lo. Os resultados de conhecermos a Deus nos leva a viver em novidade de vida, em Cristo recebemos a vida eterna, a salvação plena que começa aqui e continuará no céu.

 Conhecemos a verdade que liberta, conhecemos o caminho da salvação, por isso mesmo no meio da crise, mesmo na arena com leões famintos, não podemos deixar de anunciar as boas novas, precisamos sempre anunciar que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador!

 Todos nós estamos constantemente à procura do “QUEM”: Com quem vou me casar, trabalhar, fechar tal negócio, congregar, discipular etc. Também procuramos  “O QUE”: O que vou fazer no casamento, no ministério, no meu futuro, o que direi diante de certos desafios etc. Também estamos sempre à procura dos “POR QUÊS”: Por quê tal coisa está acontecendo, por que justamente comigo, por que essa provação, por que tal situação, até quando? As vezes queremos saber o “PARA QUE”: Com que propósito estas coisas acontecem em minha vida, família, vida profissional, financeira, ministerial etc. É bom saber que enquanto Saulo orava, todas estas coisas ficaram claras em sua visão espiritual.

Deus quer que tenhamos as mesmas definições que Saulo teve enquanto desenvolvia intimidade com o Senhor Jesus através da oração. Verifique se você não está a busca do QUEM, do O QUE, do POR QUÊ ou do PARA QUE, em alguma área de sua vida.

Uma coisa é certa, se você serve ao Senhor Jesus e está integrado na igreja, na equipe de discipulado e na célula, dando frutos no reino de Deus, todas estas áreas citadas estarão no controle do Senhor e todas as coisas cooperarão para o teu bem! Tudo dará certo e você será muiiiiito feliz. Deixe o Senhor cuidar de você! Com Deus haverá equilíbrio na tua vida e você andará sempre em triunfo!

3. Valorização do Ministério de Outros“Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.” (Atos 9:17).

Precisamos reconhecer o valor do ministério de outras pessoas em nossas vidas. Somos um só corpo e necessitamos uns dos outros. Em Romanos 12:5 diz: “assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,” Não podemos viver isolados nem possuir a concepção errada de que podemos crescer espiritualmente sozinhos sem a necessidade dos demais irmãos.

O desejo de Deus é que você cresça e prospere cada vez mais, sendo curado e liberto, se tornando uma pessoa muito abençoada, para assim também ajudar outros a serem abençoados também.  

Nós os Apóstolos estamos agradecidos a Deus, pois Ele nos deu pessoas especiais. Os nossos discípulos têm sido maravilhosos, cada um deles tem se esforçado para serem fiéis e leais, todos têm se esforçado para frutificar. Como é bom ser e fazer discípulos! Como é bom ser um líder de célula, ser um discipulador e ter a oportunidade de cuidar de alguém, como é muito bom abrir a porta da nossa casa para servir a causa do Senhor, como é bom fazer parte da igreja e desta célula, obrigado a todos!

Prática: ore por todos, faça o apelo e levem os visitantes até Jesus!

No amor de Cristo a quem devemos nossa vida!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Atenção: Dia 26 teremos o jantar de casais; adquira o seu ingresso, vai ser um tempo especial. Caso vá no congresso; adquire sua a pulseira na secretaria.

Imprimir