II Reis 20:1-6
Nos dois últimos esboços aprendemos que somos nós que decidimos que tipo de legado queremos deixar e como queremos ser conhecidos e lembrados. Como vimos no domingo passado, precisamos ser um ligador e não apenas um recebedor, precisamos ser parte da solução e não do problema. Isto que dizer que eu conto com você, mas você também pode contar comigo, estamos juntos para lutar, vencer e avançar rumo ao alvo conquistado por Jesus para cada um de nós. Os campeões estão sempre dispostos a fazer coisas que eles não gostam e até detestam, simplesmente para criar coisas que amam e desejam alcançar.Você é um deles?
Na semana passada buscamos ver se existe em nós passividade e, se houvesse, deveríamos romper e viver a liberdade que Cristo nos proporcionou através da sua morte e ressurreição. As pessoas não se afogam simplesmente porque cairam na água, mas principalmente porque permanecem lá. Vamos avançar saindo da passividade para valorizar aquilo que temos e lutar para não perder, mas também para crescer e conquistar novos territórios em todas as áreas da nossa vida.
Gostaria de abordar a palavra do culto de domingo para que cada um aqui possa ampliar e receber mais de Deus, pois este é o desejo dEle para você e para mim. O preço que o Senhor quis pagar por você revela o valor que tens para Ele, por isso seja mais cauteloso com a sua vida espiritual, é necessário vigiar, orar e consagra-se mais a Deus. A única razão para o fracasso acontecer nas nossas vidas, está na perda do foco que nos leva para uma rota contraditória ao Senhor. Os sonhos fora do comum exige paciência e persistência também fora do comum, por isso, não desista nunca!
A nossa resistência e perseverança na fé vai desmoralizar o nosso adversário. E desta forma que vamos honrar e entronizar o nosso Deus na nossa vida, as portas de respostas para as nossas necessidades serão abertas, e os nossos sonhos se tornarão em realidade. Direcione sua atenção ao único que não lhe abandona um só segundo da sua vida, o Deus todo Poderoso que não vacilou em enviar seu único filho Jesus para te buscar de volta, pois estavas longe e separado dele pelo pecado. Foi assim que o Senhor Jesus nos libertou, pagando o preço da nossa iniquidade e nos garantido a vida eterna ao Seu lado. Um grande pregador chamado Murdock disse que se o tempo nos curasse e nos libertasse, Deus seria desnecessário.
- O recado de Deus para o rei Ezequias
O texto que lemos hoje fala de um momento de crise na vida do rei Ezequias que naquele momento passava por uma luta relacionado a sua saúde física, uma enfermidade mortal o havia atingido. Deus manda o profeta Isaías com um aviso que parecia que não poderia ser mudado e com uma ordem que deveria ser cumprido.
- O aviso de Deus
O profeta disse que ele iria morrer e que não teria jeito. Ele disse, morreras e não viverás. Existem momentos na nossa vida que parece que não tem jeito, que tudo está perdido. Pode ser uma crise no casamento, talvez uma enfermidade como esta de Ezequias, as vezes um desajuste na família, ou uma crise financeira. Pode acontecer um esfriamento espiritual, uma perda da fé ou seja o que for, quero te dizer que assim como Deus mudou a sorte do rei Ezequias, Ele poderá fazer o mesmo por você ainda hoje!
- A resposta de Ezequias
Ele não se conformou e quando se virou para a parede ele quis dizer, agora é só eu e Deus, ninguem alem dEle poderá fazer alguma coisa. Ele valorizou a sua vida, a sua fé e sua fidelidade, pois foi exatamente isso que ele usou como respaldo para pedir a sua cura. Ezequias disse: tenho sido fiel, tenho te servido de coração e tenho sido reto e integro diante de ti. Como ele falava a verdade, Deus respondeu dando-lhe a cura e lhe acrescentando mais 15 anos de vida.
Deus mandou avisá-lo que iria morrer para que ele se mexesse, pois estava ali sem lutar, passivo, sem buscar a sua cura. Deus só estava esperando ele orar e reinvindicar a cura como direito de fidelidade. É exatamente isso que Deus espera de cada um de nós, que não fiquemos parados esperando o tempo passar, Ele espera que lutemos em busca de resposta como direito adquirido por Jesus na cruz do calvário. Ele já nos salvou, nos libertou, nos curou, nos ungiu, nos capacitou e nos prosperou, se somos fieis e praticantes da Palavra, devemos orar e reivindicar as promessas do Senhor na nossa vida.
- A ordem de Deus
Deus disse: Poem a sua casa em ordem! Deus visa sempre a cura e o bem estar da família. Deus sabia que ele seria curado, mas Deus queria também despertar o rei Ezequias para cuidar melhor da sua família. Não adiantava ele ser curado e sua família se perder, ele tinha a responsabilidade de cuidar de uma nação, mas não podia esquecer da sua célula principal, a sua família. Assim é com cada um de nós, precisamos ganhar a nossa família para o Senhor Jesus e lutar para que esta não se perca, precisamos lutar pelo nosso casamento para que este seja prazeiroso e feliz, para que haja companheirismo, perdão, compreensão, unidade e cumplicidade, precisamos também lutar para que haja respeito e cuidado em relação aos filhos e aos pais. Deus visa a salvação de toda a sua família.
A família é a célula principal, portanto requer maior atenção. Não se deve maltratar as pessoas de casa, como desrespeitar aos pais, o cônjuge, os filhos ou irmãos. Às vezes sofremos com nossos pais e às vezes com nossos filhos, etc. Precisamos ter a nossa alma protegida através do amor do Senhor e do amor que temos uns pelos outros, não podemos ser instrumentos de feridas e precisamos perdoar com mais facilidade. Precisamos valorizar, lutar e superar tudo e assim andarmos na abundância do senhor.
Se não soubermos proteger a alma do outro em casa, não possuiremos condições de proteger a alma de mais ninguém. A aliança mais profunda, após a que temos com Deus, é o casamento e você que casou ou pretende se casar precisa saber que se alguém consegue ser violento com o cônjuge, é porque não houve respeito no namoro e a qualquer momento denunciará essa alma a todos e assim todos sofrerão, e os de fora saberão.
Se os pais não tiverem cuidados com os filhos, gigantes como pornografia, sensualidade, namoro ilícito, mentiras, mágoas, rancor, timidez traumas, espírito de inferioridade, rejeição, medo do futuro, etc., poderão ser alimentados na alma deles. A vontade de Deus é que você vença as tentações e os seus limites, por que afinal, bobo é aquele que faz o que o mundo prega como normal quando se sabe que é pecado e mal aos olhos de Deus. Ele nos chamou para conquistas ilimitadas e nestas conquistas seremos felizes e poderosamente vencedores.
Estar integrado na célula, ter um discipulador, passar pelo processo da visão e ser acompanhado, apascentado, e ajudado te levará a vencer e superar os conflitos e a fazer a coisa certa. Seguir os princípios de Deus contidos em sua Palavra são as ferramentas para vencer e ter um futuro protegido e garantido, sem conseqüências ruins e sim com colheitas abundantes de bênçãos de Deus nas nossas vidas! Portanto enquanto é tempo, pais, põem a sua casa em ordem! Jovens, lutem pela santidade, fidelidade e compromisso! Continua…
Compartilhar:
- O que esta palavra te tocou com mais profundidade e qual é a maior dificuldade que você tem para ganhar e viver em família conforme a vontade de Deus?
- O que é mai difícil: ferir e não valorizar o que temos ou ser amável, compreensível e perdoador?
- Se sabemos o que temos que fazer segundo a Palavra, porque não o fazemos?
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira