Lutar sempre desistir jamais – Parte 2

 

II Samuel 23:11,12; II Samuel 21: 8-14;
 
Vimos na ministração da semana passada que os campeões estão sempre dispostos a fazer coisas que eles não gostam e até detestam, simplesmente para criar coisas que amam e desejam alcançar. Eu sei… você é um deles!
 
O rei Ezequiasnão se conformou e não desistiu, pelo contrário, ele valorizou a sua vida, a sua família, a sua fé e sua fidelidade. Quando Deus disse para o rei Ezequias colocar a sua casa em ordem, Ele estava demonstrando que a família é importante por isso precisa ser cuidada e protegida. Aprendemos que a família é a nossa célula principal, portanto requer maior atenção. Jesus disse em Mateus 6:33 que Deus e seu reino precisam estar em primeiro lugar na nossa vida, a família vem em seguida, pois sem Deus nada teria valor e tudo estaria perdido, Ele é a resposta!
 
Hoje vamos avançar um pouco mais e falar de outros dois personagens, que como o rei Ezequias, não se conformou e se posicionou para lutar por aquilo que era importante na sua vida. Vejamos:
 
  1. Samá era filho de Agé, este era um dos três comandantes dos homens poderosos de Davi, Samá era um dos 37 valentes do rei, ele estava desde o princípio, ajudou Davi a ser coroado rei, foi fiel até o fim, um homem de elite, treinado e corajoso.
 
Neste texto que lemos mostra que os Filisteus, inimigos de Deus e de Israel estavam invadindo as plantações, eles roubavam e destruíam tudo, era um exercito forte e numeroso, o povo e o exercito de Israel fugiram, mas Samá Elite dos valentes, segurança do rei, tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. Diz o texto que o Senhor Deus concedeu-lhe uma grande vitória, um grande livramento.
 
  1. É evidente que um só homem não poderia vencer um exercito inimigo, mas a sua atitude em valorizar e lutar por aquilo que era dele, demonstrou o quanto confiava no Senhor e o quanto ele valorizava a sua conquista. Aquela terra era dele, ele tinha trabalhado, era a sua plantação e ninguém iria roubar ou destruir. Se os outros não valorizavam o que tinham pois estavam fugindo, deixando tudo para traz sem lutar, mas ele não, todos estavam desistidos, mas para Samá aquilo que era dele tinha muito valor.
 
O texto não fala o que de fato aconteceu a não ser que houve livramento da parte do Senhor. Deus agiu em favor de Samá e o inimigo foi desbaratado, foi vencido e envergonhado, houve vitória naquele dia para um homem perseverante, corajoso e confiante no Deus da promessa. Foi milagre do todo Poderoso, o inimigo podia ser numeroso e forte, mas ele confiou no Senhor e não foi abalado, mas permaneceu na vitória.
 
Em II Samuel 21: 8-14 conta a historia de uma mulher chamada Rispa, uma ex concubina de Saul que teve seus dois filhos mortos no dia da ceifa. Os seus dois filhos foram enforcados juntamente com outros cinco homens por um erro de Saul seu pai que não honrou a aliança feita por Josué aos Gibeonitas. Quando alguém naquela época morria nestas condições, eram jogados em lugares ermos para serem devorados pelos animais selvagens e também pelos corvos carnívoros (urubus).
 
Aquela mulher pegou um pano de saco e colocou sobre uma rocha próximo de seus filhos e os protegeu dos predadores, ela não podia sepultar sem a autorização do rei, por isso ficou ali por dias, os corpos entrou em decomposição ate virar ossos e ela não saiu dali, não permitiu que os animais e nem os urubus os devorasse. Ela ficou com os filhos mortos desde abril até outubro, não aceitou que eles não fossem sepultados.
 
As pessoas daquela época os haviam desprezados e não valorizavam aqueles rapazes, mas para ela, mesmo depois de mortos seus filhos tinham valor, ela os amava e tinha o compromisso de cuidar deles, ela não desistiu até que o rei Davi os mandasse sepultar. O rei foi avisado e aquilo chamou a sua atenção, como pode alguém ficar do lado dos filhos depois de mortos por meses? Eram apenas corpos mortos, depois de seis meses eram agora apenas ossos, não tinham mais valor, mas para ela não, as pessoas podiam não valorizar, mas para ela tinha valor. Ela não aceitou que seus filhos fossem desonrados e desprezados, ela cuidou deles mesmo depois de mortos.
 
O rei Davi pegou os ossos daqueles dois rapazes, mais os ossos do Rei Saul e os sepultou juntos, ele fez isso para honrá-los, pois nunca tinha se visto amor, fidelidade e dedicação como esta demonstrada por aquela mulher. Interessante que havia três anos de fome na terra por causa do pecado do rei Saul, assunto para outro dia. O texto diz que depois disto Deus se tornou favorável para com a terra e assim novamente houve fartura entre o povo.
 
Não sei se aquela mulher valorizava seus filhos quando eles estavam vivos, a bíblia não fala nada sobre isso, mas pela dedicação e loucura dela, com certeza valorizava. Pare para pensar, o que você não tem valorizado hoje na sua vida? Existem coisas preciosas que precisamos valorizar e gostaria se citar algumas. Por exemplo: A nossa salvação, a vida eterna, você mesmo, pois o preço que o Senhor pagou por você demonstra o quanto você vale, não tem preço, então se cuide. A nossa eternidade com o Senhor é muito preciosa!
 
A nossa fé e fidelidade em Cristo, a nossa família, seja o cônjuge, os pais, os filhos, os irmãos, todos tem muito valor. Agora pense: é o seu ministério, a igreja, esta célula, a comunhão que temos em Cristo, a  sua casa, a sua saúde, a oportunidade de viver e respirar, uma vida, um discípulo…, será que tudo isso tem valor para você?  Precisamos valorizar aquilo que temos e lutar para ampliar crescendo e conquistando novos territórios! É necessário sermos cautelosos com a nossa vida espiritual, com o nosso ministério, com o tempo que se chama hoje, pois o amanhã será resultádo daquilo que valorizamos hoje, é preciso vigiar, orar e consagra-se mais a Deus. Eu valorizo muito a visão celular M 12, pois recebi do Senhor, e você, valoriza?
 
A palavra de Deus diz que devemos ser agradecidos por aquilo que temos. A gratidão é uma das virtudes que embelezam o caráter cristão e expressam um coração caloroso e cheio de amor e das palavras do seu Deus. Paulo declara Colossenses 3: 15, 16: …Sede agradecidos. Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vossos corações”. Estou agradecido pelo novo local e por você existir na nossa vida e assim fazer parte da família Penha! Obrigado!!! Agradeça e viva do melhor!!!
 
Compartilhar: em relação ao que foi ministrado hoje; em que você precisa mudar? Fale também daquilo que tem valor para você e hoje você percebou que não tem valorizado. Você tem valorizado seu líder e pais espirituais?
 
No amor de Cristo!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

 

Imprimir