I Samuel 18:1 a 5, repetir o versículo 4 com todos
Essa Palavra é continuação da semana passada, esse é um momento em que precisamos aplicar na pratica aquilo que temos aprendido sobre unidade. Domingo foi nosso primeiro culto no novo local, logo será a inauguração, temos ainda muitos compromissos, principalmente o aluguel, sabemos que o Senhor nos usará para que o reino dEle seja implantado com poder. Quando falamos de aliança pensamos imediatamente na aliança do casamento e até confundimos anel com aliança. Estamos em aliança com o Senhor e com nossos irmãos! Estamos ligados verticalmente ao Senhor, mas estamos também, ligados horizontalmente aos nossos irmãos. Estamos ligados por um estilo de vida comum. Não somos só uma platéia, somos uma comunidade em aliança! Deus nos inseriu em um contexto de comunidade viva!
Pessoas que nunca passaram por nossa história, nossa vida, passam a fazer parte dela e geram um amor que não é natural, um amor que é gerado a partir da vida de Deus que a partir de cada um de nós, eles passaram a carregar. E quando nos encontramos com eles uma alegria inexplicável passa a fazer parte deste relacionamento, a vida de Deus que existe em nosso interior se identifica com a vida de Deus de nosso irmão. Não importa a língua, a distância, o que importa é os princípios! E sentimos isto até quando não conversamos, a simples presença de você meu irmão nos faz sentir esta vida de Deus dentro você!
Nós somos uma comunidade em aliança! Uma mãe não precisa fazer um curso para aprender a amar o seu filho recém nascido! Um avô não precisa fazer um curso para aprender como amar um neto! Esta realidade de aliança não é formal, o amor de Deus não precisa da convivência com a pessoa para poder existir. A vida de Deus em mim e nos outros nos faz sermos o que somos. Nós precisamos uns dos outros, sem o irmão somos incompletos! Irmão, eu preciso de você, não sei porque, nem como, mas sei,que sem você, eu sou incompleto!
A aliança não é com um é com todos os irmãos, temos que nos sentir amando o corpo, abençoando, nos sentindo como parte dele. Não escolhemos nosso pai e nossa mãe, mas Deus escolheu para nós nossos irmãos. E há princípios que Deus nos deu nas alianças, é como a aliança entre Davi e Jônatas: Vejamos!
Nossa aliança é uma aliança de amizade firmada no amor de Cristo em nós. Quando Deus fez aliança com Abraão, Abraão passou a ser chamado de amigo de Deus. Jesus foi chamado de amigo dos pecadores e Ele chamou cada um de seus discípulos em particular de amigo.
Só existe amizade verdadeira quando há aliança!
1- A capa – Jônatas deu sua capa a Davi, seu amigo, e aqui representa aquele que cobre, guarda, não expõe as debilidades do outro. Em Gênesis 9:20 a 29, lemos uma fraqueza da vida de Noé logo após o dilúvio, ele embriagou-se, se desnudou e dormiu assim, Cam seu filho mais moço expôs a nudez de seu pai e seu outros dois irmãos cobriram a nudez do pai, respeitando-o, com uma capa, Cam teve sua vida amaldiçoada por isto. Noé viveu ainda muitos anos depois disso, quando cobrimos a nudez de nosso irmão podemos acrescentar anos de vida a ele.
Esse é o conceito da nossa igreja, somos uma igreja família que busca viver o amor de Deus Pai. Esse é um princípio da visão celular, ganhar, consolidar, discipular e enviar. Isso fala de dar cobertura, de fazer discípulos, prepará-los para a conquista. Aqui cuidamos uns dos outros! Assim como um pai e uma mãe deve cuidar cobrindo seus filhos, protegendo-os sem expor suas debilidades, mas pelo contrário, tratando, curando e capacitando, assim é entre o discipulador e seu discípulo. No caso de Noé, seus filhos cobriram o pai para que não fosse exposto um erro cometido pelo sacerdote do lar, eles o protegeram para que houvesse restauração e foram abençoados poderosamente! Assim deve ser também entre nós, sem acusação, para cura e restauração.
2- A armadura – não basta colocar a capa é preciso dispor-se a proteger. Isso quer dizer que eu compartilhei da minha armadura e agora dependo de você também para me proteger. Dando a armadura eu lanço raízes para proteger e ser protegido! É a visão da igreja para podermos servir em aliança, onde devemos proteger e sermos protegidos por cada irmão!
Em II Coríntios 5: 2 diz que se Jesus morreu por todos, agora todos morrem por Ele, isto nos mostra que se seu líder ora por você, você deve fazer o mesmo por ele, se ele te cobre, você deve fazer o mesmo, assim todos estaremos protegidos dos ataques do nosso inimigo.
3- Espada – dando minha espada caminharemos juntos e eu estarei desarmado em atitude de confiança sem prevenção contra você. Nossa defesa passa a ser responsabilidade de nosso irmão. Isto significa abrir nossa vida a nossa cobertura, ao nosso líder e discipulador, sem prevenção e com o coração aberto. Isto não é para qualquer um, Jônatas não fez isto a não ser com Davi. Existe um outro aspecto na espada, Em Provérbios 27:6, leais são as feridas pelo que ama…, por vezes você dá a espada a seu discipulador para que ele a use em você, por amor, para crescimento. Isso equivale estar aberto ao tratamento, ao confronto e disciplina rumo a maturidade e crescimento.
Somos um corpo como igreja, como célula e quando um sofre, todos sofrem! Uma topada no cantinho do pé da cama doe, e isso afeta nosso corpo todo e não só o dedinho do pé, não é mesmo? Sim ou não? sim! Dar a espada também significa darmos ao nosso discípulo ferramentas para vencer a batalha, significa preparar, adestrar, treinar antes de enviar. Se eu compartilho da minha espada com você, estabelece que estamos juntos nesta guerra, não lutamos sozinhos, estamos unidos e desta forma somos muito mais fortes.
4- O arco – Nos dias de Davi o arco não era exclusivamente para guerra, ele era, principalmente para a caça. Ao entregar o arco a Davi, Jônatas estava dizendo que tudo o que ele possuía ia ser usado para suprir a Davi. Temos que ser igreja, nos compromissos, nos relacionamentos, o tempo todo e não só aos domingos para cumprir uma obrigação. A aliança com o corpo é o tempo todo! A igreja não tem cargo tem encargo! Nosso encargo é fazer de cada discípulo um conquistador, um vencedor, um pescador, pois todo verdadeiro pescador não só dá o peixe, mas ensina a pescar!
5- O cinto – é usado para dar firmeza e sustentação. O amigo, o irmão, o discipulador é aquele que dá suporte! Fomos chamados para sermos companheiros daqueles que estão conosco, fomos chamados para sermos suporte também aos irmãos mais fracos ou aos nossos irmãos mais novos. Se pudéssemos comparar o céu e o inferno, no céu há comunidade, unidade, companheirismo, cumplicidade, fidelidade e lealdade…, e no inferno há o individualismo, perseguição, competição, falsidade, infidelidade e deslealdade.
Enfim, onde está o verdadeiro sentido da aliança? Temos uma aliança com Deus em Cristo Jesus que nos garante o amor incondicional, o perdão, a salvação, a proteção, a vida eterna e a prosperidade como resultado da nossa fidelidade e honra pela nossa lealdade ao nosso líder. Se eu pecar, cair, Deus sempre estará pronto a me receber e restaurar caso eu me arrependa. Mesmo sem merecer, Ele me deu do seu amor e da sua graça. Deus nos leva a vivermos em comunidade e a nos relacionarmos com Ele e com nossos irmãos como corpo de Cristo que somos, e isso começa na nossa casa, aqui na célula e na igreja.
Quando erramos e pecamos contra Deus precisamos reconhecer, nos arrepender, confessar e receber perdão, quando pecamos contra algum irmão precisamos reconhecer, nos arrependendo e pedindo perdão, não somente a Deus, mas ao nosso irmão. Por outro lado, precisamos estar prontos a perdoar e liberar cada um que pecar contra nós, abençoando… Precisamos compartilhar a capa, a armadura, a espada, o arco e o cinto, precisamos estar casados, em aliança, não só com Deus e os pastores, mas entre todos nós como vimos nesta palavra. Um ajudar o outro a crescer e prosperar!
Ø Compartilhar: Pense, temos cumprido isto em nossas vidas? Comente sobre esta palavra!
Deus te abençoe!
Pastor Eliezer e Zenita