O valor do trabalho em equipe – Parte II

Texto: Gênesis 11: 5, 6 – Ler novamente.

A proximidade e a comunhão têm um preço. Vimos na semana passada que pequenas feridas sempre surgem quando nos aproximamos e nos relacionamos. Precisamos desenvolver a nossa capacidade de perdoar, valorizar e apreciar aquilo que cada pessoa tem de bom. Por outro lado precisamos crescer e ser aperfeiçoados, para oferecermos cada vez mais nossa amizade e amor, aprendendo a ter comunhão e a se relacionar com todo tipo de pessoas sem medo de ser feliz e de ser benção, principalmente na vida daqueles a quem amamos.
 
Precisamos de Deus na nossa vida, pois Sua presença aquece nosso coração, poderemos vencer o frio deste mundo e também alcançar outras pessoas! A Palavra de Deus diz que o Seu desejo é que todos conheçam a verdade e sejam salvos. O Senhor quer nos visitar e fazer parte da nossa vida!
 
1.     Todos nós devemos ter a mesma linguagem
 
Como vimos no texto desta noite, o povo era um e tinha o mesmo falar, por isso não haveria restrição para tudo o que intentassem fazer. A Palavra de Deus nos orienta dentro do mesmoprincípio, devemos aprender a ser discípulos, ter uma pessoa de Deus que nos indique o caminho, confiarmos nele e nos unirmos por amor do reino e por amor a nós mesmos, pois este é o caminho indicado por Deus para uma vida de vitória no espírito, na alma, no corpo e na família.
 
Em 2 Coríntios 8.7 diz: Portanto, assim como em tudo tendes abundância: em fé, em palavra, como no saber, em todo o zelo e no vosso amor para conosco, assim também sobressaí nesta graça. Isto é, precisamos viver na prática aquilo que recebemos e temos em Cristo Jesus.
 
Segundo este texto é necessário que todos falem a mesma coisa, que todos através da renovação da mente pela Palavra tenham uma mesma disposição mental e um mesmo parecer, tudo isso segundo Deus.
 
O resultado disso na nossa vida é que seremos uma unidade e não uma mera união de crentes. Há uma diferença entre união e unidade. União é ter muitas batatas no mesmo saco, enquanto unidade é quando as batatas são cozidas e amassadas tornando-se um purê dentro do prato. A unidade tem um preço de fogo e quebrantamento, ou seja, não há unidade sem o fogo do Espírito Santo e a renúncia do Ego. Só assim poderemos falar a mesma coisa e termos a mesma disposição mental.
 
2.     Uma parábola para ilustração
 
Conta-se que numa marcenaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertarem as suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes o notificaram que teria de renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho, além do mais, passava o tempo todo golpeando. O martelo reconheceu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que este dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atrito.
 
A lixa acatou, com a condição de que expulsassem o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o marceneiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a marcenaria ficou só a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: "senhores, ficou demonstrado que todos temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas dificuldades e com os nossos pontos valiosos.
 
Assim, não pensemos nos nossos pontos fracos, mas concentremo-nos em nossos pontos fortes. A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar as asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-­se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.
3.     O desejo do Senhor Jesus
No Evangelho de João 17:21-26 registra uma parte da oração de Jesus por nós, Ele diz que um dos motivos da sua vinda era para que a sua glória (poder, presença, unção, vida…) nos fosse transmitida a fim se sermos um, com Ele é com Deus Pai. Porque?
 
Vejamos abaixo!
 
1)      Para que o mundo soubesse que Deus Pai o havia enviado como único salvador e Senhor;
 
2)      Para que fossemos aperfeiçoados nesta unidade, assim seremos curados e fortalecidos. Devemos julgar a nós mesmos e buscarmos mudanças e crescimento. Em Cristo seremos a cada dia aperfeiçoados;
 
3)      Para que o mundo além de crer, conheça o Filho como único intermediário entre Deus Pai e as pessoas, (conhecer fala de viver, experimentar Deus em nossa vida, ser liberto, e ter comunhão, vivenciar);
 
4)      Para que o mundo (pessoas, você, eu) saiba que Deus nos ama com a mesma medida que Ele ama a seu filho Jesus, e sua prova de amor foi telo enviado para morrer em nosso lugar (Rom. 5:8);
 
5)      Para vermos a glória que foi conferida a Jesus Cristo e assim estarmos com Ele para sempre;
 
6)      Para que assim como Jesus o filho conhece o Pai, desta mesma forma o conheçamos também;
 
7)      A fim de que o amor do Pai permaneça em nós e desta forma possamos transmitir este amor a todas as pessoas que passarem pelo nosso caminho para que estas sejam salvas.
 
4.     Visão celular  
 
O nosso alvo é ser uma Igreja que vive o amor de Deus na prática, que vive na unidade de coração, que tem o mesmo sonho que vêm do coração de Deus Pai. O nosso alvo é estarmos casados com a visão que Deus nos deu vestindo a camisa para conquistar novas pessoas para o reino dos céus. Queremos falar, amar e buscar as mesmas coisas segundo os princípios da Palavra de Deus.
 
A nossa visão é que cada membro seja liberto e curado e se torne um ministro frutífero e prospero e cada casa uma extensão da Igreja. Nossa meta é conquistarmos a nossa geração para o Senhor Jesus através das Células, encontros e discipulado. Sabemos que é através das Células que poderemos com mais facilidade repartir o amor do Pai, termos comunhão uns com os outros, principalmente no repartir do pão, nos conhecer mais de perto, fazermos novos amigos e gerarmos novos irmãos.
 
Juntos seremos mais fortes e venceremos todas as batalhas. Podemos dizer: Em Jesus já vencemos. Glórias!!! – Deus te abençoe poderosamente!
 
Líder repasse para os líderes em formação as perguntas do compartilhar para ele usar com a célula em formação, pois isso ajuda as pessoas a receberem a Palavra com mais facilidade e treina seu discípulo.
 
Compartilhar: Este assunto sobre relacionamentos e unidade tem sido amplamente ministrados nos últimos meses e dias então,  então por favor:
  1. Fale sobre os benefícios da fidelidade e unidade gerada nos relacionamentos e quais são as conseqüências do isolamento e divisão.
  2. Dê um testemunho pessoal rapidamente para edificação dos demais sobre o seu encontro com o Senhor Jesus, e como a sua vida mudou para melhor.
 
Líder parabéns pelos resultados obtidos por você, obrigado pelo seu trabalho, fidelidade e dedicação!
 
No amor de Cristo.
 
Pastores Eliezer e Zenita
Imprimir