João 14. 27 e 15.7
Todos nós buscamos paz interior, mas somente Jesus Cristo pode nos dar esta paz que tanto almejamos. O resultado final da obra do Espírito Santo em nossa vida é a profunda e duradoura paz. Diferente da paz mundana, normalmente definida como a ausência de conflitos, a paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; tendo-a, não precisamos temer o presente ou o futuro. Se a sua vida é cheia de preocup08ações, permita que o Espírito Santo te encha com a paz de Cristo! (João 14. 27).
1 Esteja em Jesus e viva em paz
Em João 16. 33 Jesus disse: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Jesus resumiu tudo o que lhes havia dito naquela noite, reafirmou as recomendações e promessas descritas em outros momentos em que ele ministrou o povo.
Ele disse aos seus discípulos para terem coragem. Apesar dos conflitos inevitáveis que enfrentariam, não estariam sozinhos. Jesus também não nos abandona em nossos conflitos. Se nos lembrarmos que a vitória final já foi ganha, poderemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis!
2. Em Jesus, você anda pelo caminho da paz
Em Lucas 1:78,79 diz: Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
O cristianismo se distingue de todas as demais religiões, não somente por conferir aos homens aquilo que os corações humanos mais necessitam, a saber “a Paz de Deus”, que ultrapassa todo entendimento; mas também abre para nós o único ‘caminho para a Paz’. Através de Jesus, você tem paz com Deus. Em Romanos 5. 1 diz: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Após recebermos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos pacíficos, como a calma e a tranquilidade. Ter paz com Deus significa estar reconciliado com Ele. Isto significa não existir mais hostilidade entre nós e o Pai celestial, nenhum pecado bloqueando nosso relacionamento com Ele. Só é possível ter paz com Deus, porque Jesus pagou o preço por nossos pecados ao morrer na cruz e ao ressuscitar dentre os mortos, Ele nos justificou, a cada dia podemos nos arrepender, confessar e ser perdoados e aceitos no céu.
3. Viva no Espírito e tenha paz
Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente renovada pela Palavra de Deus, por isso sua mente e coração estarão voltados para o que o Espírito deseja. É desta forma que experimentamos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Em Romanos 8. 5, 6 diz: A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.
O Apóstolo Paulo dividiu as pessoas em duas categorias: aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira categoria se Jesus não tivesse nos oferecido um escape. Uma vez que tenhamos respondido sim a Ele, continuaremos a segui-lo porque seu caminho nos traz a vida e a paz, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida eterna.
Devemos diariamente preferir conscientemente centralizar nossa vida em Deus. Leia a Bíblia para descobrir as diretrizes divinas, e passe a segui-las. Em cada situação de perplexidade, pergunte a si mesmo: o que Jesus gostaria que eu fizesse? Quando o Espírito Santo indicar o que é certo, faça-o imediatamente. (Comece a ler a Bíblia no novo testamento, depois o velho).
4. A paz de Deus, guarda o nosso coração e mente em Jesus
Em Filipenses 4. 6, 7 diz: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Quando invocamos a Deus, com um coração posto em Cristo e na Sua Palavra, a paz de Deus transbordará em nossa alma, se ela estiver aflita, a paz removera a aflição e preenchera de plena alegria. Essa paz consiste em uma tranquilidade interior, que o Espírito Santo nos transmite. Envolve uma firme convicção de que Jesus Cristo está perto, e que o amor de Deus estará ativo em nossa vida continuamente.
Quando colocamos diante de Deus, em oração, as nossas inquietações, essa paz ficará como guarda à porta de nosso coração e de nossa mente, para impedir que os cuidados e angústias perturbem-nos a vida e a esperança em Cristo (1 Pedro 5.7).
Se permanecermos em Jesus e Suas Palavras em nosso coração, o medo e a ansiedade não retornarão, haverá em nossos corações ações de graças e isso nos trarão a paz de Deus que guardará os nossos corações. Se a paz de Cristo estiver em nós, seremos pacificadores!
Em 1 Pedro 3. 11 diz: Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.Frequentemente vemos a paz somente como a ausência de conflitos, e pensamos na pacificação como um papel passivo. Mas um pacificador efetivo procura ativamente a paz, construindo boas relações. O pacificador antecipa os problemas e lida com eles antes de acontecerem.
À medida que os conflitos surgem, devem ser discutidos abertamente e resolvidos antes que se tornem incontroláveis. Apaziguar pode ser um trabalho mais difícil do que travar uma guerra, pois envolve vigilância, antecipação, prudência, busca e dedicação, é um encargo, mas uma vez aplicada resultará em vida plena e felicidade sólida. (obs. Felicidade não é ausência de problemas, mas fala em termos qualidade interior, certeza de quem somos, objetivo para viver, certeza da vitória e salvação em Cristo).
Pratica: você está preocupado com alguma coisa, esta palavra te deu direção? Líder, ore por todos, no final faça o apelo aos visitantes e depois os convide par o culto do dia das mães, domingo de manhã!
Amamos vocês!
Ap. Eliezer e Zenita
Atenção, leia para todos na Células: Próximo sábado as 19:00 horas culto de ações de graça pelo aniversário da Apóstola, tema: gratidão. Todos estão convidados. Domingo o culto do dia das mães será as 10:00 horas da manhã, celebraremos a Santa ceia. Não haverá culto à noite!