15/05/2018 – A Família no plano de Deus

A palavra casa, neste verso não tem um significado físico, mas sim uma casa- família”, isto é, um lugar de comunhão, composto de vários membros, ligados por um relacionamento entre pais e filhos, marido e esposa. A presença de Deus, como construtor, no seio da família, é de real importância, porque não se pode haver uma felicidade duradoura sem uma ajuda constante de Deus.

A prioridade absoluta afim que a “casa-família” possa no tempo, manter o amor, a unidade e a prosperidade, não depende só das condições econômicas ou da capacidade humana em administra-la, mas sim do ensinamento dos princípios fundamentais bíblicos e da presença de Deus.

Pode parecer impossível, porém esta é uma realidade: as vezes alguém quer que Deus opere em sua vida, sem que esta mesma operação seja extensiva à sua casa, Deus quer abençoar-nos individualmente, mas quando se fala em família, Ele quer ver a unidade, o respeito, o ensino dos seus princípios e a honra para abençoar tanto no individual, como no coletivo.

Vivemos em um mundo, onde o matrimonio não é mais considerado como instituição divina, e as pessoas veem a família apenas como instituição social, com propósitos e finalidades egoístas e sem sérios compromissos, podendo iniciar e findar em qualquer tempo, esquecendo-se das profundas feridas que permanecerão abertas nas vidas envolvidas, somente Jesus Cristo poderão cura-las.

A família faz parte do plano de Deus para o a humanidade. Deus formou a família no jardim do Éden e fez com que o primeiro casal tivesse alegria, e mais, o privilégio de gerar e criar filhos. O profeta Malaquias 2:15 reafirma um dos propósitos de Deus na família: a criação de filhos honrados que temem e obedecem ao Senhor a fim de reproduzirem do Seu caráter refletido nos pais, desta forma eles comerão e beberão do melhor desta terra. (Isaias 1:19)

Através do Antigo Testamento, e de modo especial em Deuteronômio, Deus orienta seu povo a respeito de como os pais devem educar, instruir e guiar os seus filhos. A família é uma das boas dádivas de Deus.

A vida familiar pode e deve ser como um paraíso na terra, como um pedacinho do céu. Deus projetou assim. É possível! O segredo do sucesso é simples: obedecer a Deus e seguir as suas instruções. No Salmos 119.105 diz que “Lâmpada para os nossos pés é a Palavra de Deus, e luz para o nosso caminho”.

A família deve viver diariamente momentos de comunhão, proporcionando aos seus membros:

1°) Formação espiritual: A vida cristã fundamentada na Bíblia e praticada no dia a dia, a comunhão com a igreja e célula de forma contínua, enraíza os membros da família no reino de Deus consolidando a salvação de todos. Em Atos 16:31 diz: crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa. A vida espiritual ativa, fala do novo nascimento, fala em vivermos em novidade de vida. A formação espiritual equilibra todas as outras áreas da vida, é uma vida em abundância, onde os obstáculos são vencidos!

2º) Formação emocional e física: Através da convivência, dos bons exemplos, é que se desenvolve a personalidade e o caráter, harmoniosamente. A família além de alimentar o corpo, deve alimentar também a alma.

3° Informação: Os valores morais e espirituais são passados aos filhos e estes lhes servem para o desenvolvimento da vida, refletindo na formação da descendência, pois estes valores são eternos.

4° Dialogo: É essencial conversar sobre os ideais, sobre os anseios e tristezas, vitórias e alegrias, as experiências do dia a dia, vida espiritual, ministerial, escolar, profissional, o que se vê e o que se ouve, tem no lar o melhor ambiente para serem analisados, sempre com muito temor a Deus.

5° Troca de experiências: Não só os filhos devem aprenderem com os pais, mas também os pais com os filhos as experiências vividas no dia a dia, selecionando-as, e aplicando-as para o bem-estar de todos.

6° Momentos de lazer e recordações: A família precisa ter momentos de lazer juntos, dos momentos de passeios e recordações, de passagens familiares que não podem ser esquecidos, conservando assim a sua própria história.

7° Ensino sobre a fé: São momentos de comunhão com Deus, onde Ele é exaltado e o nome de Jesus é proclamado como Senhor, Rei e Salvador. Cânticos, orações e estudos bíblicos em família, enriquece e leva a todos a um nível elevado de fé. É a fé em Jesus e Sua Palavra que trazemos a existência daquilo que não é, como se já fosse. A fé não é estática, nem passiva, ela é ativada pela Palavra de Deus e deve ser praticada na família através de atos diários e por palavras de vida em todo tempo.

Sabemos que muitas são as barreiras encontradas na vida familiar, exemplos: O corre-corre do dia a dia, filhos abandonados ao seu próprio destino, desvalorização da convivência familiar, o egoísmo, a interferência da televisão, internet e outros meios de comunicação como influência de escolas e faculdades contaminadas por ideais partidários malignos, geram a perda dos conceitos divinos e eternos estabelecidos por Deus para a proteção e prosperidade da família.

Mas, com tudo isto, nós, cristãos somos chamados para fazer do nosso lar, um lugar estável, onde o Espírito Santo tenha a primazia, onde todos os membros da família trabalhem pela felicidade um do outro, harmoniosamente, agradando a Deus e vivendo melhor.

Tudo isso é possível se Deus for colocado em primeiro lugar, se Seus princípios forem observados no dia a dia, se Sua Palavra for o fundamento de tudo.

É Deus quem edifica, foi Ele quem criou e definiu a família, portanto Ele tem a resposta! Declaro que nossas famílias comerão e beberão do melhor desta terra, nossas famílias estão debaixo do poder redentivo de Jesus o Cristo, com Ele e em nome dEle estamos crescendo e prosperando na terra!

Prática: O compartilhar é opcional, se o ambiente estiver propício faça-o, mas a oração é necessária e fundamental, ore por todos e faça apelo aos visitantes no final, convida-os para o culto.

Amamos vocês!