23/05/2018 – Família, Criação de Deus

Deuteronômio 6:4 -12

Pouco antes do povo de Israel entrar na terra prometida, Moisés recorda os mandamentos dados por Deus no monte Sinai, que deveriam ser seguidos, pois as bênçãos eram inerentes ao cumprimento dos mesmos. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração. Que palavras eram essas, que deveriam estar em um lugar tão especial como o coração?

Os versículos 4 e 5 de Deuteronômio 6 identificam: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Jesus Cristo declarou ser este o primeiro e grande mandamento, e acrescentou-lhe a frase: de todo o teu entendimento. Marcos 12:30.

Deus estabeleceu que o lugar ideal para ensinar aos filhos e netos sobre o Seu nome, os Seus feitos e o temor a Ele, seria a casa, o lar, a família. A família foi estabelecida pelo próprio Deus nos primórdios da criação, pois ao criar a mulher a partir do homem, e, que ao coabitarem seriam uma só carne, estabeleceu uma unidade geradora de seres, que são os filhos, que compõem uma família.

A família é a célula mater da sociedade, a família são os pilares de uma nação. Mas o pecado da desobediência atingiu em cheio a família; manchou e marcou definitivamente a vida familiar, trazendo a intriga, o ódio e a violência. Em Gênesis 4:8 fala que Caim impiedosamente matou seu irmão Abel por inveja, porque Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim.

Desde então a família tem sido açoitada por ataques, inclusive no campo religioso. Em Miquéias 7:6 diz: Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.

A família hoje não somente é atacada pela violência física, como também pela licenciosidade. Nossos lares são invadidos pelos meios de comunicação, despejando verdadeiro lixo em forma de noticiário e arte, fazendo com que comportamentos condenados e abomináveis a Deus sejam considerados normais. O Apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos, capítulo 1, versículos 18 a 32, mostra a degradação acontecendo no seio da família.

Nos dias atuais vemos tantos movimentos para salvar coisas, tais como a Mata Atlântica, o peixe-boi, a floresta amazônica, as baleias e tantos outros. E a família? Quem a salvará? A resposta é: o mesmo Deus que salvou a família de Noé, continua salvando por meio daqueles que creem nEle e praticam a Sua Palavra.

Mesmo vivendo em um mundo que jaz no maligno, 1 João 5:19, é possível aos pais Cristãos crentes em Jesus Cristo liderarem suas famílias, mostrando-lhes o caminho da salvação. Em Josué 6:25 fala de Raabe, uma prostituta que teve sua família salva, porque creu em Deus e intercedeu por sua casa quando ajudou os espias de Israel na chegada a Jericó.

Os pais e as mães têm a responsabilidade de amar seus filhos, dar exemplo de comportamento cristão amadurecido, cuidar das necessidades deles, discipliná-los com justiça. Em Provérbios 22:6, lemos: Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele, e, em Efésios 6:4b, diz: Criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

Os filhos são herança da parte do Senhor. Salmo 127:3. Os homens brigam pelas heranças, vão aos tribunais por elas, mas muitas vezes se esquecem dos filhos; não dão a eles o devido valor como pessoas. Uma senhora disse ao marido, ao sair para uma festa: “Vou esconder minhas joias porque não sei se a moça que veio para ficar com nosso filho é de confiança”. O marido respondeu: “Engraçado, nosso filho, que é mais precioso que qualquer joia, você deixa tranquilamente em suas mãos”.

Engraçado, muitas vezes confiamos nossos filhos as pessoas que nem conhecemos, quando deixamos eles assentirem programas, filmes, desenhos e internet, sem antes fazermos uma verificação e controle.

Em nossa sociedade espera-se que as pessoas tenham dezessete anos de educação antes de poderem ensinar nas escolas públicas. Os médicos estudam cinco anos na faculdade e depois mais alguns anos em treinamento. Encanadores e carpinteiros, etc., trabalham anos como aprendizes; mas, para o trabalho de educar um filho não damos, nem exigimos, qualquer treinamento formal.

Moisés recordava ao povo os feitos de Deus para libertá-lo da escravidão do Egito, e isso precisava ser contado aos filhos. Hoje, como pais, precisamos contar aos nossos filhos que por amor Deus enviou seu único Filho Jesus para nos libertar do pecado e nos tornar livres para salvação eterna.

Moisés disse: Ouve ó Israel! Em Lucas 6:47-49 Jesus nos inclui ao dizer: Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem que cavou fundo e abriu uma vala e lançou o alicerce na Rocha, ali edificou sua casa (lar, família) sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha Jesus Cristo é o fundamento, a Rocha, o alicerce do lar.

Em 1 Coríntios 3:11 lemos: Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Qual é então o alicerce da minha vida espiritual, da minha família, e da igreja? A resposta é simples: é Jesus o Cristo. Mesmo havendo tempestades, estaremos seguros e podemos falar como o apóstolo Paulo: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?  Romanos 8:35.

Jesus Cristo é a fonte da vida, da alegria, da salvação. Ao entrar na casa de Zaqueu, o publicano, Ele mesmo disse: Hoje veio salvação a esta casa. Lucas 19:9. Jesus disse em Apocalipse 3:20: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. É a graça de Deus na vida da família pela verdade da Palavra, esta graça ainda está disponível a todo aquele que crê e desejar. Esse é o único caminho para ser uma família feliz, plena e completa.

Assim como a vida espiritual plena em Deus influência para o bem e equilíbrio de todas as áreas da nossa vida, assim também nosso bom caráter refletido de Jesus na nossa vida espiritual, emocional e física desenha um bom testemunho dentro de casa. Isso influenciará a todos e é através das famílias edificadas sobre a Rocha (Jesus Cristo, Sua Palavra e presença) que curaremos nossa sociedade!

Você foi plantado neste território para frutificar! Nosso campo missionário começa em casa. Frutifique!

Pratica: Compartilhar conforme a palavra, mas orar por todos juntamente com suas famílias é necessário e fundamental!  Faça apelo aos visitantes e convide a todos para px o culto que será do amigo!

 

Atenção: Próximo domingo será o culto do amigoore por alguém e o convide para o próximo cultoPróximo sábado será o relógio de oração, participe com seu líder doze!

 

Amamos você!

 

Apostolo Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário