O Caminho do amor

João 15: 9 a 14

Através destes versículos Jesus nos ensina um caminho, ou melhor, o caminho para que possamos viver uma vida com alegria completa: O caminho do AMOR.

Existem muitas pessoas no mundo vivendo uma vida triste, sem paz, “sem colorido”, angustiadas, desanimadas, exatamente ao contrário do projeto de vida que Deus tem no Seu coração para todas as pessoas da terra.

Jesus fala nestes versículos sobre alegria completa. No dicionário a definição de alegria é satisfação, portanto, Deus quer nos ensinar o caminho para termos uma vida que nos satisfaça em todas as áreas.

Algumas pessoas são felizes no casamento, mas tem sérios problemas financeiros que acabam até por abalar esta relação. Outros têm muito dinheiro, mas um casamento infeliz e acabam fazendo uso do dinheiro para “comprar” a felicidade, tentando através do dinheiro suprir esta insatisfação. Mesmo aqueles que são cristãos, se quebrarem os princípios de Deus para o casamento, finanças etc., passaram também por dificuldades nas áreas em questão, mas uma vez praticando estes princípios, a benção de Deus se manifestará. Hoje é o dia de Deus mudar a sua vida para melhor em nome do Senhor Jesus!

Outros têm dinheiro, uma boa família, mas não têm saúde para usufruir delas. Portanto, Deus quer hoje nos ensinar a receita para a conquista desta satisfação, capaz de permear todas as áreas da vida do ser humano; a conquista da alegria completa.

Resumidamente, Jesus ensina que como o Pai o amou, Ele nos ama e da mesma forma nós precisamos amar aos nossos semelhantes. Tudo isto parece muito simples, porém esta capacidade que Deus tem de amar Jesus e que Jesus tem de nos amar neste amor pautado no Pai, não existe no homem natural (que não teve uma experiência com Jesus), para amar o seu próximo.

Esta incapacidade do homem de amar leva-o a julgar, a murmurar, a trair, a roubar, a mentir, a invejar, a cobiçar e até a matar um ao outro. Só conseguiremos amar o próximo verdadeiramente, se estivermos pautados no amor de Jesus em nós e por nós.

Essas consequências do desamor geram:

1. Enfermidades (as mágoas, rancores e iras causam doenças.) A própria medicina e ciência têm constatado isso. 

2. Pobreza, ruína financeira (Em Provérbios 5, Deus mostra que o adultério gera ruína financeira, cada pecado não arrependido e renunciado trará consequências de acordo com a brecha e área atingida).

3. Quebra de alianças (casamentos, pais e filhos).

Quem disser que é capaz de amar sem a essência do amor, que é Jesus, em seu coração, é mentiroso. Você pode então dizer: “Não é verdade, eu amo meu marido, eu amo meu pai, minha mãe, eu amo meu filho!” Porém, Deus está falando de um amor abrangente, acima dos laços familiares e de um amor incondicional, que é capaz de amar o que nos feriu, o que nos traiu ou roubou (leia I Coríntios 13: 1 a 8).

Podemos ouvir no mundo e até no reino de Deus declarações como estas:

– “Eu amava minha esposa, mas não dava mais pra viver com ela. Incompatibilidade de gênios”.

– “Eu amo meu marido, mas tenho um amante, porque meu marido não é carinhoso”.

– “Eu amava minha família, mas os matei em uma discussão, fiquei muito nervoso, perdi o controle”.

– “Eu te amo, mas se você não mudar ou se não fizer o que eu quero, vou embora”.

– “Meus Apóstolos, meus pastores, meus líderes, eu amo vocês, mas estou indo embora.

Todos nós sabemos que isto não é o verdadeiro amor, pois este impõem condições para amar e ser fiel!

O homem natural, sem Deus, não sabe o que é amor. O ser humano só poderá conhecer o verdadeiro amor, o atributo do Espírito Santo de Deus, se receber o próprio Espírito Santo em seu coração. como está em Romanos 5:5.

A bíblia nos ensina que para recebermos o Espírito Santo devemos receber o Filho de Deus, Jesus), em nosso coração. Quando recebemos Jesus (Apocalipse 3:20) em nosso coração, recebemos uma nova natureza. A natureza espiritual, pelo Espírito Santo que nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar tudo o que Jesus nos ensinou (João 14:26).

Ele nos ensinará inclusive a como amar a Deus. Em João 14:21 a 23 Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama e se alguém me ama guardará minha palavra”…

Muitos declaram que amam a Deus, mas não conhecem a palavra de Deus e não tem nenhum relacionamento com Ele. Outros declaram que amam a Deus, conhecem Sua Palavra, mas não a praticam nem tão pouco a obedecem. Preferem viver segundo seus próprios conceitos e valores.

Hoje em nossa igreja IACC, entendemos que amar a Deus é muito mais que uma declaração emocionada, é um modo de viver. Amá-lo é viver para Ele, colocando-O em primeiro lugar, acima do trabalho, da família, de nossos conceitos e valores.

Amá-Lo é amar ao próximo, é cuidar de alguém, dedicar o tempo de nossas vidas para cumprir a grande comissão de fazer discípulos de todas as nações, é renunciar a nossa vontade para fazer a dEle; é suportar provas e dificuldades, é imitar o amor de Jesus.

Há uma grande alegria de sermos usados por Deus. Em Lucas 10:17 diz: “Então, regressaram os setenta (discípulos), possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!”

Temos muitos motivos para dizer “sim” ao chamado de Deus. O primeiro deles é honrarmos ao Senhor, obedecendo-o movidos por amor, gratidão, honra, fidelidade e fé.  A alegria da conquista vale o preço do desafio. Quando você serve pelo prazer de servir, sua vida tem um poder sobrenatural. A alegria do Senhor é a nossa força. Quando anunciamos o evangelho, infligimos uma derrota ao império das trevas.

Estamos no projeto de enviarmos 35 duplas no mínimo, para encontrarem as casas de paz ou irem àquelas que já se abriram para recebe-los! O privilégio desta hora é tremendo!

Não podemos perder esta oportunidade, se disponha, fale comigo o seu líder, vamos fazer a diferença praticando este amor incalculável, imensurável, profundo, incondicional e eterno, o amor de Cristo por nós e através de nós!

Quando caminhamos nesta direção, vamos adquirindo a capacidade de AMAR DE VERDADE, como Jesus e o Pai têm nos ensinado. Quando conquistarmos este Amor, conquistaremos com Ele a alegria completa, a vida plena que é o sonho de todos nós, porque é o sonho do coração de Deus.

Que Deus abençoe a todos, amamos vocês.

Atenção: Dia 01 de Outubro, sábado as 19:30, teremos o culto com as duplas e casais que serão enviados a casa de paz!

Aps. Eliezer e Zenita

Imprimir