Vencendo os Gigantes – Parte I

 

I Sam 17:41-50; II Sam 21:15-22;
 
Estas lutas e guerras físicas no antigo testamento retratam as lutas e as guerras espirituais, adversidades e problemas que enfrentamos hoje no tempo da graça. Hoje vivemos o novo testamento e os nossos inimigos e adversários não são as pessoas, nossos inimigos hoje são as hostes malignas, os pecados, as adversidades e problemas que surgem no nosso caminho. Existe uma regência maligna que agem por traz das pessoas e em muitos casos, são pessoas próximas. Devemos amar o nosso próximo indo além das pessoas de perto, mas as regências malignas devemos resistir neutralizando sua força no nome do Senhor Jesus.
 
Um dos grandes problemas do povo de Deus é desconhecer em Cristo Jesus o seu próprio valor. Se eu não sei quem eu sou, facilmente cederei às ameaças do inimigo. Contudo, quando eu conheço a minha força, as minhas armas, o poder que está em mim, eu me encho de coragem e destruo os meus adversários. Nós somos aquilo que falamos e aquilo que julgamos ser. Se nos vemos fracos, somos fracos; se nos vemos como gafanhotos, eis o que nos tornamos. A Bíblia diz que somos filhos de Deus, valentes, fortes e mais que vencedores. (Efésios 6:12 e Romanos. 8:37.)
        
Às vezes temos problemas que parecem absolutamente insolúveis e inalteráveis e a nossa tendência é “medir” Deus pelo tamanho de nossas limitações. Contudo, nenhum problema é maior do que a capacidade do Deus Todo Poderoso de resolvê-los. Ele é maior do que toda montanha que qualquer um de nós venha a enfrentar em qualquer tempo. Há algumas afirmações da Palavra que nos leva a crer que o nosso Deus é o Deus dos impossíveis. Veja o que Jesus disse em Lucas 18:27: Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
 
Um dos elementos mais importantes que nós cristãos precisamos para avançarmos é a fé.Não uma fé apenas para crer na salvação, mas uma fé que além de salvar,  remove montanhas. Precisamos de uma fé que faz com que tenhamos uma atitude que aos olhos humanos seria impossível de se realizar, (Exemplo: falar de Jesus para alguém que está no poço das drogas e este alguém ser salvo, as mulheres que não tem marido convertido orarem por eles e estes serem alcançados, e para aquele que é tímido acreditar que é possível pregar em encontros, liderar células, etc.
 
Como falamos no culto de domingo, todas as pessoas têm problemas. Lutas e dificuldades não são novidades para ninguém. Seja qual for a sua condição social, seu nível de conhecimento ou a sua compreensão da vida, o caminho de cada um, enquanto individuo, será um constante desafio e superação de obstáculos. Cada pessoa tem a sua maneira de encarar os problemas, que variam muito de acordo com a sua personalidade, vivência e histórico familiar. Problemas que podem parecer pequenos e facilmente superáveis para alguns, para outros podem assumir a proporção de verdadeiros gigantes.
 
A Bíblia nos ensina princípios básicos para o enfrentamento e superação dos problemas:
 
1.        Sempre que houve confronto com gigantes na bíblia, e eles morreram – II Sm 22:38-41.
 
2.        Se um gigante não é morto por completo, ele procria e no futuro você terá de enfrentar seus filhos, que também serão gigantes II Sam. 21:20-22.
 
3.        Quando você se dispõe a enfrentar os gigantes, você recebe socorro inesperado como aconteceu com Davi – II Sam. 21:15-17. Deus é fiel e Ele agirá e sempre virá em seu socorro!
 
4.        Qualquer situação é mais fácil de ser controlada no início. Se adiarmos decisões, se nos recusamos mexer no problema o gigante se torna cada vez maior, se reproduz e a nossa luta fica mais difícil.
 
Pedir que Deus nos livre das mãos dos gigantes nem sempre pode ser uma boa ideia. Quando ficamos livres dos gigantes, temos a tendência de nos acomodar e muitas vezes começamos a ocupar a nossa vida com os anões que estão à nossa volta e o diabo se encarrega de fazer com que esses anões se transformem ou, pelo menos, pareçam gigantes. O enfrentamento é a melhor tática e a que nos traz mais gratificação espiritual. (anões: pequenos problemas que nos distrai e nos atrasa na caminhada rumo a vitória).
 
O Senhor é Poderoso para remover todo problema e adversidade, mas Ele só o faz depois que enfrentamos cada um deles, pois é desta forma que o nosso caráter é treinado e filtrado para nos colocar em níveis mais altos de conquistas. É muito mais produtivo que, ao invés de Deus simplesmente tirar os gigantes do nosso caminho, Ele nos dê capacitação para exterminá-los, isso nos fortalece e nos projeta para níveis maiores, fazendo de nós pessoas mais maduras, equilibradas e feliz.
 
O Senhor Jesus em sua Palavra nos ensina que neste mundo teríamos lutas e aflições. Aprendemos também que venceremos tudo, uma vez que Ele está conosco e através dEle temos sempre vitórias! Os problemas se tornam verdadeiros gigantes quando não são vencidos no início. Sejam problemas no casamento, na família, na vida financeira, ou até pecados que são difíceis de vencer, etc.
 
Sou eu que decido ser santo, curado e liberto para vencer e viver para o Senhor. Quando nos posicionamos crendo que Deus agirá através de nós, vencemos os gigantes, crescemos e ficamos mais fortes e o resultado é habilidade para ajudar outros. É você que decide qual rota tomar, que estilo de vida levar. As lutas e as aparentes derrotas visam nos treinar e nos capacitar para coisas maiores, estaremos sempre aprendendo, por isso tire forças da fraqueza e não desista nunca. Sabe por quê?
 
      1. Porque só perdem e são vencidos aqueles que desistem;
 
     2. Aqueles que desistem são aqueles que andam sozinhos e isolados, mas você está integrado em uma equipe, você não está só;
 
      3. Vencemos sempre porque além de fazermos parte de uma equipe de doze focada no discipulado, temos o Senhor Deus conosco, e isso faz a diferença, não andamos sozinhos, temos Deus e leais companheiros, somos discípulos e discipuladores e a Palavra do Eterno nos transforma gerando fé, e por isso, o Espírito de Deus nos dá força para resistir e vencer.
 
A pessoa vencedora não é aquela que nunca perde ou aquela que nunca cai ou aquela que nunca erra, não. A pessoa vencedora é aquela que mesmo se cair e for derrotada, não aceita ficar no chão, se levanta e recomeça a caminhada, é aquela que nunca desiste, mas por causa da fé, persevera até o fim!
 
Continua na próxima.
 
Compartilhar: Você desiste com facilidade? Tem dificuldade nesta área? Existe algum problema que você gostaria de compartilhar para orarmos por você? Vamos orar por você!
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita 

 

Imprimir