Vencendo os Gigantes – Parte 2

 I Samuel 17:1-58 

Na semana passada falamos que estas lutas e guerras físicas no antigo testamento retratam as lutas e as guerras espirituais, adversidades e problemas que enfrentamos a cada dia. Vivemos o novo testamento e os nossos inimigos e adversários não são mais as pessoas, Jesus morreu por todos, Ele ama a todos e deseja que todos sejam salvos. Vimos também que a pessoa vencedora não é aquela que nunca perde ou aquela que nunca cai ou aquela que nunca erra, não. A pessoa vencedora é aquela que mesmo se cair, não aceita ficar no chão, se levanta e recomeça a caminhada, ela nunca desiste e por causa da sua fé, persevera até ver a manifestação do milagre!
 
Quando falamos de gigantes que se colocam no nosso caminho, estamos nos referindo a tudo aquilo que aos nossos olhos parece grande e invencível. Por exemplo, há pessoas que não conseguem domar o vício do cigarro. O cigarro, algo pequeno, domina uma pessoa, mesmo esta tendo livre arbítrio. Quantos pelo mundo afora fumam escondidos após terem saído de um culto cheio de unção. Muitas pessoas carregam um passado ruim e não conseguem se desvencilhar carregando amargura, culpa, pecados, problemas financeiros, familiares, sentimentais, emocionais e até doenças de uma alma marcada pela dor e decepção.
 
A carne é inimigo, pois nela está a tendência ao pecado. Fraquezas e tendências a algum tipo de vício também se constitui inimigo difícil de ser vencido. Sabemos que satanás é o causador de todo o mal, mesmo que ele não esteja ligado diretamente a algo ruim que esteja acontecendo, é o efeito cascata, é o efeito dominó, ele foi o causador quando enganou o homem introduzindo o pecado em sua vida. 
 
Sabemos que enfrentamos oposições, obstáculos, pois o inimigo de nossas almas não ficará alheio, indiferente, vendo-nos saquear seu reino tirando as vidas de lá, vendo-nos conquistando e prosperando, vendo-nos avançando em direção ao seu império para estabelecer o reino de Deus. Ele tentará nos barrar, nos intimidar, nos fazer parar, para que os propósitos de Deus na nossa vida sejam frustrados, mas ele não vai conseguir, pois somos um povo em aliança, estamos focados na fidelidade, na conquista e na unidade, somos um povo que vive na prática a grande comissão dada pelo Senhor Jesus de fazer discípulos de todas as nações, nEle somos mais que vencedores, estamos prosperando na terra.
 
Precisamos estar conscientes da luta que travamos contra o inimigo neste tempo que Deus nos dá nesta terra, precisamos usar as armas que temos recebido de Deus, venceremos cada luta e cada investida maligna. Deus me mostrou que através do confronto de Davi e Golias, podemos aprender que é possível superar nossas limitações e vencer os gigantes que se pões a nossa frente querendo nos derrotar.
 
Quero apresentar alguns princípios, a partir de Davi e Golias que nos ajudarão a enfrentar os gigantes em nossas vidas de maneira mais eficaz.
 
1.      Pare e pense por um minuto:
a.   Qual é o seu maior problema?
b.   Qual o gigante que está no seu caminho? 
 
2.       Esta ministração visa capacitá-lo para que sejas vitorioso(a) sobre as dificuldades e barreiras que parecem intransponíveis em sua vida. Vejamos: 
 
a.        Vitória exige mais que pensamentos positivos;
b.        Vitória exige mais que entusiasmo;
c.         Vitória requer até mesmo mais que ação. 

3.        Nós conquistaremos a vitória quando:

a.      Pensarmos corretamente a respeito de nossos problemas;
b.      Quando sentimos de maneira correta em relação as nossas lutas e problemas;
c.      Quando agimos corretamente em relação a esses inimigos que estão no caminho.
ØPensando corretamente
                     
Não podemos caminhar nesta terra com medo da vida, pois com medo ou não, a viveremos. Não podemos viver com medo de tomar decisões e com medo de mudanças, pois agindo assim ficaremos paralisados. Não podemos permitir que venha e permaneça em nossa mente um sentimento de insegurança e incapacitação, caso contrário ouviremos a notícia de que nada aconteceu na nossa vida, olharemos do futuro para o passado e descobriremos que não saímos do lugar ou pior ainda, poderemos descobrir que houve regressão.
 
Precisamos ter fé e concentrar todas as nossas energias em Deus e em Sua Palavra, não podemos usar nossas energias para não ser vencidos, mas em vencer. Penso que isso acontece frequentemente a nós quando encaramos nossos gigantes, ficamos lutando para não ser derrotados, quando deveríamos lutar para vencer, isto é, não ficar apenas na defensiva, mas na ofensiva, ir em direção ao inimigo e derrubá-lo e não ficar recuando ou adiando decisões e ações.
 
Olhamos para os Golias de nossas vidas da mesma maneira como o exercito de Israel olhou para ele; com medo, inseguros e assim nossos pensamentos se concentram em não sermos derrotados.
 
Veja o pensamento errado do exercito de Israel diante do inimigo:
1-       Vamos morrer, o inimigo é forte;
2-       Seremos derrotados, o gigante é um guerreiro experiente;
3-       Seremos destruídos, pois o inimigo é cruel.
 
O pensamento correto seria:
1.        O inimigo vai morrer diante de nós, pois somos fortes;
2.        Ele já está derrotado, pois somos guerreiros vencedores;
3.        Ele será destruído, pois Deus está conosco, em Deus somos conduzidos em triunfo.
 
Enquanto nos concentramos nas armadilhas, no tamanho do gigante, no que ele pode fazer conosco, perderemos. Devemos nos concentrar nas conquistas, nas promessas, nos decretos de Deus para a nossa vida. Nunca devemos perder de vistas nosso alvo de vitórias, pois podemos nunca mais vê-los novamente!
 
Os israelitas olharam para o inimigo e não para Deus e suas promessas. Perderam a visão do alvo que era possuir a terra que Deus lhes havia dado. É certo que Deus estava com eles, portanto eles estavam acima do inimigo. A Palavra de Deus diz que estamos assentados com Cristo Jesus e nEle venceremos todas as coisas. A nossa fé moverá montanhas, basta crer, falar e agir. Jesus falou que se alguém crer e falar à montanha, saia daí e precipite-se no mar, se crer, assim será.
 
Concentre-se no alvo e avance para conquista para o qual você foi conquistado por Jesus Cristo, não perca a visão. Deus tem um propósito tremendo na sua vida! Continua…
 
Compartilhar: De acordo com a palavra da semana passada e esta de hoje, o que você fará a respeito? Qual decisão que você fará diante das circunstâncias e dos problemas?
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir