Texto: I Samuel 17:1-58
Estamos no mês de novembro e o ano se aproxima do seu fim, sabemos que com Cristo na direção encerraremos o ano com excelência e com muitas vitórias. Este ano está sendo de grandes conquistas para sua vida e Igreja do Senhor. Este é o tempo de fidelidade, de sermos fieis em todas as coisas para que entremos no novo ciclo com uma projeção para um futuro promissor de conquistas inigualáveis .
O Senhor tem nos prometido grandes colheitas de almas e começou por este ano e está ampliando a cada novo ano que o Senhor nos conceder. Ele nos tem falado “erguei os olhos e vede os campos já brancos para a ceifa “ ( João 4:35). Existe um multidão chegando na igreja e sua família e amigos fazem parte dela!!!
Os campos estão brancos, os frutos estão prontos para serem colhidos, e nós os trabalhadores da seara do Senhor, temos que estar preparados, treinados, dispostos a trabalhar incansavelmente para que não se perca nenhum fruto.
- Um trabalhador no tempo da colheita do fruto maduro não pode se detido por nada:
- Ele enfrenta a chuva forte
- Ele enfrenta o sol escaldante
- Ele enfrenta o frio intenso
- Ele supera dores, ferimentos, problemas conjugais e familiares, supera problemas financeiros… Nada pode detê-lo, porque o fruto maduro não colhido em seu tempo se perde. Vamos encher nossos celeiros (Células) dos frutos que o Senhor tem para nós.
Sabemos que enfrentamos oposições, obstáculos, pois o inimigo de nossas almas não ficará alheio, indiferente, vendo-nos saquear, conquistando, avançando em direção ao seu império para estabelecer o reino de Deus.
Ele tentará te barrar, te intimidar, te fazer parar, para que os propósitos de Deus na sua vida sejam frustrados. Conscientes da luta que travaremos contra o inimigo neste tempo que Deus nos dá nesta terra e certos de que se usarmos as armas que temos recebido de Deus, venceremos cada luta e cada investida maligna. Vamos superar nossas limitações e vencer os gigantes que se pões a nossa frente querendo nos derrotar.
Quero apresentar alguns princípios, a partir de Davi e Golias que nos ajudarão a enfrentar os gigantes em nossas vidas de maneira mais eficaz.
1. Quero começar pedindo para que você pare e pense por um minuto:
a) Qual o seu maior problema?
b) Qual o gigante que está no seu caminho?
2. Esta ministração em novembro visa capacitá-lo para que você seja vitorioso sobre algumas dificuldades e barreiras, aparentemente intransponíveis em sua vida, para que você entre preparado para o novo ciclo.
a) Vitória exige mais que pensamentos positivos;
b) Vitória exige mais que entusiasmo;
c) Vitória requer até mesmo mais que ação.
3. Nós conquistaremos a vitória quando:
a) Pensarmos corretamente a respeito de nossos problemas;
b) Quando sentimos de maneira correta em relação aos nossos problemas;
c) Quando agimos corretamente em relação aos nossos problemas.
- Pensando corretamente
Foi publicado um artigo sobre um homem chamado Karl Wallenda, um grande artista de circo. Ele morreu já há alguns anos, em Porto Rico após a queda de um arame estendido a 22 metros de altura.
“Em certa ocasião disse: Estar numa corda bamba e viver. Tudo o mais é esperar”. Ele viveu pela excitação do momento. A esposa de Wallenda, também uma artista do arame, fez algumas observações interessantes com relação ao que aconteceu antes dessa queda fatal. Ela disse: “tudo o que Karl pensou ininterruptamente durante três meses antes de caminhar sobre o arame, foi em cair. Essa foi a primeira vez em que ele pensou sobre isso. E eu penso que ele colocou todas as suas energias em não cair, ao invés de colocá-las em caminhar sobre o arame”
A Sra Wallenda acrescentou que seu marido foi mais adiante e supervisionou a instalação da corda certificando-se absolutamente de que todos os pontos de fixação estavam seguros. Ele sempre havia confiado em sua equipe no passado.
Devemos observar que:
- Ele caminhou sobre a corda com medo de cair fixado em sua mente e o seu pensamento criou um grande sentimento de insegurança, então sabemos o que aconteceu: “caiu e morreu”.
- Ele concentrou todas as energias em não cair e foi exatamente isso que aconteceu.
- Penso que isso também é o que acontece frequentemente a nós quando encaramos nossos gigantes.
- Olhamos para os Golias de nossas vidas da mesma maneira como o exercito de Israel olhou para ele, com medo, inseguros e nossos pensamentos se concentram em não sermos derrotados.
Tudo o que eles puderam pensar a respeito foi:
1- Não serem mortos.
2- Não serem destruídos.
3- Não serem derrotados.
- Enquanto nos concentramos nas armadilhas, no tamanho do gigante, no que ele pode fazer conosco, ao invés de nos concentrarmos na vitória, frequentemente sofremos derrotas.
- Nunca devemos perder de vistas nosso alvo, pois podemos nunca mais vê-lo novamente!
Os israelitas quando estavam as portas de entrarem na terra de Canaã e foram espiar a terra, ficaram atemorizados por haverem invasores gigantes na terra. Eles olharam de baixo para cima e se sentiram como gafanhotos diante do inimigo. O problema não eram os gigantes e sim a falta da visão correta em relação às circunstâncias. Eles olharam para o inimigo e não para as promessas. Perderam a visão do alvo que era possuir a terra que Deus lhes havia dado, é certo que Deus estava com eles, portanto eles estavam acima do inimigo. A Palavra de Deus diz que estamos assentados com Cristo Jesus e nele venceremos todas as coisas.
Concentre-se no alvo e avance para conquista para o qual você foi conquistado por Jesus Cristo, não perca a visão. Deus tem um propósito tremendo na sua vida!
Compartilhar: De acordo com a palavra da semana passada e esta de hoje, o que você fará a respeito? Qual decisão que você fará diante das circunstâncias e dos problemas? O que você aprendeu hoje que poderá mudar sua vida? Ou simplesmente fale o que você sentir, desde que esteja dentro da palavra ministrada.
No amor de Cristo a quem devemos a nossa vida e todo o nosso tempo! Receba um abraço e um beijo no seu coração! Quando eu olho para dentro do meu coração. Eu vejo você!!! Te amo!!!
Apóstolo Eliezer