Verdades eternas que mudam as nossas vidas – Parte XIV

 


Efésios 6:1-3; Salmos 127:4; 144:12; Provérbios 1:7
 
Estamos na semana em que se comemorou o dia dos pais e é uma ótima oportunidade de reflexão. Pai é um instrumento de Deus na vida dos filhos para comunicarem uma identidade abençoada. Deus planejou que através da paternidade seja formada em nós uma estrutura integral que nos leva a ter uma vida adulta ajustada, madura e equilibrada. Quando um pai cumpre o seu papel de sacerdote na família, nascem pessoas com personalidades produtivas, com caráter curado e alma resolvida.
 
Através da verdadeira paternidade vivenciamos um processo de amadurecimento que inclui o desenvolvimento espiritual, emocional e físico. Só podemos de fato experimentar uma vida adulta madura e temperamento saudável quando experimentamos a paternidade segundo o modelo de Deus. Através da paternidade nós somos modelados, ensinados e formados para se relacionar conosco mesmo e com o próximo. Deus quer curar toda a terra e isso vai começar pela Família. Nesse contexto, o homem, na posição de sacerdote, tem como dever implantar os princípios divinos no seu lar, permitindo que Deus converta primeiramente o seu coração, depois o da esposa e na sequencia o coração dos filhos.
 
As atitudes desse homem como servo do Senhor, com coração convertido, edificarão sua Família e a sua esposa não terá dificuldade de cumprir o seu papel de sacerdotisa dentro do lar. Os gestos, a atenção, o amor, o carinho, o zelo e a cobertura dispensados aos filhos e à esposa são fatores que diariamente tornarão visível sua posição de sacerdote, levando sua Família a uma completa edificação.
 
Orientamos aos pais dizendo que Deus os colocou como sacerdotes do seu lar todos os dias. Não seja negligente quanto à função sacerdotal. Cuide dos seus filhos. Ame-os. Discipline-os. Invista tempo com eles. Ensine-os a amarem o Senhor e a guardarem os princípios da Palavra. Uma das funções mais gloriosas da família são a geração e a formação de filhos. Num lar cristão, filhos são discípulos, são como flechas na mão do guerreiro. Em outras palavras. Deus espera que os pais preparem e projetem seus filhos nos alvos estabelecidos por Ele, como discípulos bem formados. "Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viço­sas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio".
 
Em Provérbios 1:7 vemos que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor, assim como a insensatez é qualidade própria de mentes confundidas por Satanás. Vivemos num tempo onde os conceitos de família estão se deteriorando, gerando uma inversão de papéis e valores. No mundo, a adolescência e a juventude são chamadas de "fase da rebeldia" e a confusão é tal que o comportamento rebelde é tido como normal e aceitável. Deus, entretanto, estabeleceu prin­cípios para toda a família. Eles ordena que os filhos vivam em obediência e submissão aos pais, para que haja um relacionamento amoroso no ambiente familiar. Isso denota inteligencia e temor.
 
Este tema acima são princípios e verdades que definem futuro e restauram famílias, são verdades que precisam ser lembradas e relembradas a todo instante, para que não esqueçamos nunca que tanto pais, como filhos são importantes para Deus, pois Ele instituiu a família para gerar uma sociedade equilibrada e solidificada no amor, na honra, na moral, no respeito, na obediência e lealdade, uma sociedade curada, com pessoas de caráter pautado no Senhor, com a natureza do Pai celeste onde não há variação e nem dúvida.
 
Abaixo continuamos aonde paramos na semana passada. Terminamos dizendo que o seu foco vai determinar o que você produzirá em sua vida. Falamos que seu foco atrairá as pessoas certas para perto de você e que uma das maiores estratégias do diabo contra você é distrai-lo do seu propósito, do seu foco. Vejamos:
 
1. Criatividade é a busca por opções e a concentração (foco) é a eliminação delas.
 
Se quero buscar algo para realmente obter resultado, então eu preciso eliminar opções. Quando somos vagos e indefinidos é porque temos muitas escolhas. A Palavra de Deus nos ensina que quando somos suficientemente específicos e definidos em nossa oração, então recebemos o que buscamos.
 
2. Se o tempo resolve então Deus enviou Jesus Cristo em vão.
 
Tempo não apaga pecado. Tempo não cura. Tempo sozinho não muda as pessoas. Tempo sozinho não faz a igreja crescer. O Tempo sozinho não produz ministérios frutíferos, casamentos maduros e curados, etc., é necessário investimento em oração, leitura e meditação da Palavra, dedicação e aprendizado em relacionamento que Jesus chamou de discipulado.
3. Você nunca alcançará o palácio falando sem entendimento, há poder nas palavras.
 
O milagre começa com a sua confissão. Você recebe o que você confessa. A sua mente é programada pelo que você vê, fala e ouve. A sua mente é como um computador e a maneira como a programamos é pelas nossas palavras. A vida e a morte estão no poder da língua. Em Provérbios 12:18 e 18:21 diz: Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina. …A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
 
 4. A luta é a prova de que não fomos derrotados ainda.
 
Ter lutas não é vergonha, é honra. Lutar é o privilégio dos bravos e dos nobres. Se desejamos milagres precisamos lutar com todas as nossas forças a batalha da fé. Não a batalha do esforço, mas a batalha da perseverança. Em I Tmóteo 6:12 e II Timóteo 4:7 diz: Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
 
5. Nunca discuta o seu problema com alguém incapaz de resolvê-lo.
 
Não fale do seu problema com todos.  Fale apenas com aqueles que podem ajudar você de alguma forma. Em nosso caso como igreja celular, procure seu líder, pois se ele ocupa esta posição é porque está sendo acompanhado e coberto, pois se ele não conseguir te ajudar, ele te levará ao líder dele. Preste atenção. Se ele honra seus líderes mostrando fidelidade, lealdade, respeito e descrição, estão ele é de confiança.
 
6. Nunca reescreva a seu conhecimento da verdade para acomodar uma tragédia.
 
Não abra mão da fé mesmo que você não viu exatamente o milagre que gostaria. É preferível morrer declarando que Deus é poderoso para nos ressuscitar dos mortos, do que perder a esperança. Quando Abraão subiu com Isaque para o monte ele foi crendo contra toda a tragédia. Não negamos o fato, as lutas e batalhas são visíveis, mas também não negamos o poder de Deus que opera em nosso favor, nEle sempre venceremos!
7. Sempre haverá guerra ao redor do nascimento de um milagre.
 
O inimigo quer impedir que você receba do poder de Deus. É preciso entrar na batalha espiritual para receber a bênção de Deus. Quando Jesus nasceu o diabo mandou matar as criancinhas de Belém. Quando Abraão foi fazer aliança com Deus os abutres vieram para atrapalhar, mas ele lutou e os expulsou daquele lugar.
 
8. O ambiente que você permitir ao seu redor vai determinar o seu milagre.
 
Guarde o ambiente ao seu redor.  Permita apenas pessoas que possuem o mesmo tipo de fé que você possui. Escolha cuidadosamente aqueles que vão andar perto de você. Antes de ressuscitar a filha de Jairo, Jesus mandou que todos saíssem do quarto exceto Pedro, João e Tiago. Os demais criavam um ambiente de morte e incredulidade que impedia a manifestação do poder de Deus – (Marcos. 5:39-42).
Ande com gente motivada e você será contagiado. Permita pessoas de fé perto de você e o seu ministério avançará. Fuja do crítico, do pessimista, do negativista e do coveiro, estes enterram as grandes possibilidades do êxito nas nossas vidas e ainda atraem maldição. Como diz a Palavra; em Cristo Jesus somos conduzidos ao Triunfo, nEle somos mais do que vencedores, pois fomos gerados por um milagre do Espírito Santo, nós nos tornamos filhos legítimos de Deus. Nunca se esqueça, você é especial. Continua e termina na px semana.
 
Compartilhar: Como filho, em qual área você precisa melhorar? E você que é pai, aonde você precisa melhorar? Nos ensinos para o Êxito acima, o que lhe chamou mais a tua atenção?
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira
 

 

 

Imprimir