Verdades eternas que mudam a nossa vida – Final

Romanos 1.16;  5:12,18,19;  6:22,23;  At 10.38Ef 2.8,9 

É evidente que os princípios Bíblicos são leis espirituais que definem a vida daqueles que decidem ser inteligentes aplicando estes princípios em suas vidas. Deus criou estas leis espirituais para nos proteger e nos abençoar. Ele nos deu livre arbítrio, poder de decisão que segundo a Bíblia são respeitados pelo reino espiritual, e, já aprendemos que este reino espiritual não pôde interferir no reino físico sem a nossa permissão, sem a permissão do filho do homem, isto é, eu e você.
 
Quero terminar esta série falando de algo muito importante que é o principal, onde todas as outras verdades e princípios dependem, a Salvação. Dentro do contexto de salvação encontramos algumas verdades que de acordo com a nossa decisão, irão definir o nosso futuro para o bem ou para o mal. O plano de Deus, ao enviar Seu filho Jesus, não foi para a Terra ir para o céu, mas para o céu vir a Terra. Jesus ensinou na oração do Pai Nosso que devemos orar pedindo que venha o reino do céu para a Terra. Ele ensinou que Deus quer que a Sua vontade seja feita na Terra assim como é no céu.
 
Jesus disse no evangelho de João capítulo 3; 3 e 4 que para ver e entrar no reino de Deus é necessário nascer de novo. O novo nascimento é regeneração do ser humano, é a entrada da vida de Deus dentro de você. Essa é a primeira experiência da vida cristã, o ponto de partida do seu crescimento em Deus. Quando isso acontece muitas verdades que antes você não enxergava, passa a enxergar, e, isso muda a sua vida.
 
1.      Primeira Verdade: Todos pecaram, sem exceção – Em Romanos 3:21-24 diz: Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
 
Aqui está o fundamento que nos revela a grande necessidade que o ser humano tem da salvação. O fato importante para percebermos o imperativo da salvação é a consciência de que “todos pecaram”, ou seja,  eu e você estamos inclusos nessa condição, nascemos pecadores e precisamos da salvação. Sabemos que o pecado nos separa de Deus e, portanto, nos impede de desfrutarmos Seu plano perfeito de redenção e justificação.
 
2.      Segunda Verdade: A provisão de Deus na pessoa de Seu filho Jesus Cristo – No verso 24 lemos que podemos ser declarados justos, não mediante a nossa própria justiça ou boas ações, mas por causa do que Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez por nós na cruz, entregando Sua própria vida em lugar da nossa. Jesus morreu na cruz em nosso lugar, pagando o resgate com Seu próprio sangue. A esse ato de amor chamamos de “redenção”, em que Deus, por meio do pagamento de um preço, isto é, a morte de Cristo na cruz, compra uma vida de liberdade para todos nós que antes vivíamos como escravos do pecado.
 
3.      Terceira Verdade: A salvação é desfrutada mediante uma decisão pessoal – Por mais maravilhosas que sejam essas verdades, só poderemos desfrutá-las efetivamente se as reconhecermos como fatos para nossa própria vida. Não adianta apenas sabermos da existência de um bote salva-vidas, precisamos usá-lo caso contrário nos afogaremos! Jesus fez a parte dele em morrer por nós e hoje nos oferece “gratuitamente” Seu precioso tesouro, contudo devemos acolher em nossos corações essa verdade como uma verdade pessoal. Devemos entender que a salvação é oferecida a todos, mas só poderá ser experimentada por aquele quer crer e confessar sua fé em Cristo, como seu Senhor e Salvador pessoal – (Romanos 10.9,10).
 
Deus nos oferece livremente a vida eterna em Jesus Cristo, mas às vezes nos é difícil compreender o processo exato usado para torná-la disponível a nós. Por isso, Deus apresenta na Bíblia vários aspectos da salvação, cada um com sua ênfase exclusiva. São verdades que nos coloca em posição de filhos e herdeiros de Deus, estamos aqui destacando verdades muito importantes que sem elas as outras faladas nas ultimas catorze semanas, não farão uma diferença relevante na sua vida. A redenção e a justificação definem a salvação.
 
Se todos nós pecamos como a Bíblia afirma, então temos uma dívida espiritual e precisamos de REDENÇÃO, JUSTIFICAÇÃO e SALVAÇÃO. Redenção significa resgatar mediante o pagamento de um preço. A expressão denota; meio pelo qual a salvação é obtida, a saber: pagamento de um resgate.
 
O preço pago para nos libertar da escravidão do pecado e do domínio de Satanás foi o precioso sangue de Cristo, que foi derramado e sua vida oferecida em resgate.
 
JUSTIFICAÇÃO significa justificar ser “justo” (ou reto) diante de Deus, tornado justo (Rm 5.18,19), “estabelecer como certo” ou “endireitar”. Isso denota estar num relacionamento certo com Deus, mais do que receber uma mera declaração judicial ou legal. Deus perdoa o pecador arrependido a quem Ele tinha declarado culpado segundo a sua lei e condenado à morte eterna.
 
A Justificação diante de Deus é uma dádiva (Rm 3.24). Ninguém pode justificar-se diante de Deus guardando a lei ou fazendo boas obras. A justificação diante de Deus provém da “sua graça”, sendo obtida mediante a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.  Efésios 25;8,9.
 
SALVAÇÃO significa livramento, chegar à meta final com segurança, proteger de danos. A salvação é descrita na bíblia como o “caminho”, ou a estrada para a comunhão eterna com Deus – (Jo 14.6); Esta estrada deve ser percorrida até o fim.
 
Cristo é o único caminho ao Pai celeste (At 4.12). A salvação nos é concedida mediante a graça de Deus, manifesta em Cristo Jesus. A salvação é baseada na morte de Cristo, na sua ressurreição e sua contínua intercessão pelos salvos ((Rm 5.10; 3.25; 5.8; Hb 7.25).
 
A salvação inclui a experiência pessoal, os que crêem recebem o perdão dos pecados, passam da morte espiritual para a vida eterna, do poder do pecado para o poder do Senhor, do domínio de Satanás para o domínio de Deus. A salvação nos leva a um novo relacionamento pessoal com Deus e nos livra da condenação do pecado. Quando entregamos nossas vidas ao Senhor Jesus e recebemos Sua salvação, o Espirito Santo de Deus vem habitar em nós agindo poderosamente em nossas vidas.
 
A consequência ou resultado disso é que, mediante esse sacrifício, se assim crermos e o recebermos, somos reconciliados com o Pai Celeste e voltamos a desfrutar todos os benefícios como Seus filhos e passamos a ter o direito de ver e entrar no reino do céu. A Bíblia em I João 5: 11-12 diz: E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.
 
Em João 8:31,32 Jesus Cristo disse aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos; e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Crer em Jesus Cristo é conhecer a verdade e esta verdade muda a nossa vida, pois nesta verdade estão os princípios eternos de Deus que definem o nosso futuro mudando o nosso destino para o centro da vontade de Deus. Aleluias!
 
Compartilhar: Dê um testemunho de como ficou a sua vida depois que você conheceu a Única verdade que liberta e salva, Jesus Cristo. Como você vê a vida hoje? Você que está nos visitando, gostaria de receber esta verdade na sua vida?
 
No amor de Cristo
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir