Eu perdou, confio e aposto em você

 


Mateus 16:18,19; Mateus 26:70-75; João 21:15-17
 
No culto de domingo passado falamos da atitude de Marta e Maria quando o Senhor Jesus esteve na casa delas e, verificamos que é muito importante estar aos pés do Senhor e não perder nenhuma oportunidade. Em breve falaremos mais em nossa célula sobre este texto de Marta e Maria.
 
Hoje lemos três textos acerca da experiência de Pedro com o Senhor Jesus e é muito interessante esses acontecimentos, aqui mostra a atitude de Cristo em meio a traição e a atitude de Pedro como o traidor, mostra também a queda e a restauração deste através do amor de Cristo manifestado em sua vida! 
 
Vejamos a atitude de cada um
 
1.      Da parte de Jesus:
 
·        Atitude de quem tem o coração curado, pois perdoou o discípulo, não ficou ressentindo a traição;
·        Um Incentivador e encorajador do discípulo que havia fracassado;
·        Demonstrou amor ao seu discípulo acima dos defeitos, um amor incondicional;
·        Não se abateu com a traição, reconhecendo a fraqueza de seu discípulo Pedro;
·        Naquele momento Pedro se sentia um fraco e um traidor, Jesus porem enxergou nele um discípulo amado de Deus, um futuro líder de êxito, o qual seria o responsável por iniciar a Sua igreja na terra, o primeiro a exercer autoridade pastoral e apostólica;
·        A atitude de Jesus foi de demonstrar amor e confiança no confronto, deu instruções e no pentecostes deu dons, um homem ignorante culturalmente, mas que se tornou um milionário espiritual, um líder prevalecente. Ao acolher Pedro, deu exemplo aos outros.
 
2.      Da parte de Pedro:
 
·        A atitude de Pedro foi de um coração arrependido;
·        Mesmo se sentindo indigno e culpado, acreditou no amor de Jesus;
·        Não se fechou para cura, mas com facilidade disse por três vezes que amava Jesus, lembrando-se e anulando as negações que fez anteriormente;
·        Não teve dificuldade de acreditar em si mesmo, pois não ficou se lamentando, nem desistiu de avançar no propósito, após ter falhado de forma tão grande com o Senhor;
·        Não foi orgulhoso, pelo contrário, teve humildade para voltar ao convívio dos amigos;
·        Mesmo sendo iletrado, aceitou o desafio demonstrando amor e confiança em Deus;
·        Após ter recebido a missão direta do Senhor, não se exaltou, pelo contrário, colocou-se a disposição para serviço do reino de Deus.
 
Bem, não podemos parar aqui, vamos ver mais algumas lições para nossas vidas neste texto. O que mais poderíamos aprender, que experiências devemos tirar nesta passagem bíblica?
 
3.      Vejamos algumas perguntas para nos ajudar a refletir sobre nós mesmos, sobre nossas atitudes e sentimentos em meio a uma crise ou circunstância contrária.
 
·        O que faço quando me sinto traído por um discípulo ou outro alguém?
·        Sou capaz de apostar e confiar em quem me traiu?
·        Dou a pessoa a oportunidade de recomeçar dando um voto de confiança?
·        E quando percebo que traí alguém ou fui infiel, sou humilde para reconhecer pedindo perdão a ponto de três vezes dizer isso a ela demonstrando amor?
·        Que faço, procuro o convívio dos irmãos e não me isolo ou desapareço?
·        Olho para o Senhor, acredito no amor dEle e avanço para cumprir o propósito?
 
4.      O que normalmente acontece conosco?
 
Bem, normalmente nos decepcionamos muito fácil com as pessoas, esquecendo que são gente como eu, como você. Julgar é a ação mais fácil para nos justificar, precisamos ser um propagador do Reino de Deus! Essa missão não será difícil se confiarmos e dependermos do Senhor Jesus, lembre-se, servimos a um Deus do impossível, que é fiel, sobrenatural e verdadeiro.
 
Existem muitas pessoas que desistem da caminhada da fé em Cristo, simplesmente por se sentirem traídas, por se decepcionar com os discípulos ou com o discipulador, simplesmente, desistem perdendo a fé e a oportunidade de servir ao Senhor conquistando e influenciando essa geração!
 
Eu infelizmente já traí o Senhor, já O decepcionei muito, mas não parei de caminhar, pois sou capaz de ouvir sua voz sussurrar em meus ouvidos: Eu acredito em você! Filho, tu me amas, apascenta minhas ovelhas ….., reconheço minha falha, mas confio a cada dia mais e mais, no amor de Deus.
 
Veja, não somos aceitos pelo Deus Vivo porque somos perfeitos, mas por causa do Senhor Jesus na nossa vida e mais, Ele olha para o nosso coração, se houver o desejo de mudança e de ser perfeito para Ele e por causa dEle, Ele nos aceita, Ele nos vê segundo o nosso coração, Ele nos vê perfeitos por meio de Cristo Jesus nosso Senhor.
 
O que ainda nos falta amados, é acreditar nas pessoas que são ou ainda serão nossos discípulos, é saber que na caminhada o primeiro a ser traído, é Jesus, na realidade Ele nos mandou formar discípulos justamente para não sermos traídos. Verdadeiros discípulos quando estão tratados e curados, não traem. Muitas vezes fugimos dos princípios e das leis Divinas, mesmo assim, o Senhor acredita em nós…
 
Naquela época segundo o texto que lemos, algumas pessoas reconheceram Pedro pelo seu modo de falar, ou seja, embora sua boca negasse Jesus, todo o seu ser falava de Jesus, suas atitudes refletiam Jesus, pois até seu modo de falar mostrava quem realmente ele era. Foi isso que Jesus viu.
 
Que nosso estilo de vida e atitudes revele quem somos verdadeiramente, que bom, somos do Deus vivo o Todo Poderoso, somos filhos e herdeiros, somos homens e mulheres de Deus, discípulos do Senhor comprometidos com a missão de ganhar, consolidar, discipular, enviar e gerar nossos doze através das nossas células.
 
Vamos viver na pratica essas lições, vamos também crescer na comunhão, nos relacionamentos, vamos ver além do exterior dos irmãos, vamos ver além das aparências, não vamos julgar conforme a nossa ótica, vamos nos colocar no lugar do outro, vamos nos ajudar e nos unir para um propósito muito maior, viver o amor do Pai que está em Cristo Jesus que nos ajudará e nos levará a perfeição.
 
Compartilhar: O que você aprendeu nas atitudes de Jesus e na de Pedro? Que lições você tirou para você nesta Palavra de hoje? Você já decepcionou-se com alguém e quer hoje liberar perdão?
 
Deus te ama e nós também. Um beijo no coração!
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira
 

 

Imprimir