Aquele que serve ao Senhor é feliz

 


Texto: Salmo 146:1-10
Este salmo revela a fidelidade de Deus e a nossa fragilidade. Percebemos aqui que somos totalmente dependentes do Senhor e sem Ele não há esperança. Muitos são os benefícios na vida de quem serve e teme ao Senhor. É Ele quem faz justiça aos oprimidos, dá pão espiritual e físico ao que têm fome e liberta os encarcerados na alma e no espírito. Hoje veremos mais detalhadamente apenas três benefícios entre estes que fazem parte do caminhar de quem nEle confia.
Primeiro: Visão – “O SENHOR abre os olhos aos cegos…” (Salmos 146:8)
Antes de Cristo entrar em nossas vidas todos nós sofríamos do mal da cegueira espiritual. O ódio no coração, bem como as feridas da alma que fizeram acumular amargura, rancor e ressentimentos, nos prendeu e nos lançou num quarto escuro, sem a luz de Deus. O pecado entenebrece o interior e não permitem que vejamos as coisas como elas verdadeiramente são.
 
Desconfiamos das pessoas, sentimos inveja uns dos outros, nos irritamos facilmente, dentre outras coisas. Mas quando o resplendor da glória divina ilumina o coração, todas as trevas são dissipadas e então passamos a enxergar o mundo, as pessoas, a família, e o próprio Deus, de forma totalmente diferente. Ele abre os olhos aos cegos.
Há muitas pessoas que necessitam da cura para a cegueira porque não estão conseguindo ver seus cônjuges, seus filhos e seus pais como bênçãos divinas. Muitas dessas pessoas se tornaram egoístas pensando em si mesmas, sem se importar com aqueles que o amam e não vêem que essas pessoas estão sofrendo por causa da sua cegueira.
 
Outros padecem porque não valorizam seus empregos e seus amigos. Mas há um grande grupo que não consegue enxergar Deus em seus caminhos. Eles precisam da cura divina para que vejam o amor do Senhor que se manifesta nas mínimas coisas do dia-a-dia, sempre buscando atrair e chamar a atenção daqueles que Ele criou tentando mostrar o Seu grande amor.
Ore ao Senhor para que seus olhos sejam abertos e também das pessoas que você ama, a fim de que você e eles possam ver claramente todas as coisas, assim como Deus as vê.
Segundo: Restauração – “… o SENHOR levanta os abatidos…” (Salmos 146:8 )

Há uma figura bíblica que ilustra bem uma situação de abatimento. Paulo diz: “perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;” (2 Coríntios 4:9) Ele tinha em mente, provavelmente, uma luta entre dois soldados em que ambos, montados em cavalos, corriam na direção um do outro com uma enorme lança na mão. Quando se cruzavam as lanças eram arremetidas com violência na direção um do outro, e quem fosse atingido era lançado ao chão sangrando. Tal guerreiro estava abatido ao chão, sofrendo de dores terríveis, mas ainda não estava destruído.

 
O abatimento é comum a todos nós. As más notícias, uma crise financeira, uma doença na família, um tropeço administrativo, etc., podem nos causar profundo abatimento. Porém, para quem serve e teme ao Senhor, há uma promessa de que Ele levanta os abatidos.
 
Conforme aprendemos no ano passado aqui na célula, Ele pode se utilizar do ministério da exortação (encorajamento), onde as próprias pessoas ministram aos corações abatidos. Mas, além dos homens, Ele ministra também através de Seu próprio Espírito Consolador, fortalecendo a alma sem vigor.
Desenvolva uma relação mais profunda com o Espírito Santo Consolador. Desfrute da bênção de ser encorajado por Ele e cresça no ministério da exortação, tão importante nas relações cristãs.
Terceiro. Amor – “… o SENHOR ama os justos.” (Salmos 146:8)
Quem poderia ser considerado justo se a Bíblia diz que não há um justo sequer?: “como está escrito: Não há justo, nem um sequer (Romanos 3:10). É claro que sem Jesus é impossível, é Ele que nos faz justos” Cristo nos justificou pagando em Si mesmo a sentença de morte que havia sobre nós. Nossas culpas foram transferidas para Ele, e o Seu manto de justiça recaiu sobre nós. Hoje fomos declarados justos não pelas nossas obras de justiça, mas pelo que Cristo nos outorgou.
O Senhor ama os justos! Isto é, os justos experimentam do seu amor. Como é maravilhoso ser amado por Deus, sabemos que Ele ama a todas as pessoas, mas somente àqueles que estão em Cristo experimentam usufruindo em todos os detalhes da sua vida, deste amor. Nesse amor nos sentimos protegidos, amparados, supridos, confortados, e abençoados em todos os nossos caminhos. Como no amor paterno e materno, onde sempre estamos certos de que eles trabalham para o nosso bem, assim também, e mais ainda, é o amor de Deus para conosco.
 
Jesus nos ensina o caminho para que possamos viver uma vida com alegria completa: o caminho do AMOR. Quantas pessoas têm vivido uma vida triste, sem paz, “sem colorido”, angustiadas, desanimadas, exatamente ao contrário do projeto de vida que Deus tem no Seu coração para o cada um. Ele nos fala, em João 15: 9 a 12 sobre a alegria completa. No dicionário, a definição de alegria é satisfação, portanto Deus quer nos ensinar o caminho para termos uma vida que nos satisfaça em todas as áreas.

Aproxime-se de Deus com inteiro coração, sem ter medo de ser rejeitado. Não tenha receio de se abrir quanto às suas dificuldades, tentações ou pecados. Temos aprendido aqui na Penha a importância do relacionamento no discipulado, na célula, escola de líderes, igreja e família. É neste caminho estabelecido por Cristo, que viveremos o seu amor de forma integral. Quebre possíveis resistências ao amor de Deus em sua vida e, Ele manifestará deste amor através dos relacionamentos curados.

 
Tivemos o Encontro com Deus nesta ultima sexta, sábado e domingo, e como sempre o Espírito Santo falou ao nosso coração de forma sobrenatural. Neste Deus revelou o seu amor para conosco e para todos os encontristas. Creia realmente que assim como nós, Ele o ama e tem o melhor para você e toda a sua família.
 
Compartilhar: Temos a falsa ilusão de que a vida vai demorar a passar e, quando percebemos a vida já passou e muitas coisas importantes e valiosas ficaram para traz! Muito tempo perdido com abatimentos, desânimos, depressões, trabalho, etc. Em Eclesiastes 12 diz que devemos lembrar-nos do nosso Deus já na juventude, pois sem ele estaremos cegos para as coisas fundamentais da vida. Com Ele somos felizes!!!  
Responda: o que era importante na sua vida e você não enxergava? E hoje, você tem percebido que coisas importantes estão ficando para traz? Existem decisões e atitudes a serem tomadas? Quais?
 
Amamos você! Um beijo no coração!
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
 

 

 

Imprimir