Vinde a mim para serdes aliviados


Texto: Mateus 11:28-30
 
Durante os últimos 20 anos de ministério tenho por muitas vezes ouvido pessoas falarem o seguinte: Ando tão cansado ultimamente! De uns tempos para cá tenho me sentido meio estranho! Não sei o que está acontecendo comigo, ando tão sem paciência! Minha vida ultimamente está meio monótona! Estou cansado e sem ânimo!
 
Este tipo de declaração é tão comum que nem nos damos conta que as coisas não deveriam ser assim. Deus nos criou para vencer, para a bênção e não para uma vida cheia de pedras e espinhos. Muitas vezes pensamos que é só tirar férias ou descansar mais que tudo estará resolvido, mas não é, pois existe uma luta espiritual e isso nos esgota espiritualmente e fisicamente.
 
O que poderia acontecer para minha vida ser diferente? Como viver em vitória nesta terra? É evidente que estar em Cristo e andar em sua Palavra é a resposta, mas vejamos neste texto com mais detalhe:
 
Jesus apresenta uma solução para nossos problemas mais profundos, ele nos convida para um Encontro transformador. Foi assim com Bartimeu o cego, foi assim com Zaqueu o Publicanos e com muitos outros.
 
1.      Um convitevinde
Jesus não pode fazer aquilo que não permitimos. Deus criou o homem com a capacidade de tomar decisões que podem determinar seu futuro.
Deus não pode transgredir suas próprias regras, é necessário que o homem atenda ao chamado de Deus.
 
Se você não se abrir para o mover de Deus, ele passará e você nem ao menos saberá o que aconteceu. Tudo o que precisamos fazer para que nossa vida seja completamente transformada é nos abrir para o Espírito Santo poder trabalhar. Como fazer isso?
 
a.       Prestando muita atenção no que Deus está fazendo. O diabo sempre tentará roubar a nossa atenção através do sono, das distrações, preocupações, do cansaço, das críticas, timidez, etc.
 
b.      Creia que é com você que Deus está falando. Procure descobrir se o que está sendo ministrado a cada semana aqui na célula e igreja pode ser aplicado à sua própria vida. Nunca pense que Deus está querendo falar apenas com a pessoa que está ao seu lado, é com você.
 
c.       Abra-se para o mover de Deus, se renda, quebre toda resistência espiritual, emocional e física. Atenda aos apelos que falarem com você, não se intimide.
 
2.      A solução e a resposta – “a mim
 
Jesus Cristo é o único que pode realmente transformar sua vida. Ninguém poderá fazê-lo. Seus pais, pastores, discipuladores, companheiros no ministério, e esta célula poderão ajudar você a receber mais do Senhor, pois a solução está nEle. É preciso confiar entregando-se de coração confessando sua fé naquele que morreu por você e ressuscitou ao terceiro dia para te dar vida eterna.
 
O convite do Deus Todo Poderoso não é para uma nova religião. Tem gente que pensa que por “vir apenas na igreja” já está bom. Alguns até chegam a mudar alguns atos, adquirem novos costumes, freqüentam regularmente a casa do Senhor e a célula, mas isso não basta.
 
Jesus nos chama para um relacionamento profundo com Ele! Esta amizade e comunhão se intensificará a partir de um Encontro genuíno com o Deus eterno!
 
3.      Um chamado amplo – “Todos
 
Muitas pessoas pensam que tudo está perdido e que Deus não pode perdoar e dar uma nova chance, porque os erros e pecados foram muitos, e em alguns casos foram pecados terríveis e grandes.
Creia no que Jesus disse, ele não mente: TODOS os que se sentirem cansados e oprimidos. Se você está se sentindo assim, atenda ao chamado!
 
4.      Um chamado específico – “os cansados e oprimidos”
 
Como é duro sentir-se cansado na alma, sem forças para lutar.
Hoje em dia é comum as pessoas sentirem um desânimo, uma fadiga que não é propriamente do corpo, mas acaba se manifestando ali também.
 
Tantos vivem oprimidos hoje em dia!
A sociedade nos oprime, lançando sobre nós fardos terríveis.
É comum ouvir a seguinte frase: “temos que matar um leão por dia”.
 
Existem pessoas que são mais fortes, agüentam mais as pressões. Outras são mais frágeis, demonstram maior sensibilidade, porém, mais cedo ou mais tarde ambas acabam cansadas e oprimidas.
 
a. Causas das opressões e cansaços:
·       Cansado da família;
·       Cansado de perder;
·       Cansado da mesmice, da monotonia;
·       Cansado de sofrer (com enfermidades, com relacionamentos difíceis, etc.);
·       Sente-se oprimido pelas cobranças na família, na igreja, no serviço, dos amigos, irmãos na fé, e também por sentimentos ruins.
 
É evidente que Deus quer nos fazer fortes, maduros, firmados em sua Palavra, transformados pelo Seu poder. Deus quer que nossos olhos sejam abertos, quer que sejamos agradecidos, quer que valorizamos as coisas importantes da nossa vida. Ele quer que estejamos adestrados para vencer, que sejamos inabaláveis, Ele quer que estejamos em Cristo e que sua Palavra esteja em nós. Agora existem momentos que precisamos lançar sobre Ele nossas ansiedades e descansar, sabendo que Ele cuidará de tudo. Se nesta caminhada de lutas e conquistas se sentir cansado, mesmo você que esta na rota de Cristo, receba o alivio do Senhor agora!
 
5.      Uma promessa: “eu vos aliviarei”
 
Jesus promete alívio! Ele é o único que pode proporcionar esta sensação de bem estar que tanto precisamos. Nada e ninguém podem preencher o vazio que está dentro das pessoas, o meu vazio já foi preenchido e o seu? O Deus vivo é do tamanho exato deste vazio e Ele quer preenchê-lo agora, você quer?
 
Jesus nos aliviará! Vamos falar pra Ele o que estamos sentindo, vamos confessá-lo como nosso Senhor e salvador, vamos entregar as chaves de todas as áreas da nossa vida e deixá-lo reinar em nós. Sairemos daqui transformados e cheios da paz e da graça do senhor. Chegou o dia da sua cura e libertação, a Palavra diz: lançando sobre Ele todas as vossas ansiedades, pois Ele tem cuidado de vos.
 
Conclusão:
Lc 4:1 – o ano aceitável do Senhor chegou para nós e também o tempo de estar cheios do Espírito Santo de Deus. Nossas vidas não serão mais as mesmas a partir destes dias!
 
Compartilhar: você tem se sentido cansado e oprimido? Por quê? Vamos orar e entregar nossos fardos e preocupações nas mãos do Senhor, amém? Amem!
 
Deus te abençoe poderosamente!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
 

 

Imprimir